Shimming: conhecer para prevenir

sexta-feira, 30 de março de 2018

Shimming: conhecer para prevenir

Ao longo de diversos encontros anteriores tivemos oportunidade de ver quantas variáveis podem interferir no melhor posicionamento/ balanceamento do conjunto rodas pneus, fazendo com que surjam vibrações quando em altas velocidades. Ora, se este já é um problema sério para automóveis, o leitor pode imaginar o risco que representa para motocicletas.

Ainda não existe um termo em português para descrever o efeito de trepidação do guidão. Internacionalmente ele é conhecido como “shimming”, que no léxico próprio dos motociclistas já deu origem ao verbo “chimar”, ainda não reconhecido oficialmente nos dicionários.

Basicamente, poderíamos dizer que existem shimmings de duas naturezas: os crônicos e os pontuais. Começando pelo segundo, shimmings pontuais são aqueles aos quais qualquer motocicleta está sujeita, sob determinadas circunstâncias. Podem ser iniciados, por exemplo, por uma forte e súbita rajada de vento, por topar com um buraco ou obstáculo em ângulo desfavorável, ou em consequência de uma manobra evasiva mais acentuada. Ninguém está livre dessas situações, e por isso diversos modelos - especialmente de motos capazes de atingir altas velocidades - já vêm equipados com o chamado amortecedor de direção, que tem justamente a função de auxiliar o motociclista a dar maior estabilidade ao guidão. A forma mais segura de se proteger deste tipo de situação é bastante óbvia: trafegar a velocidades compatíveis, e reduzir a aceleração ao menor sinal de vibração.

Já o shimming crônico - uma expressão que estamos cunhando aqui - é aquele relacionado a alguma imperfeição na própria moto. Algo que se repete sempre que ela é utilizada sob determinadas circunstâncias ou velocidades, mesmo que todo o contexto seja favorável. Um problema sério, perigoso, e que pode levar tempo para ser solucionado, uma vez que as possíveis origens são inúmeras.

A questão é que qualquer alteração na moto, seja ela intencional (instalação de bolha ou baú, por exemplo) ou não (tombo, deformações causadas pelo uso...), sempre altera a ciclística em alguma medida. Por isso, o melhor que podemos fazer é listar uma série de situações que podem causar o shimming, sempre orientando o motociclista a descrever os sintomas a seu mecânico de confiança, pois essa é uma situação que não pode jamais ser tratada como normal.

Causas possíveis

Entre outros motivos, o shimming pode ser causado por rolamentos ruins na roda dianteira; pneu dianteiro de medida diferente da original; "flat spot", que é quando um pneu fica parado durante muito tempo na mesma posição e deixa de ser perfeitamente redondo; roda torta ou empenada na dianteira; calibragem distante da especificada pelo fabricante; falha no estabilizador de direção ou de bengalas; eixo da roda dianteira frouxo; bengala frouxa num dos lados; contrapesos do guidão perdidos ou fora de sintonia; frente da moto muito alta ou leve em relação à traseira (deslocando o centro de gravidade para a traseira); suspensão dianteira excessivamente dura ou travada; balanceamento da roda dianteira danificado; raios frouxos ou instalados incorretamente; cubo de direção com folga incorreta ou danificado; trail e rake (explicaremos estas medições em encontros futuros) baixos por problemas na suspensão dianteira; instalação de acessórios que afetem a distribuição de peso ou a aerodinâmica; pneu mal colocado; quadro danificado em algum ponto, etc.

O shimming pode se manifestar em qualquer tipo de moto, e pode ser mais sensível sob certas circunstâncias, como temperaturas mais baixas ou com o tanque de combustível mais vazio. Em geral, ele é mais frequentemente observado em motocicletas mais leves, de suspensão mais alta e cáster menos acentuado (suspensão mais verticalizada, rodas menos projetadas para a frente).

Essas são as informações básicas, mas se alguém quiser compreender melhor o shimming, existem vários vídeos na internet dedicados ao fenômeno.

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Márcio Madeira da Cunha

Sobre Rodas

O versátil jornalista Márcio Madeira, especialista em automobilismo, assina a coluna semanal com as melhores dicas e insights do mundo sobre as rodas

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