Colunas
Junho Verde
Você certamente já ouviu falar do Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Laranja, não é mesmo? Meses que levam cores específicas acompanhadas de campanhas de conscientização sobre a importância de cuidar da saúde, prevenir doenças como o câncer de mama e próstata, estimular a saúde mental etc. Tais sinalizações relacionadas às cores são de fato importantes, sendo necessário sempre ressaltar para o engajamento da população sobre a prevenção dessas doenças.
Seguindo este raciocínio é necessário que lembremos que tanto fatores endógenos quanto exógenos refletem sobre nossa saúde como um todo. Por esse motivo (também) no mês de junho é desenvolvida a campanha o Junho Verde, para nos fazer refletir sobre esse fator exógeno, o meio ambiente, que dependendo da forma com que é manipulado, reflete positivamente ou negativamente sobre todos os organismos.
Vamos conhecer um pouco mais sobre os endógenos e exógenos.
Fatores endógenos – são determinantes, inerentes ao organismo, como a natureza genética, a fisiologia e a anatomia.
Fatores exógenos- são os que dizem respeito ao meio ambiente.
Ou seja, alguns fatores determinantes de diversas doenças podem surgir devido a características genéticas e outras de escolhas que fazemos com relação aos nossos próprios hábitos de vida, por exemplo. Todavia, outras tantas quantidades de doenças são causadas devido à forma como coexistimos em interação com nosso meio.
Poluição aquática e atmosférica, mudanças climáticas, efeito estufa, catástrofes naturais devido à mudança do clima, utilização excessiva de defensivos agrícolas, vetores de doenças causadas pela má gestão do lixo domiciliar etc. Só para citar algumas.
Dessa forma, cabe uma reflexão: o cuidado com o planeta consiste também em plantar árvores, não jogar lixo no chão, preservar a biodiversidade, explorar os processos sintrópicos existentes na natureza e aprender com eles, proteger a vida em toda sua manifestação e ousar agir em tudo aquilo que faça nossa presença ser bem quista pela natureza e seus imperscrutáveis mistérios. Sobre tudo minimizar nosso impacto, tornar nossa presença mais leve e positivamente perceptível.
Sem muito esforço podemos ser mais agradáveis e desejados pela energia que a tudo governa com leis precisas e imutáveis. Sem um grande impacto sobre nossas vidas. Já que somos visitas nesse planeta por um tempo curtíssimo, que pelo menos sejamos aquela visita cujos anfitriões desejem que retornemos, pela boa impressão que causamos.
Desejamos uma boa reflexão. Viva o Junho Verde!
Calendário Verde - Junho
5 – Dia Mundial do Meio Ambiente
8 – Dia Mundial dos Oceanos
13 – Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
17 – Dia Mundial de Combate à Desertificação
Seja um parceiro do Meu Bairro Sustentável
Contatos: 22 999383408
e-mail:meubairrosustentavel@outlook.com
facebook.com/meubairrosustentavel
facebook.com/disqueoleousado
Renata de Rivera
Meu Bairro Sustentável
O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário