Do “efeito cebola” aos efeitos da vida, A Voz da Serra é um jornal de grande efeito!

terça-feira, 05 de setembro de 2017

Já vai longe o tempo em que ter um corpo nas medidas certas era apenas por vaidade. A medida hoje é uma questão de saúde. Com esse olhar, o Caderno Z nos trouxe o tema na medida exata. Assim, embarcamos no mês de setembro com a mala cheia de bons propósitos. A prática de esportes é uma grande aliada. Augusto Teodoro, pessoa mais do que catedrática no assunto, ressalta – “Toda atividade física deve ter orientação profissional para se evitar lesões”. Se a mudança começar “pelas pernas” a Ascof – Associação dos Corredores Friburguenses, está aí para abrir os caminhos.

“Força e movimento” – O “Z” não faz por menos e nos convida a “sair da inércia”. Nada de “gordinho saudável”. Dr. Felipe Monnerat lembra até a importância da meditação na melhoria dos hábitos. Como disse Thais Esteves, praticante de “crossfit” – “A gente não compete com o outro e, sim, com nossos limites”. As dicas da nutricionista Katerine Knust são úteis e os títulos se encaixam em todos os sentidos – “Planeje a semana; Pequenas metas; Persista! - Menos “não”; Equilíbrio”. Agindo assim, não só tiraremos peso do corpo, mas, em especial, dos ombros. Depois de uma boa avaliação das barrigas, em “Impressões”, concluímos que ninguém precisa chorar de barriga vazia, pois, sabendo escolher os alimentos, tudo fica chuchu beleza.

Aqui na cidade os trocadores estão sumindo, não é? Pois, em “Sobre Rodas”, um aviso – “Apertem os cintos, o motorista vai sumir”. Nada de Pânico! O professor Madeira está falando sobre os “carros elétricos”. Isso não está longe de acontecer, já que  a Ford tem planos de oferecer “carros autônomos” em 2025. Ah, esse eu quero!

Vamos conhecer o Espaço Floresça, bem no coração da cidade, na Avenida Galdino do Valle, 11. Cactos, suculentas e várias espécies de plantas que dispensam muita água. Um pouco mais adiante, na sede da Acianf, a exposição “Bandeiras de Rua: Arte e Memória de São Pedro da Serra”, comemorando os 200 anos de Nova Friburgo.

David Massena embarca para Portugal, onde fará conferência no tema – “O Tom da Poesia de Jobim”, no evento “Poeiras da Língua Portuguesa”. Com sucesso garantido, David vai levantar poeira no além-mar. Evandro Rocha também partirá para a terra lusitana, onde será conferencista no III Seminário Internacional de Psicopolítica e Consciência. Nova Friburgo está com tudo e não está prosa. Em “Sociais”, Dona Detinha festejando 100 anos, com saúde, lucidez e alegria. Nosso prefeito Renato Bravo, o empresário Rogério Faria e o “gente boa” Roosevelt Carvalho, são todos aniversariantes dessa primeira semana de setembro. A todos, parabéns e muita paz.

O lançamento do “Programa 200 Anos de Nova Friburgo” tem na coordenação geral a querida e competente Cristina Bravo. Com projetos brilhantes, nossa primeira-dama se preocupa com o legado a ser deixado e não somente festejar o acontecimento histórico. Celebrar, sim, o aniversário, mas o presente é para o futuro.

Em “Massimo”, os acertadores nem sempre são os mesmos. Porém, quem parece manter “cadeira cativa” é Silvio Poeta, que conhece nossa cidade como a palma de sua mão. Ainda na coluna, uma filosofia de São Cipriano de Cartago – “Uma antiga tradição pode ser simplesmente um antigo erro”. Que pensamento avançado para alguém que nasceu no Século III. Em “Há 50 Anos” – “O Brasil perde milhões em dólares por não levar a sério o turismo”. Mudou alguma coisa, consideravelmente?

A inadimplência dos nossos quase 40 mil habitantes não é de espantar muito, porque, com a atual situação “econômica”, só mesmo contraindo dívidas para se safar. Falando em números, o “Editorial” trouxe curiosidades como a menor cidade do país – Serra da Saudade, em Minas. Imaginem – só 821 habitantes. Que sossego! O Climatempo anuncia amplitudes térmicas para setembro – hora calor, hora frio. Assim, aconselha-se o “efeito cebola” - por baixo, roupa de verão e, por cima, os agasalhos. Fazendo frio ou calor, ninguém vai ficar não mão. Seja bem-vindo, Setembro!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.