Como conservar e utilizar um carro parado há muito tempo?

sexta-feira, 24 de março de 2017

Dando continuidade à nossa série de dicas sobre como proteger um carro que vá ficar parado por muito tempo, é hora de falar sobre motor, freios, cabos e, claro, como fazer para colocar o veículo novamente em funcionamento.

Motor

O óleo é muito importante para a durabilidade do motor, uma vez que lubrifica as peças que entram em atrito umas com as outras. Portanto, se a lubrificação não é bem feita ou se o óleo não está bom, o desgaste do motor acentua-se drasticamente.

Ao fim de aproximadamente uma semana, o óleo que estava disperso pelo motor já terá escorrido para o cárter. Justamente por esta razão, é importante que o motor funcione por pelo menos quinze minutos ao menos duas vezes por semana, a fim de evitar que a próxima partida seja feita sem a devida lubrificação.

A melhor opção, neste caso, é deixar a chave do carro com alguém de confiança, para que o motor possa trabalhar durante alguns minutos num intervalo máximo de quatro dias.

É importante observar, no entanto, que o óleo também tem a sua vida útil. Se ficar muito tempo parado ele acaba “coalhando”, e suas propriedades de lubrificação ficam comprometidas. Assim, se o veículo permanecer muito tempo parado, fique atento aos prazos de validade do óleo. A tendência, neste caso, é que ele vença mais rápido, sendo recomendada a troca de acordo com o prazo descrito pelo fabricante, sem a necessidade de aguardar o limite de quilometragem ser atingido. Se o carro estiver parado há mais de 3 meses, troque o óleo e o filtro novamente antes de dirigir.

Freios

Os freios não pedem tanta atenção como se imagina. É recomendável aplicar um jato de WD40 ou spray equivalente para preservar os discos, embora a ferrugem dos freios causada pela umidade seja, na maioria das vezes, superficial.

É importante, sempre que possível, deixar o freio de mão solto enquanto o carro permanece estacionado. O risco aqui é que a lona do freio venha a grudar no tambor, mantendo o freio acionado, ainda que parcialmente, mesmo quando o motorista soltá-lo da próxima vez. Quando isso acontece, o motorista menos atento só irá perceber o problema quando a roda já tiver aquecido a ponto de fazer fumaça.

Câmbio

Em carros automáticos, o câmbio deve ser deixado na posição P (park). Já nos carros de câmbio manual, recomenda-se colocar um peso sobre o pedal da embreagem e deixar a marcha à ré engatada, para impedir que o platô e o disco colem. Há que se observar, contudo, que se o peso ficar sobre a embreagem durante muito tempo, a mola irá sofrer fadiga.

Cabeamento

Mangueiras e fios são bastante suscetíveis a danos por mordidas. Por isso, recomenda-se colocar uma estopa na entrada de ar e no escapamento para evitar que animais façam ninhos, cobrindo-os com uma tela de metal.

Recolocando em uso

Ainda que sejam observadas todas as dicas já citadas, recolocar em funcionamento um veículo que ficou parado por muito tempo é tarefa que requer cuidados, e sempre que poddível deve ser levada adiante com o auxílio de um mecânico experiente.

O ideal é trocar todos os fluidos do carro, não apenas o óleo do motor, mas também dos freios e da caixa de marchas. A bateria também deve ser verificada, bem como velas e cabos. Em caso de dúvida, troque sempre por novos.

Pneus, buchas e coxins tendem a ressecar, e também devem ser substituídos caso apresentem sinais de perda de qualidade.

Por fim, resta o problema de dar partida num motor sem a devida lubrificação prévia. O ideal, neste caso, seria tirar as velas, despejar uma colher de óleo no cilindro e girar o motor manualmente, antes de fazê-lo funcionar.

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Márcio Madeira da Cunha

Sobre Rodas

O versátil jornalista Márcio Madeira, especialista em automobilismo, assina a coluna semanal com as melhores dicas e insights do mundo sobre as rodas

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