Comunicação na estrada – parte 1

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Comunicação na estrada – parte 1

De várias maneiras, a realidade do transporte rodoviário nacional é catastrófica. Vidas se perdem todos os dias num ritmo insuportável e é urgente que as malhas ferroviária e hidroviária sejam resgatadas e ampliadas, tanto para o transporte de cargas quanto de passageiros. Mas, enquanto isso não acontece, há que se buscar maneiras imediatas de reduzir o estrago causado pelo sistema atual.

Algumas das medidas necessárias, é fato, demandam grandes doses de tempo e investimento. Contudo, o despreparo da maioria dos motoristas continua a ser o maior problema do trânsito no Brasil e, sob este aspecto, algumas medidas simples podem surtir efeito no curto prazo. Uma delas trata de recuperar os sinais para a correta comunicação entre motoristas numa mesma estrada.

Códigos

Ainda existe muita confusão, por exemplo, em relação ao uso da seta no momento de recomendar ou não uma ultrapassagem, e essa é uma informação que já custou e continua a custar muitas vidas. Guarde com atenção, portanto, e ajude a divulgar sempre que tiver oportunidade: se o motorista que vai à frente aciona a seta à direita, ele está dizendo que a ultrapassagem não oferece riscos, e também se dispondo a ajudar na concretização da manobra (reduzindo a própria velocidade ou chegando um pouco para a direita), se isso se revelar necessário. Já quando o motorista aciona a seta à esquerda está informando que existe risco na ultrapassagem, e ela não deve ser tentada.

O auxílio de quem vai à frente é muito valioso, inclusive porque este sempre possui uma visibilidade melhor da estrada. Ainda assim, é importante que todos tenham em mente que, antes de aceitar a oferta, é preciso confirmar se a situação é mesmo segura para ultrapassar, uma vez que não são poucos os motoristas que infelizmente confundem os códigos, e com a melhor das intenções podem induzir um colega de estrada ao erro, e eventualmente a uma perigosíssima colisão frontal. Da mesma forma, quando estiver à frente e alguém se aproximar muito rapidamente num momento em que ultrapassar seja impossível, é sempre válido acionar a seta à esquerda como quem diz: “Já notei sua aproximação, e vou te deixar passar. Aguarde, e logo te indicarei o melhor momento”. E então, quando for possível ultrapassar, basta acionar a seta à direita.

Outro código importante: com o braço esticado em direção ao para-brisa, um motorista tem a palma da mão voltada para o interior do carro, enquanto balança os dedos de sua mão em movimento pendular, apontados para baixo. Se forem dois dedos, ele estará avisando sobre a presença de pessoas na pista. Se forem quatro, o alerta será em relação a animais – situações bastante comuns em nossa zona rural. Em ambos os casos, o aviso poderá ser acompanhado de piscadas de farol, posto que este se tornou um código universal para avisar sobre riscos iminentes a quem viaja.

Na próxima semana daremos continuidade ao tema, que é bastante amplo. Até lá!

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Márcio Madeira da Cunha

Sobre Rodas

O versátil jornalista Márcio Madeira, especialista em automobilismo, assina a coluna semanal com as melhores dicas e insights do mundo sobre as rodas

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