De um futuro festival literário aos sonhos da Fevest, Nova Friburgo é um sucesso!

segunda-feira, 04 de julho de 2016

Definir a palavra festival e exemplificá-la é muito fácil, tomando como objeto de definição o caderno Light, que é sempre um festival de surpresas que a equipe oferece ao leitor. Desta vez, o caderno lança o desafio – quando é que nós vamos ter em Nova Friburgo um festival literário?

Entre as cidades em destaque, que realizam festival deste gênero, está Pirenópolis, município do estado de Goiás, lugarzinho lindo que acabei de visitar (pela internet). “Não se pode remar contra a maré”, mas vamos mover os remos nesse mar de inspiração friburguense e prover os meios para o futuro festival.

Teresa Jardim nos foi re-apresentada. Muito prazer, senhora “Dama da Bandalha”! Aqui estamos a nos deliciar com sua performance poética, sabendo que devemos fazer o melhor, pois no “jardim” de lembranças de  Teresa – “Tudo que é de Friburgo é bonito...”.

Marlon Portugal entrou no clima quente da literatura e nos trouxe uma análise de estilos de famosas escritoras, concluindo que “moda é uma forma de expressar quem você realmente é”. A Gastronomia de Chico Figueiredo não fez por menos, e nos alimenta com uma apetitosa “sopa de letrinhas”.

Assim, alimentada, vou passando páginas, quando, de repente, dou de cara comigo! Mas, gente, que surpresa! Eu no meio de tantos talentos das artes das escritas, inserida também na profunda análise de Kelly Cristine – “há muitas Sherazades refletidas no espelho”.

Ainda bem que foram muitas as precursoras que escreveram seus nomes na história literária de todos os tempos e nos dão hoje a garantia de que o espaço feminino está aí para ser ocupado com brilhantismo. Ana Cristina Cesar é parte desse legado e, quem sabe, “virar pelo avesso” nos seja uma experiência de vida e de profundidade. Vamos nessa pensar a nossa “Flinf”?

O Editorial nos cobra uma participação mais efetiva da mulher na vida política, pois, “a sensível percepção feminina poderia em muito ajudar ao desenvolvimento do município...”. E pode mesmo! Em, “Esportes”, futebol não é só bola rolando. No Campo do Pastão, em Conselheiro Paulino, o projeto Crescer no Esporte rola redondinho com ações sociais, atendendo meninos de 6 a 17 anos. Parabéns!     Em “Há 50 Anos”, eram inauguradas “as modernas e funcionais instalações da nova Loja Yunes – Rua Alberto Braune, 4”. Era tanta a afinidade do comércio com a comunidade que as pessoas diziam – “vou comprar com seu Yunes!”.

Falando em lojas, “aumentam os roubos no comércio em Nova Friburgo”. E o espaço policial aumentou bem nesta presente edição. Será que é também culpa da crise? Talvez a maior crise seja a da falta de conscientização de que o crime não compensa.

É desrespeito pra todo lado e o descarte do lixo não fica de fora. Como bem disse o Massimo – “infelizmente, não reflete um problema pontual ou localizado”. Em “Sociais”, dois queridos aniversariando -  dr. Noberto Rocha e Rosângela Cassano. Parabéns e muito sucesso.

Boas novas com a inauguração do novo Hemocentro Regional, com equipamentos avançados e capacidade maior, inclusive para atender a outras 13 cidades da vizinhança. Outra coisa boa é a unidade móvel para atendimentos de urgência a animais abandonados. O serviço será prestado por uma van toda equipada e em 40 a 50 dias, o veículo estará pronto para sair às ruas.

Outra boa novidade é a possibilidade de negociar contas de luz em atraso, até o dia 29 deste mês. Entretanto, nem tudo que reluz é ouro, pois, as próximas contas já chegarão às nossas casas com reajustes de tarifas e ninguém pense que a conta de luz aumentou apenas porque o chuveiro está no modo “inverno”. O que se há de fazer? É gastar com banho quente, aquecedor e depois... Pagar pelo conforto!

Morar no campo ou na cidade? – é o tema instigante de “Impressões”, pois quem não quer ficar “do tamanho da paz”? Mas não é de fácil escolha já que cada estilo de vida cobra um custo adicional de adaptação e, nem sempre, estaremos aptos às mudanças radicais. De qualquer forma, deixe isso para depois, porque, antes, vamos curtir a Fevest Festival que começa nesta quarta-feira, 6. Bons negócios e boas compras!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.