Rua Oliveira Botelho

sexta-feira, 11 de maio de 2018
Foto de capa

* 19/02/1868
+ 03/06/1943

Francisco Chaves de Oliveira Botelho, ou simplesmente Oliveira Botelho, foi um médico e político brasileiro, nascido em Montevidéu (Uruguai, enquanto o pai cumpria função diplomática), em 19 de fevereiro de 1868, e falecido em Resende (RJ), em 3 de junho de 1943.

Doutorou-se em medicina pela Faculdade de Salvador em 1890. Residiu na cidade de Resende, no Sul Fluminense, onde clinicou por muito tempo. Foi deputado estadual fluminense de 1901 a 1905. Em 1909 foi eleito deputado federal. De 1 de novembro a 31 de dezembro de 1906 assumiu pela primeira vez a presidência do estado do Rio de Janeiro, após a eleição de Nilo Peçanha para o governo federal. Foi sucedido por Alfredo Backer.

Voltou ao cargo, dessa vez eleito, em 31 de dezembro de 1910, passando o cargo novamente para Nilo Peçanha, em 31 de dezembro de 1914. Foi ainda eleito para a Câmara dos Deputados em 1926, terminando sua carreira política como ministro da Fazenda de Washington Luís (17 de dezembro de 1927 a 24 de outubro de 1930).

Em seu governo foi construído em 1913 o conjunto cívico e cultural da Praça da República, no centro de Niterói, então capital do Estado, para abrigar uma praça monumental, os prédios sede dos três poderes estaduais, da chefatura de polícia, da Escola Central e uma biblioteca pública.

Durante o período de Washington Luís na presidência da República, substituiu Getúlio Vargas no Ministério da Fazenda, quando este se demitiu para candidatar-se ao governo gaúcho, tendo Oliveira Botelho permanecido à frente do Ministério durante a crise de 1929 até a revolução de outubro de 1930.

Detalhes do desconhecido personagem

“Situada bem no centro da cidade, a Rua Oliveira Botelho homenageia uma personalidade que, a rigor, não tem nenhum vínculo com o município. Francisco Chaves de Oliveira Botelho ficou órfão muito cedo, e quando ingressou na faculdade da Bahia, trabalhou duro para se manter e aos estudos, o que lhe causou um enfraquecimento pulmonar. Aconselhado por um médico amigo, depois de formado veio para repouso e cura nos Campos de Bocaina, no município de São José do Barreiro (SP).

Depois de exercer a medicina em Barreiro e Areias, fixou residência em Resende, onde se casou com Julieta Ferreira Leal de Oliveira Botelho (Julieta Botelho). Continuou exercendo a medicina e ingressou na política. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal, cargo que correspondia ao de prefeito. Em seguida, exerceu os mandatos de deputado estadual e, entre 1910 e 1914, foi presidente do Estado do Rio de Janeiro (que equivale ao cargo de governador), onde obteve vários benefícios para Resende. De 1927 a 1930 ocupou o cargo de ministro da Fazenda no governo do presidente Washington Luís.” (Fonte: As ruas de Nova Friburgo)

 

Foto da galeria
TAGS:

Ruas de Nova Friburgo

Ruas de Nova Friburgo

A coluna aborda a história dos ilustres personagens que dão nome às ruas do município.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.