Colunas
Da crise aos desafios, viver exige sabedoria...
O Caderno Light é a estação de embarque e como não se encantar e tirar reflexões da bela imagem de capa? É a sensação que temos de, muitas vezes, dar saltos para transpor os abismos. O tema escolhido formará novos indivíduos e grupos, pois o aprendizado ou a reformatação da nossa vida pode começar a partir de agora. Há um otimismo nos instigando aos desafios, lembrando que “toda crise apresenta oportunidades”. O professor Jorge Maroun dá as dicas para quem precisa reorganizar a vida financeira e o segredo do sucesso é “fazer um orçamento”, observando o que pode ser mudado nas despesas para “ter menos contas e mais felicidade”. Esse é sonho de todo mundo que está na corda bamba. Certamente, a felicidade dos sonhos de Gentil, que “custou a entender o preço e o valor do trabalho”.
Em “Entrevista”, dois jovens dão lições de vida e muita injeção de ânimo em quem ainda estiver acanhado para dar o pontapé inicial em algum empreendimento. E tudo fica muito simples quando se vê líderes de 23 anos de idade, contando experiências que, outrora, levariam anos para se estabelecerem. “Franquia store in store” — essa novidade que nos Estados Unidos existe há 15 anos — ganha espaço no Brasil e quer dizer “loja dentro de loja”, facilitando a vida de muita gente, num mesmo espaço comercial. “Momentos difíceis geram grandes ideias” — assim, aprendemos que “a crise está associada a mudança, a tomada de atitude e a renovação”. Pronto! Agora é seguir em frente e pegar um filme na “simbiose perfeita” entre Taviani e Coen. E enquanto nos despedimos do Light, a receita com aipo é a pedida deixada por Chico Figueiredo.
Em “Há 50 anos”, a visita do governador Paulo Torres foi o destaque da ocasião e a imprensa friburguense ganhou uma atenção especial. A VOZ DA SERRA fez bonito diante do visitante. Que beleza a homenagem da Firjan, com a Medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro, agraciando o ilustre Joel Wermelinger. Parabéns! Muita novidade boa! Entrega da Praça CEU, na Via Expressa, com perspectivas para o próximo mês de agosto. No Dia do Desafio, Friburgo enfrentará San Miguel, de El Salvador. Esse evento é realizado sempre na última quarta-feira de maio e tem sua 21ª edição no Brasil. Confecções friburguenses no Circuito Moda Carioca e quem perdeu a chance de comparecer, em maio, pode esperar as edições de outubro e dezembro. Os vereadores Christiano Huguenin e Ceará cumpriram as promessas e fizeram boas doações para o hospital Raul Sertã.
A revitalização da Praça Getúlio Vargas promete outra importante sessão na Câmara, quarta, 27. Se da discussão surge a luz, é certo que teremos um consenso de que tudo seja feito de acordo com a sustentabilidade de uma praça capaz de unir natureza e segurança para todos. Buscar uma Nova Friburgo cada vez mais bonita é a meta de todos nós. E... Jorginho Abicalil mandou um recado que mexeu com as emoções do povo saudosista. Mas, esse encontro memorável da Euterpe e da Campesina precisa se repetir, pois nos deixou de água na boca.
Não há como desviar do Editorial, fingir que não deu tempo de ler, porque as coisas tristes precisam de registro para que pensemos sobre os rumos da educação. É assombrosa a proliferação da violência e refletindo sobre o desarmamento, parece que a pior arma é a mente doentia, danificada, capaz de qualquer ato contra a vida alheia.
Ainda assim, assombrados, precisamos “viver e não ter a vergonha de ser feliz”. Se deixar a vida muito cedo é dramático para quem não consegue se conformar com a perda, viver como um “matusalém” torna-se, muitas vezes, um peso. É tratando do assunto, com muita propriedade, que Antonio Fernando trouxe uma bela página de “Impressões”. Não importa se depois dos 60 anos surjam os rótulos de velho, idoso, coroa ou gagá. O processo é natural, com todas as transformações impostas pela passagem do tempo. “Saber envelhecer é a tarefa mais importante da sabedoria.”
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário