Colunas
Um ano de lixo em um pote de vidro
Você conseguiria colocar em um recipiente de vidro de um litro todo o lixo produzido por você e sua família durante o período de um ano? Um grande desafio, não é mesmo? A família de Bea Johnson, de 43 anos, seu marido e seus dois filhos conseguiram, e viajam pelo mundo carregando seu pote de vidro, desafiando e incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo. "As pessoas se desconectam do impacto que o lixo vai gerar. Acham que, ao jogar as coisas fora, elas desaparecem", disse Bea à BBC Brasil. E não é isso mesmo que fazemos em nosso dia-a-dia? Precisamos aprender a repensar.
Pequenos hábitos mudam o mundo
Na correria do dia- a- dia com tarefas infindáveis e cada dia maiores, fica cada vez mais difícil parar e refletir, estudar sobre um estilo de vida menos impactante para o planeta. Abordaremos na coluna de hoje, algumas dicas simples, mas que se colocadas em prática, surtirão um efeito positivo para o meio, mitigando nosso impacto e tornando nosso peso mais “leve” para a “mãe natureza”.
Latinhas de refrigerante ou vidro? Enlatados ou sachês?
Quando você for fazer um lanche e não houver bebidas em garrafas retornáveis, priorize latas de alumínio, pois além de serem recicláveis elas são disputadas por catadores que as vendem para uma renda extra. O mesmo serve para os condimentos, priorize sempre produtos que venham em latas. Nunca compre produtos em sachês que são parecidos com plástico por fora e alumínio por dentro, por que esses sachês não são recicláveis (com exceção dos tetrapaks, como caixa de leite, essas sim são recicláveis).
Copinho na bolsa
Você já parou para pensar na imensa quantidade de copos descartáveis que você utiliza durante o dia seja na rua ou no trabalho? Multiplique isso por 365 e se surpreenderá com a quantidade de copos que você e sua família utilizam em um ano. Um impacto totalmente desnecessário e facilmente evitável carregando um simples copo com você.
Caixa de ovos
Quando for comprar ovos ou qualquer produto que venha em bandejas, evite as de isopor. Priorize aquelas de papelão.
Detergente, sabão e produtos de limpeza em geral
Por que comprar detergente azul, vermelho ou verde? Escolha sempre que possível os transparentes ou leitosos. Será menos corante contaminando os rios e mares e sua louça ficará limpa do mesmo jeito.
Óleo vegetal
Já falamos isso muitíssimas vezes, mas não custa repetir. Nunca (nunca mesmo) descarte seu óleo no ralo da pia ou no chão. Sempre o coloque em garrafas pet bem fechadas e quando já tiver uma quantidade significativa, destine-o para a reciclagem. Não sabe onde? Entre em contato conosco.
Produtos “ching ling”
Não tenho a mínima intenção de ofender produtos de origem oriental, o que quero transmitir é que devemos evitar ao máximo adquirir produtos cuja procedência não é confiável e de qualidade. Devemos fugir daquelas situações em que “o barato sai caro”. Caro para você e para o meio ambiente.
Valorize os produtos da sua região
Sempre que for consumir, priorize produtos da sua região. Além de fortalecer a economia da sua cidade, será mais fácil conhecer a procedência do produto, evitando contribuir por exemplo, para o trabalho escravo, para o desmatamento, a exploração abusiva de animais, entre outros.
Segregação em três frações
Esse assunto também já foi comentado aqui, mas vale a pena sempre relembrar. Quando você opta pela compostagem de uma dessas frações que é o resíduo orgânico, poderá reduzir cerca de 45% a 50% do volume de lixo enviado para o aterro sanitário. E mesmo que você não queira assumir esse compromisso no momento, quando você faz a separação em resíduos, rejeitos e orgânicos, estará facilitando a reciclagem, que muitas vezes fica inviabilizada por conta da contaminação, mau cheiro, proliferação de larvas etc. A segregação também beneficia ao catador ou gari que poderá realizar seu trabalho com mais dignidade.
Essas são apenas algumas dicas simples e fáceis de colocar em prática. Aceite você também esse desafio e se comprometa a sempre colocar atitudes sustentáveis no seu dia-a-dia. Mesmo que pequenas.
Seja um parceiro do Meu Bairro Sustentável
Contatos: 22 – 9 9938 3408
e-mail: meubairrosustentavel@outlook.com
facebook.com/meubairrosustentavel
facebook.com/disqueoleousado
Renata de Rivera
Meu Bairro Sustentável
O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário