Colunas
Da nutrição do corpo ao riso da alma—a vida é pra valer!
"Bateu aquela fome? Que tal uma refeição?” É assim que o Caderno Light nos convida para um banquete de orientação alimentar, festejando o Dia Nacional de Nutrição – 31 de março. Em conversa com Ana Borges, a doutora Lílian Assis esclarece alguns questionamentos sobre "o que, como e quanto devemos comer”. Sem exagero, a primeira providência que devemos tomar é prender a página 3 na porta da geladeira e saborear os seus ensinamentos no dia a dia. "Alimentação balanceada” é o menu para o equilíbrio das necessidades de cada indivíduo, sendo que a "variedade” é a melhor forma de adquirir bons hábitos alimentares. Porém, alerta a doutora: "Nada é tão simples assim em nutrição”. "Como seres onívoros”, necessitamos de proteína animal, porém é preciso alertar para os excessos. Como dizia vovó Mariana, "tudo que é demais, enjoa!”.
Em matéria de nutrição, Ana Blue dá exemplos do que não se deve fazer. Na carona de Vinicius de Moraes, a moça, que se diz "uma idosa de quase trinta”, refoga suas metáforas numa bela sopa de letrinhas e, de saudável, nos traz um texto leve e de fácil digestão. Aliás, menina, você tem razão sobre o lixo, pois uma simples sacola arrebentada revela a nossa personalidade. Quando se envergonha do lixo é porque tem coisa errada. Ainda somos oscilantes, mas aprenderemos a comer "feijoada vegetariana” e a incluirmos os "grãos” no cardápio. O papel de um jornal eficiente é trazer boas recomendações. Minha tia, após a leitura, já saiu para comprar "quinoa e linhaça”.
O contexto está perfeito! Já aprendemos a cozinhar ovos, nas dicas de Chico Figueiredo. Em "Cinema”, uma lista de filmes sobre discos voadores e novidades espaciais na Discopédia. Porém a viagem está apenas começando e enquanto o "Frizão é derrotado pelo Nova Iguaçu”, o friburguense ganha uma espetacular oportunidade de conhecer Paul Di’Anno, ex-vocalista da banda britânica Iron Maiden, que se apresentará na cidade na próxima quinta, 2 de abril. Que visibilidade para a nossa terra!
"Friburgo terá energia elétrica em abundância a partir de maio”! Com a atual crise energética, isso é um primeiro de abril? Não, minha gente! Isso aconteceu "Há 50 anos”. Ora, ora, Elisabeth, brincadeira tem hora! Em "Ruas de Nova Friburgo”, uma homenagem ao "pai dos pobres”, que, entre tantos feitos, criou a Justiça do Trabalho, atribuindo direitos trabalhistas ao povo, como salário mínimo, férias remuneradas, entre outros benefícios. E um louvor especial à Rua Getúlio Vargas, em Olaria, que é referencial de desenvolvimento, não só no bairro, mas em toda a cidade.
"Chegou a Alice”! Uma princesinha que fará o reinado da família de Lúcio César se transformar no império do amor. Haja tempo para clicar a netinha, muito linda e, certamente, o vovô coruja revelará fotos maravilhosas! Um viva especial também a Braulio Rezende, nosso ilustre presidente da CDL e do Sincomércio, que aniversariou no último dia 27. Jorginho Abicalil falou bonito sobre o doutor Amâncio e fortaleceu as saudades do "verdadeiro médico dos pobres”, dos velhos tempos que não voltam mais.
Sobre o ponto de ônibus que desabou na Roberto Silveira, não é de se estranhar, pois, ao longo dessa avenida, há outros capengando também, que não oferecem a menor segurança para os usuários. "Que a Mulher friburguense não se acomode” — Essa é a chave do Editorial, conclamando "as guerreiras” ao "cenário político”, para o equilíbrio da orientação do município. Avante, força feminina!
É compreensível a preocupação do secretário da pasta da Saúde, Luis Fernando Azevedo, de uma CPI levar mais "notícias negativas” sobre a cidade. Entretanto, ele assegura que "quem não deve, não teme” e que dará apoio às investigações. Com isso, Friburgo só tem a ganhar, pois, quando se busca melhorias, é ganho para todos. É hora, sim, de "darmos as mãos” e solucionarmos os problemas. E, arrematando a viagem, seguindo "Impressões” — "Rir, ainda que tarde”: "Quem corre por gosto não se cansa”. Vamos, na correria da vida, na certeza de que "o sol quando nasce é para todos”!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário