De Afrodite a Guaraci, que os deuses protejam o universo!

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Já vou para a minha infância, embarcando na Estação Light, porque a primeira fotógrafa que conheci foi mamãe. É para ela que rendo homenagens no Dia Mundial da Fotografia. Com sua “Arrow – Modelo Cinquentenário”, ela eternizava momentos, mesmo em tempos de raras tecnologias.

Aí, sim, defino mamãe no pensamento de Christian Costa – “se a sensibilidade do fotógrafo estiver apurada para registrar, o que foi usado é o que menos importa”. Com a invasão dos “apertadores de botão”, todo mundo se acha com talento fotográfico, mas Christian alerta: “A curiosidade, o estudo aprofundado das técnicas existentes, conhecer o seu equipamento e os que estão por aí, o aperfeiçoamento, sair e praticar... Essas coisas definem as diferenças...”.

O Light clicou num tema emocionante, nos apresentou Carlos Mafort, Marcus, Costa e trouxe de brinde Sebastião Salgado. Penso que, a partir de agora, o plano fotográfico dos leitores se ampliou, pois num conceito bem “salgado” – “Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda a sua cultura”. Em termos de fotografia, nascemos de novo!

 O jornalismo tem essa vertente fantástica, razão até das Surpresas de Viagem, de nos levar ao maravilhoso mundo dos conhecimentos. Marlon Portugal, festejando os 58 anos de Madonna, exibiu belas fotos da Rainha do Pop, acrescentando ainda mais glamour ao tema do caderno.

Para abrandar o atraso no almoço deste último domingo, 21 lanço mão de um grelhado rápido, receita de Chico Figueiredo na coluna Gastronomia. Bom apetite!

Uma das coisas mais bem organizadas no Brasil é o futebol. Dá gosto ler a tabela de jogos do Campeonato de Olaria. Vinicius Gastin nos coloca inteirados de mais esse torneio. Pelo visto, “Olaria vai ferver!” Na reta final, a “Copa de Pelada”, em Conselheiro Paulino é um sucesso. David Massena é todo iluminado! Além de nos dar boas novas sobre Benito di Paula, traz a foto de Marly Pinel – A Vênus Platinada, que festeja seus 80 anos “de brilho, glamour, estilo e personalidade”, no esplendor da animação.

 Em “Sociais”, comemoramos também o aniversário de Ledir Porto. Sinto que faz muita falta em meu currículo não ter sido aluna dessa ilustre professora, que sempre admirei.

“Gilberto Sader, commerçant Líbano-brésilien, était à l’honneur à Nova Friburgo...” – C’est très chic estar nas páginas de L’Orient-Le Jour, jornal do Líbano em língua francesa. Como é bom saber que nossa cidade cruza fronteiras desse modo tão especial e bonito. Essa notícia é o “Massimo”! 

O grupo Silvana Gym tem feito história nos Jogos Olímpicos – Rio 2016. Mais uma vez, a arte friburguense é exibida para o mundo, o que tem sido uma constante para o renomado grupo de ginastas.

Em “Há 50 Anos”, entre marretadas políticas (que é melhor deixar pra lá) – João Saldanha destacava, entre outras demandas, “o pedido dos jovens para a ampliação da biblioteca municipal”.

Nesse ponto, melhoramos muito, pois a atual biblioteca está um luxo, espaçosa, arejada e muito bem cuidada. Contracenando com tanta coisa boa, motoristas fiquem atentos, porque a partir de novembro, logo no dia 1º - dia de todos os santos - as multas doerão ainda mais no bolso dos infratores. Todo cuidado será pouco com o celular e algumas imprudências poderão ser consideradas “gravíssimas”.  

“Sujando a Ficha Limpa” – o título é do Editorial e, para espantar, basta ler que “4.849 políticos que disputam as eleições municipais deste ano correm o risco de ser barrados pela Lei da Ficha Limpa”. Por enquanto, eles “podem correr o risco”, o que não quer dizer que serão barrados. Nem pensar na possibilidade de “o trem da alegria” entrar em ação.

Para cortar esse mal pela raiz só mesmo invocando todos os deuses. Mas parece que, nem juntando a “deusarada” toda, a “ficha” dessa turma não vai cair! E a página de Impressões ficará na história como - o dia em que os deuses tiraram o time de campo.

Que Rudá nos dê amor, Dionísio nos traga o vinho, Zeus proteja os governantes! Venha Tupã, senhor dos trovões e das tempestades, proteger os sonhos de um Brasil melhor, com igualdade de recursos entre políticos e professores!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.