AVS: doses diárias de credibilidade

terça-feira, 19 de novembro de 2019

“Cuide bem de seu corpo para que sua alma tenha prazer em habitá-lo”. O pensamento é de um mestre de yoga e é assim que o instrutor do Samsara Estúdio de Yoga, Igor Fonseca, vem abrilhantar o Caderno Z, com o tema “Mente e Corpo, a relação perfeita”. Igor explica que “nosso corpo é uma grande casa e, como todo lar, ele guarda nossas maiores lembranças, sonhos, desejos e afetos”. Entre os devidos cuidados comuns aos tratamentos da saúde, é fundamental que tenhamos outras vias saudáveis como  psicoterapia, meditação, yoga e outras “que deixam claro que saúde não é apenas bem estar morfológico, mas um bem estar físico, mental, emocional, social e espiritual”.

O ITC – Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, instalado em Nova Friburgo desde 2018, é uma franquia com 95 unidades espalhadas pelo Brasil. Seu grande diferencial é fruto de um tratamento “específico e individualizado, onde o paciente é coautor em sua recuperação”, como destacou a doutora Júlia Alvim. Vale a pena conhecer os métodos de trabalho da equipe, “sem cirurgia para hérnia de disco e outros problemas da coluna vertebral”. E bem no centro da cidade: Rua Augusto Spinelli, 178.

Com tanto conteúdo, fica difícil sair do “Z”. Não sem antes convidar os leitores para a exposição “Corpo e Alma”,  do artista plástico Leonardo Mello, no Empório di Bacco, em Mury. Em tempo: você conhece as lendas do Tsuru, a ave sagrada do Japão? Ana Borges nos trouxe informações incríveis sobre o pássaro. Se alguém fizer mil tsurus na técnica de origami, “com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar”. Wanderson Nogueira arremata a magia do “Z”: “As montanhas mantêm – silenciosas – a sua vigília, enquanto quase todos adormecem...”. Pois vamos acordar e olhar as montanhas!

Está em pauta o debate sobre o estacionamento rotativo pago nas ruas de Nova Friburgo. O assunto anda gerando controvérsias pela vulnerabilidade dos veículos, pois, “em caso de dano ou furto, quem deve ser responsabilizado” pelos prejuízos? O Conselho Nacional de Trânsito isenta as prefeituras e as empresas que exploram o serviço. Os usuários reclamam, alegando que se vão pagar, precisam de garantias de que os veículos estarão seguros. O impasse está causando inquietação, mas a justiça entende que o pagamento pela vaga em via pública é apenas um meio de evitar as chamadas vagas cativas de usuários que deixam seus carros o dia inteiro no mesmo local.

Enquanto isso, na Avenida Roberto Silveira, a troca das pontes continua dando passagem para os questionamentos. Está mesmo muito estranha a situação. Eu passo no local diariamente e me pergunto sobre a urgência de uma obra tão confusa. Mas, peço licença a Paula Farsoun para me expressar melhor: “Há momentos na vida em que temos a sensação de que a órbita dos planetas se desalinha”.

Se por um lado, a grana anda curta, por outro, há indícios de que “as vendas de Natal devem movimentar R$ 60 bilhões no país”. Se para o comércio as compras são fundamentais e fortificam a economia, para os consumidores desenfreados elas podem ser um meio de cabeça quente para o novo ano. É difícil fugir ao desejo de comprar tudo o que se vê, pois a tentação é inimiga do juízo. Assim, todo cuidado será pouco. Boas falas: a Organização Social Viva Rio deve assumir a UPA de Nova Friburgo e a Unimed inaugura novas unidades de atendimento no Espaço Arp.

O sonho de o ramal Friburgo-Sumidouro ser inserido no Plano Estadual de Recuperação da Malha Ferroviária não está longe de acontecer. A Frente Parlamentar Rio nos Trilhos anda a todo vapor na Alerj.  O Clube do Trem está com o sorriso nos trilhos. A foto da estação de Riograndina, clicada por Henrique Pinheiro, é uma constatação de que nem tudo está perdido. Com tanto conteúdo importante, chego à conclusão de  que A VOZ DA SERRA é bom para a saúde. Com doses diárias de credibilidade, o jornal cuida de nossa mente e da nossa alma, nos dando suporte para encaminhar nosso corpo nas melhores opções de cuidados, orientando para os bons percursos na trajetória da vida!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.