Colunas
Mountains 2018
Está sendo realizado até a próxima sexta-feira, 14, em Nova Friburgo o evento Mountains 2018, que é constituído pelo III Workshop sobre o Desenvolvimento Sustentável em Ambientes de Montanha, além da II Conferência Internacional sobre Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável em Regiões de Montanha.
O objetivo do workshop que teve sua primeira série em 2016 em Bragança, Portugal, é apresentar e discutir iniciativas que visam à gestão sustentável dos ambientes de montanha, envolvendo os diversos atores que atuam nesses espaços, além de discutir questões relacionadas à conexão entre o conhecimento científico e a tomada de decisões, incluindo as perspectivas para ampliar e disseminar o conhecimento sobre o tema da gestão sustentável e integrada dos ambientes de montanha.
O Mountains, além de fortalecer o intercâmbio entre pesquisadores e instituições de pesquisa de montanha nos países de língua portuguesa (que foi um dos marcos do evento em 2016, com o lançamento da Rede de Investigação de Montanha da Lusofonia - LuMont o intercâmbio entre os países de língua portuguesa), também objetiva, agora em 2018, ampliar o intercâmbio entre os países da América Latina e do Caribe.
Excursões técnicas
Uma das grandes atrações do Mountains, a excursão técnica, mostrará experiências sustentáveis em ambientes de montanha. Cada excursão com, no máximo 30 pessoas, será realizada entre 8h e 18h. As inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico http://www.mountainsbr.com/PT. Ao realizar a inscrição o participante pode indicar três excursões das quais gostaria de participar, sendo que será possível fazer parte de apenas uma das indicadas. As excursões estão divididas nos seguintes temas:
- Estratégias agroecológicas: agricultura orgânica, socioagrobiodiversidade, educação do campo e turismo, com ênfase na produção de hortaliças, produtos locais alimentares tradicionais, pedagogia da alternância (metodologia aplicada pelo Instituto Bélgica – Nova Friburgo) e turismo rural e de aventura, associados à truticultura e produção de lúpulo para cerveja artesanal.
- Agricultura familiar: estratégias de cadeias de comercialização longas e curtas, com destaque para a produção diversificada de hortaliças e no turismo rural.
- Sistemas agroflorestais e fruticultura orgânica: estratégias produtivas e de mercado associadas à agroindústria e ao turismo rural.
- Releitura da tradição: pecuária leiteira com base em sistema silvipastoril, cafeicultura e produção de cachaça associada ao turismo rural e histórico.
- Produção animal e agregação de valor: experiências com truticultura e caprinocultura, com ênfase na agroindustrialização e no mercado.
- Uso sustentável e serviços ecossistêmicos: produção de mudas de espécies arbóreas nativas para utilização na recuperação de áreas do bioma Mata Atlântica, artesanato com utilização de recursos naturais locais e produção de mel.
- Visitação em área de proteção ambiental: a experiência do Parque Estadual dos Três Picos com gestão da visitação de caminhadas em áreas de Mata Atlântica e aspectos da geração de renda para populações locais. Esta excursão será com caminhada moderada de aproximadamente dois quilômetros.
- Gestão de áreas de risco ambiental e recuperação de áreas degradadas em espaços montanhosos urbanos e rurais: técnicas utilizadas na recuperação de áreas degradadas, em Nova Friburgo e Teresópolis, depois dos deslizamentos de terra ocorridos em janeiro de 2011.
Organização e apoio
Organizado por instituições do Brasil, Portugal e Escócia, o Mountains 2018 conta com apoios nacionais e internacionais, relacionadas ao tema de montanha. Há a expectativa de reunir um público superior a 200 participantes oriundos de diversos países. Desejamos que esta edição do Montains seja um sucesso e que atinja seu objetivo de ser um marco para o Brasil, além de representar fortes indicações para uma plataforma de políticas públicas voltadas para um desenvolvimento harmonioso nos ambientes de montanha.
Calendário do evento
Hoje, 11: III Workshop sobre Desenvolvimento Sustentável em Ambientes de Montanha. É o Dia Internacional das Montanhas.
Amanhã, 12: Excursões técnicas
Quinta, 13, e sexta-feira, 14: II Conferência Internacional sobre Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável em Regiões de Montanha
Saiba Mais sobre o Mountains 2018 em www.mountainsbr.com/pt
Frase da semana
“Só quando a ultima árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro”
Provérbio indígena
Calendário Verde - Dezembro
10 – Dia Internacional dos Povos Indígenas
19 – Aniversário da Agência Nacional de Águas (Ana)
Seja um parceiro do Meu Bairro Sustentável
Contatos: 22 999383408
e-mail:meubairrosustentavel@outlook.com
facebook.com/meubairrosustentavel
acebook.com/disqueoleousado
Youtube- MBS - Meu Bairro Sustentável
![Foto da galeria](https://acervo.avozdaserra.com.br/sites/default/files/colunas/foto-da-coluna-n-70.jpg)
![](https://acervo.avozdaserra.com.br/sites/default/files/styles/foto_do_perfil/public/colunistas/2017-11-24-renata.jpg?itok=MI1a6QJE)
Renata de Rivera
Meu Bairro Sustentável
O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário