Eventos

terça-feira, 26 de junho de 2018
Foto de capa

No ultimo domingo, 24, foi realizado o evento Urban Hacking na Praça do Suspiro. Uma iniciativa do Sebrae que tem como objetivo a intervenção no espaço urbano para proporcionar interatividade e integração dos turistas com a cidade de Nova Friburgo.

O evento foi incrível com atividades de qualidade e para todos os gostos, das 9h às 19h. O que inevitavelmente chamou atenção de friburgueses e turistas,  foi a ação de legado realizada pelo Sebrae: a revitalização da Praça do Suspiro, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Nova Friburgo (Acianf),  Secretaria Municipal de Serviços Públicos e diversos empresários locais. Destaque para a jovem Anna Luíza Porciano, formada em arquitetura e urbanismo.

Com apenas 24 anos, ela deu uma lição de envolvimento, dedicação e, é claro, demonstrou seu enorme talento com o projeto paisagístico da Praça do Suspiro, uma enorme responsabilidade e o desafio de ter ainda que adaptar o projeto à realidade de materiais e recursos financeiros limitados. Após muito trabalho ao qual se entregou colocando a mão na massa, ou melhor, na terra!

“Como arquiteta e urbanista recém formada, esse convite para participar do Urban Hacking caiu como um presente em meu colo, como motivação e incentivo para querer fazer sempre mais pela minha cidade. Agradeço ao Sebrae, Acianf e a Prefeitura de Nova Friburgo por ter confiado no meu trabalho e acreditado na minha capacidade”, disse Anna Luíza.

Que linda atitude! Uma inspiração para nós, que amamos nossa cidade e queremos vê-la cada vez mais florida. Que muitas outras “Anas”, surjam em nosso mundo, que optou por usar seu talento e trabalho em prol de uma ideia de solidariedade e da noção de usufruto do espaço publico numa relação mais sintrópica.

O Meu Bairro Sustentável marcou presença durante todo o evento oferecendo oficinas de coleta seletiva e de compostagem além da distribuição de tubetes de sementes e da entrega de algumas composteiras sorteadas em maio, na comemoração dos dois anos do programa MBS.

É sempre muito bom sermos convidados e termos a possibilidade de participar dos eventos de nossa cidade. Essas oportunidades nos enchem de energia e nos motivam ainda mais a continuar desempenhando um trabalho cada vez melhor. Não podemos deixar de agradecer à todos os nossos parceiros, voluntários e principalmente aos nossos patrocinadores, que acreditam nesse trabalho e na possibilidade de mudança.

Dica de sustentabilidade

Você sabe quantos litros de água sua máquina de lavar roupas utiliza a cada lavagem, quantos litros de água você utiliza lavando o carro, o quintal, dando descarga, etc?

Claro que para ser sustentável você não precisa deixar de lavar o carro, o quintal, utilizar a descarga ou muito menos deixar de lavar roupa, mas precisamos fazer tudo isso com água potável?

Nosso desafio dessa semana é que você tire um tempo e avalie a possibilidade de coletar a agua da máquina de lavar e reutilizá-la em algum outro processo. Dessa forma a natureza agradece e o seu bolso também!

Próximas ações agendadas

Chácara do Paraíso – próxima quinta-feira, 28: Encontro com equipe do Colégio Estadual Júlio Salusse para discutir ideias sobre como ter uma escola mais sustentável.

São Geraldo – também na próxima quinta: Oficina de horta comunitária em parceria com a prefeitura.

Debossan – próximo dia 3 de julho: Oficina de Compostagem no Colégio Estadual Padre Madureira.

Lumiar – 8 de julho: Oficina de compostagem nos níveis: iniciante, intermediário e avançado.

Informação importante

Todos os contemplados pelo sorteio das 20 composteiras em maio e que ainda não receberam o seu prêmio, entrem em contato conosco.

Seja um parceiro do Meu Bairro Sustentável
Contatos: 22 999383408
e-mail:meubairrosustentavel@outlook.com
facebook.com/meubairrosustentavel
facebook.com/disqueoleousado

TAGS:

Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.