Colunas
200 anos de Nova Friburgo, dois anos do Meu bairro Sustentável
Você conhece o Meu Bairro Sustentável, projeto de iniciativa comunitária de preservação do meio ambiente, com foco em ações de educação ambiental, reciclagem e qualidade de vida? É um projeto amplo, criativo e complexo, mas com objetivo muito simples de entender: transformar vidas com ações focadas na sustentabilidade e qualidade de vida.
Tudo começou em 2016, mais precisamente no dia 16 de maio daquele ano. Jovens estudantes graduados em áreas como gestão ambiental, história, psicologia, enfermagem e até um bombeiro militar, realizaram diversos encontros que resultaram na idealização do plano de ação do projeto socioambiental Meu Bairro Sustentável, com os objetivos já citados anteriormente.
Após essa etapa, nossa missão e visão já estavam bem claras, o próximo passo era definir como pagar as contas e conseguir recursos para colocar em prática nossas ideias. Daí surgiu então o quarto tema principal, que fecharia definitivamente esse eco-círculo virtuoso. Voilà, está feito!
Os quatro temas principais são: reciclagem, qualidade de vida, educação ambiental e marketing social, sendo esse último, a forma de captação de recursos para colocar em prática esse tão sonhado plano de ação. Isso porque o MBS (como também é chamado) não é uma ONG, tão pouco um negócio comum, mas um negócio social, onde não existem fins lucrativos, mas existe pró-labore para os que trabalham 40 horas semanais, somado ainda todas as despesas como qualquer outra empresa comum.
Logo em seguida já vieram rapidamente nossos grandes clientes e parceiros, que acreditaram nesse sonho junto conosco. Dentre eles a Retífica Lumiar, a Stoduto e a Frigodário, os quais nosso carinho e gratidão serão eternos. Sem eles o projeto MBS seria apenas uma ideia, e como sabemos as ideias não mudam o mundo se não forem colocadas em prática.
Desde então, dois anos se passaram, e de lá para cá só vieram boas notícias e parcerias ainda melhores. O Grupo SAF, Sebrae, Associação Comercial e Industrial (acianf), Master Mind e A VOZ DA SERRA, apoiaram essa causa fortalecendo a cada dia mais esse projeto de transformação de vidas. Até mesmo a Prefeitura de Nova Friburgo numa atitude inédita, tendo como referência gestões anteriores, tem apoiado as iniciativas do MBS através de articulações entre todas as secretarias necessárias à realização das nossas ações.
Gratidão, essa é a palavra que ecoa em nossa mente quando relembramos a nossa história. Impossível citar aqui todas as parcerias, para tanto recomendo que todos os nossos leitores acessem a nossa página e conheçam os responsáveis pelo fortalecimento de cada Elo do Meu Bairro Sustentável (www.facebook.com/meubairrosustentável). Enfim, às vésperas dos 200 anos de Nossa linda cidade e dos dois anos do MBS, o que podemos dizer é que o nosso projeto nunca esteve tão forte e nossa agenda de ações nunca esteve tão cheia.
Nossa gratidão a todos que participaram em algum momento dessa história, aos que estão conosco hoje e aos que ainda virão. Um agradecimento especial a nossa equipe, Rodion de Rivera, Marta Muniz Martins, Juliana Lima de Souza, Josiane Lima de Souza, Guilherme Campos, Ramon Porto, Polyanna Campos e a todos os mais de 100 voluntários e parceiros cadastrados. Ainda há muito trabalho a ser feito. A semente já foi lançada e temos certeza que colheremos bons frutos! Você deseja fazer parte dessa transformação? Faça contato conosco, você será muito bem-vindo!
Calendário Verde - Maio
17 - Dia Mundial da Reciclagem
18 - Dia das Raças Indígenas da América
22 - Dia Internacional da Biodiversidade / Dia do Apicultor
25 - Dia do Trabalhador Rural
27 - Dia da Mata Atlântica
29 - Dia do Geógrafo
30 - Dia do Geólogo
Seja um parceiro do Meu Bairro Sustentável
Contatos: 22 999383408
e-mail:meubairrosustentavel@outlook.com
facebook.com/meubairrosustentavel
facebook.com/disqueoleousado
Renata de Rivera
Meu Bairro Sustentável
O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário