Corpo, mente, alma – a fantástica trilogia humana!

domingo, 16 de novembro de 2014

Saudações aos viajantes! O passaporte Light está aberto. As opções de embarque inauguram o fim de semana com leitura variada e começamos em Graciliano Ramos. Com uma brilhante apresentação, elaborada por Robério Canto, já temos uma visão ampliada do incontestável estilo "essencial e imediato” desse escritor quebrangulense, que tanto enriqueceu a literatura brasileira. Essa ideia de Robério sobre "uma faca só lâmina” não é coisa vã. Faz sentido sermos, na arte da escrita, "economistas de palavras”. Entretanto, em nossa viagem não há como fugir aos devaneios, às paisagens, porque o passeio requer atenção aos mínimos detalhes. 

E o Light está pra lá de light com as dicas para um bom desempenho físico, seja para iniciantes ou para quem já tenha o hábito de malhar. Ana Borges não economiza habilidades para reunir dissertações sobre o tema e compartilha que o doutor Gustavo Ventura alerta: "exames médicos são indispensáveis antes de começar a se exercitar”. O professor Cassiano Emmerich revela que nesta época do ano "as academias lotam”, mas que o ideal é o exercício diário, em sintonia com uma dieta adequada. Tanto jogo de cintura assim dá direito a um cineminha e Antonio Fernando anuncia a estreia de Jogos Vorazes – a Esperança. Se "os jogos estão chegando”, é bom estar com bastante disposição para curtir tudo o que a tecnologia oferece em termos de facilidades. Basta aprender com doutor Schaustz e se percebe que os "Aplicativos” farão tudo por nós. Tem até "Churrascomêtro” no cardápio da organização de um evento. Confiram!

Ao som de Cássia Eller, deixo a plataforma Light para entrar justamente na Rua Vicente de Moraes e apreciar a história desse ilustre doutor em tantas áreas profissionais. A foto com os filhos é memorável, e a da rua exibe uma bela paisagem arborizada. Temos amigos lá, que não perdem as surpresas e colecionam recortes de A VOZ DA SERRA. Em HÁ 50 ANOS — "Vereador quer plebiscito para derrubar eucaliptos da praça” — Que coisa interessante! Há cinquenta anos já se falava em "eucaliptos velhos” e eles estão aí, heróis da resistência, sustentando a sombra dos friburguenses. Somos assim mesmo, sonhando sempre com "uma urbanística moderna”, com transformações disso e daquilo. Aí fica a pergunta do "filósofo” Wanderson Nogueira: "Se não fossem os desejos, seriamos mais livres?”. 

Passado é passado, tem seu valor, mas bom é saber, pelo secretário da pasta municipal, que cuida da mais grave doença da cidade, que em 2015 "vamos poder decolar com a Saúde”. A notícia é digna de brindes! Em ritmo de celebração, mil vivas e saúde para Lúcio César, aniversariante, que nos dá de presente, o ano inteiro, fotos espetaculares. Aplausos para Tairone Vieira, Top de Estilismo, e também para Denise Berbert, "friburguense com jeitão mundial”. "Tia Zaly Bravo” está feliz no céu com tanto sucesso. Mas... e o "drone” de André Alonso? É de deixar água na boca dos consumistas de plantão! São as "Impressões” que nos sintonizam com o mundo. 

Em Ponto de Vista, o caos urbano. Rogério Kato é expert no assunto e apresenta soluções cabíveis, sugerindo a "criatividade” como um recurso para a resolução dos problemas de trânsito. Em tempos de crise, o bom é ser criativo! E nisso Jorginho Abicalil, entre "A Zona e a Igreja”, dá provas de que a criatividade é um veículo rápido para a produção de grandes obras. Essa sensação entre a santidade e o "pecado”, entre ter ou não ter uma diretriz religiosa tem sido uma tônica dos debates humanos e hoje, 16 de novembro – Dia Internacional para a Tolerância, instituído pela ONU, o momento é ideal para a "grande” matéria sobre a religiosidade. Seis depoimentos, seis caminhos para a busca de um refinamento da existência. Qualquer que seja a escolha, o melhor da crença é a mensagem que ela nos transmite para sermos pessoas melhores. A própria descrença é uma forma de crer no plano físico. É outorgar ao ser humano a essência "ideal” que todos já possuem. Viva a tolerância das escolhas!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.