Da Flinf ao Dia da Criança, perfume de esperança!

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Que delícia de viagem a que realizamos no último fim de semana através das páginas de A VOZ DA SERRA antevendo o sucesso da Flinf, a Festa Literária de Nova Friburgo. O Light já havia cantado essa pedra literária na primeira edição de julho deste ano, quando fez a pergunta: “Quando é que vamos ter em Nova Friburgo um festival  literário?”. Pois a resposta veio rápida em forma de ação, já que nos próximos dias 14, 15 e 16 viveremos momentos de muito enlevo, ao lado de nossos poetas e escritores e de ilustres convidados.

Os curadores da Flinf — “Os conectivos” — Maria Fernanda Macedo, Márcia Lobosco e Thiago Mello estão a todo vapor arrematando os últimos preparativos do acontecimento, que colocará nossa cidade no “mapa das festas literárias do país”.

A programação terá uma plêiade de atividades, acontecendo simultaneamente no “corredor cultural” — Usina Cultural Energisa, Fundação Dom João VI e Oficina-Escola de Artes. Também a Casa Eliza Vidal, o Cadima Shopping e o Teatro Municipal Laercio Ventura sediarão parte das atrações.

Entre tantos nomes da literatura local e de outras terras, estará brilhando a luz do escritor, jornalista e professor Zuenir Ventura. A professora Eliana Yunes, diretora da Cátedra Unesco de Leitura, avalia que o momento é mais do que oportuno para a realização da Flinf, quando se está em discussão a reforma do ensino médio.

Eliana nos deixa questões instigantes, como — “É possível aprender qualquer coisa sem dominar sua língua, onde mora a expressão dos desejos e a produção dos sentidos?”.

Em “Impressões”, Antonio Fernando nos apresenta uma seleção de livros na lista dos mais vendidos no mundo e é muito bom saber que o livro “A árvore que fugiu do quintal”, de Álvaro Ottoni, já vendeu mais de 100 mil exemplares em 22 edições, com tradução até na Bulgária. É muito bom saber dessa efeméride e a Flinf nos espera!

Ler uma página de esportes vai muito além de saber de resultados e pódios — é perceber que o espetáculo quase sempre é uma síntese de um árduo trabalho. Quando se chega a colocar uma equipe num torneio, antes de tudo, desafios foram vencidos, como no caso da Copa Edmond de Taekweondo.

Nas considerações de Giovani Carvalho o fato se comprova — “[...] temos que crescer com os obstáculos. Isso engrandece e nos capacita. Essa é uma das lições do esporte, inclusive”. A mesma coisa é na vida!

“Sou movida pelo amor ao próximo” — A frase é uma declaração de Vanderléia Pereira Lima, vereadora reeleita para mais um mandato. Mover-se pelo amor ao próximo seria suficiente até para mudar o mundo. Vamos nessa pessoal! Que cada um de nós “abrace essa ideia!”

David Massena pinçou na internet — “Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais”. Genial! Em “Sociais”, Dilva Moraes, maravilhosa festejando aniversário. Idem Fernando Bonan — o Juventude da Serra —, librianos maravilhosos. E tem também o Mestre Telinho. Parabéns a todos!

O Outubro Rosa já está movimentando a cidade e as camisas da campanha estão à venda na sede da Amma, a Associação da Mulher Mastectomizada, com sede na Rua Mato Grosso, 20, Bela Vista, e o precinho é muito bom: apenas R$ 20.  

Em “Há 50 Anos”, Dr. Amâncio Azevedo estava bem-cotado para ser o prefeito. Vamos acompanhar os episódios nas próximas edições, já que eleição estava marcada para 15 de novembro.

Voltando para 2016, a prefeitura precisa cortar gastos e o jeito é reduzir valores na folha de pagamento dos comissionados. Menos mal! O “Editorial” traz reflexões sobre reformas no sistema educacional do país, em especial, as novas medidas do governo em relação ao ensino médio. Tudo é muito fundamental e carece de estudo. Não há trajeto ousado que venha sem curvas perigosas. É preciso dirigir com cautela. E todo cuidado é pouco quando se trata de educação.

“Hoje em dia as crianças de 8 anos de idade já não ligam tanto para brinquedos... o que mais vende são os tablets, câmeras fotográficas... e celulares” — diz a vendedora de uma loja no centro da cidade. Sinal dos tempos!

Contudo, seja lá qual for a preferência da criançada, o que não pode faltar de presente é a esperança de um mundo melhor, com paz e boas perspectivas. Feliz Dia das Crianças para todos nós!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.