Bem-vindo 2020. Feliz Jornal para todos nós!

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Começamos o roteiro das “Surpresas de viagem” sem a embarcação do Caderno Z, mas com o amor de sempre. Pegando as estradas no final de ano, todo cuidado será pouco. Atenção redobrada em caso de chuvas, nada de ultrapassagens perigosas, obedecendo sempre a sinalização, garantem um passeio seguro. Um eficiente serviço de assistência está montado para casos de emergência nas estradas, durante 24 horas. O Corpo de Bombeiros e o Batalhão da Polícia Rodoviária Federal são parceiros da ação. No mais, é desejar boa viagem. Sair é prazeroso, voltar bem é melhor ainda!

Uma novidade para 2020 será a comercialização do gás veicular, que passará de venda em metro cúbico para quilograma. A mudança visa melhorar o controle de medição, de acordo com os padrões da Organização Internacional de Metrologia Legal. Os revendedores e distribuidores terão dois anos para fazerem as devidas adaptações. Para os consumidores não haverá qualquer mudança no fornecimento do gás.

Em “Esportes”, boas falas para o Estádio Eduardo Guinle. Como disse Vinicius Gastin, “a casa do Friburguense está pronta”. Todas as exigências de adequação do estádio foram cumpridas, inclusive a obtenção de mais uma saída para ambulâncias. O gramado está preservado, as cadeiras da arquibancada coberta foram pintadas e uma eficiente limpeza foi efetuada no lado das cadeiras descobertas. Tudo cheirando a novo!

A nova administração da UPA abriu inscrições para o processo de seleção para a contratação de 122 profissionais. As inscrições vão até o dia 8 de janeiro, para todos os níveis de escolaridade. Os detalhes estão no site do Instituto de Apoio e Desenvolvimento Executivo – www.ibade.org.br/Concurso/429/Inicio. Boas oportunidades. Em se tratando de saúde, o Governo do Estado assinou termo de melhorias, beneficiando 79 cidades fluminenses, incluindo Nova Friburgo.  “Quase dez milhões de trabalhadores ainda não sacaram cotas do PIS”. Importante saber que até herdeiros podem retirar o benefício. Não há data limite para sacar os valores, mas, em tempo de crise é bom não perder tempo.

Entre os aniversariantes, a coluna destaca o “Vivas para Rapiso!”. Aniversariante do dia 30, Rapiso é pessoa querida por sua honra, tradição profissional e por seu abnegado coração. Contador reconhecido, mantém seu escritório impecável que eu costumo dizer numa trova: No escritório do Rapiso / há tanta hospitalidade,/ que parece o paraíso / bem no centro da cidade! – Além do mais, ele é um grande amigo dos Jogos Florais. Parabéns!

Em “Fogos Barulhentos”, Silvério mandou bem o recado para as comemorações. Os cães, as crianças, os pássaros e os demais ouvidos sensíveis agradecerão o silêncio dos fogos ruidosos. A lei 4.561, que proíbe os fogos com poluição sonora, é de difícil obediência, já que é quase impossível manter uma fiscalização eficaz para punir os infratores. O assunto requer um debate constante, pois o Brasil é o segundo maior produtor de fogos do mundo, perdendo somente para a China. Dificultar a compra, elevar os preços e os tributos das empresas fabricantes, poderiam amenizar o problema. Mas, quem há de querer deixar esse “negócio da China”?  Quem vai ter, por exemplo, autoridade suficiente para punir os lançadores de rojões numa final de campeonato brasileiro? Nas mãos de quem essa “bomba” vai explodir?

O Natal passou, mas seu verdadeiro espírito precisa continuar alimentando os nossos dias. Há de ser bom para nós se nos concentrarmos naquela luz interior que habita em nós. O Ano Velho, por sua vez, está se despedindo, deixando suas marcas e muitos aprendizados. Quando recebemos o calendário novinho em folha, temos a sensação de que o tempo não vai passar. Contudo, é somente sensação, pois, a velocidade com que nos apanhamos faz com que o tempo pareça andar a mil por hora. Por isso mesmo, vamos aproveitar cada etapa de 2020, na certeza de que faremos sempre o melhor. Em “Massimo”, buscamos o alento para o sustento de cada dia do novo ano, com Aristóteles: “A esperança é o sonho do homem acordado”. Feliz 2020. Feliz Jornal para todos nós!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.