Colunas
Vamos falar do que está indo bem
Para pensar
“Abelha fazendo mel / vale o tempo que não voou.”
Amor de índio - Beto Guedes e Ronaldo Bastos
Para refletir
“Do czar e do fogo, não fique nem muito perto nem muito longe.”
Provérbio búlgaro
Reconhecimento (1)
Bom, vamos falar um pouco sobre coisas que estão indo bem.
O chafariz da Praça Getúlio Vargas ficou muito bom, e nos mostra como muitas vezes pequenas intervenções podem fazer grandes diferenças.
Nova Friburgo, aliás, precisa muito disso, destes pequenos cuidados.
Mais canteiros e flores, mais luzes e cores, calçadas padronizadas.
Nada muito caro, ou que a população não possa ajudar a concretizar.
Reconhecimento (2)
A própria praça está mais bem iluminada, em especial nas proximidades do coreto e do parquinho.
Melhorou muito.
Por outro lado, o trecho próximo ao busto de Virgílio ainda está um pouco escuro e pode ser trabalhado.
Importante observar também a presença policial, que tem sido essencial para preservar nosso principal espaço de convivência.
Problema externo
O Balcão de Empregos também vai bem, e cabe informar que o sistema que caiu no fim da semana passada e ficou fora do ar até a manhã de terça-feira, 6, é nacional, sem qualquer ingerência do município.
Ao que cabe à equipe local, o trabalho chefiado pelo subsecretário Eder Carpi tem sido muito bem feito.
Bom sinal
O Massimo está realmente disposto a fazer uma coluna focada em aspectos positivos, apesar dos problemas que conhece e não pode ignorar.
O colunista vê com ótimos olhos, por exemplo, o encontro que o prefeito Renato Bravo teve nesta terça-feira, 6, em Brasília com Sérgio Baptista Pires, assessor de relações institucionais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Inclusive porque, entre os muitos temas debatidos, está o retorno do trem turístico a nossa região.
Para celebrar melhor
Por aqui, o cônsul adjunto da Suíça no Rio de Janeiro, Christophe Vauthay, teve várias reuniões a fim de dar andamento às ações bilaterais voltadas a celebrar os 200 anos do marco zero do processo migratório que deu origem a Nova Friburgo.
Como o colunista já repetiu algumas vezes, a data é tão importante deste lado do Atlântico quanto daquele.
Confirmado
Boa notícia também em esfera estadual, pois o governador Pezão sancionou, nesta terça-feira, 6, a lei de autoria do deputado Wanderson Nogueira que prioriza a utilização de asfalto ecológico produzido com borracha de pneus reciclados na pavimentação de rodovias estaduais e na construção e recuperação de vias públicas.
A rigor, são muitas as vantagens. Entre elas, maior aderência e segurança para o condutor, menor custo de aplicação e maior durabilidade.
Ciclovias (1)
O tema é transporte, e neste clima o Massimo registra que a audiência pública realizada na segunda-feira, 5, na Câmara teve avaliação positiva por parte de vários participantes.
O encontro incluiu a exposição de um planejamento de ciclovias apresentado por Rivail Gripp, com modelos observados e em funcionamento em outros municípios e estados.
Ciclovias (2)
O ex-vereador Cláudio Damião, que solicitou ao vereador Zezinho do Caminhão a realização da audiência, apresentou requerimento de informações paa esclarecer se há de fato um plano de mobilidade a ser aplicado, e se nele está inserida a construção de ciclovias em Nova Friburgo.
Os envolvidos vão aguardar as respostas do requerimento, e uma nova audiência ficou agendada para o dia 7 de agosto, para ações e desdobramentos.
Parceria promissora (1)
Na tarde de segunda-feira, 5, membros da diretoria da Geração Júnior, empresa júnior da Estácio, foram recebidos pelo presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Flávio Stern, e integrantes de sua equipe.
Na pauta, o desenvolvimento de projetos em parceria entre as duas instituições, voltados ao desenvolvimento sócio-econômico de Nova Friburgo.
Parceria promissora (2)
Na foto, da esquerda para a direita: Welken Cunha (diretor presidente da Geração Júnior), Ana Flávia Ban, Sandro Alves e Flávio Stern, respectivamente, coordenadora de associados, consultor/mediador e diretor presidente da Acianf e Gabriella Areias, diretora financeira da Geração Júnior.
O encontro foi organizado pelo professor orientador da empresa júnior, Marcelo Verly.
Tem que resolver
Como se vê, o Massimo sabe e quer dar boas notícias
Mas, para isso, precisa de ajuda.
Está prevista para hoje, 7, uma reunião entre alguns dos mais conceituados cirurgiões de Nova Friburgo, e o prefeito Renato Bravo.
O colunista apurou quantidade enorme de material, com muita precisão, a respeito do que está se passando dentro e fora do setor de esterilização do Raul Sertã.
Essa situação precisa ser resolvida, e esse processo precisa começar hoje. Já.
Em tempo...
Não é preciso confirmar laboratorialmente a denúncia feita pelos médicos para concluir que qualquer ação que os pressione a agir na contramão do que lhes diz a ética profissional é, por si só, absurda.
Para não usar termo mais pesado.
Respostas
Até o fechamento desta edição, o colunista havia contabilizado apenas duas respostas corretas ao desafio publicado nesta terça-feira, 6: os bravos Stênio de Oliveira Soares e Silvio Poeta.
“A foto de hoje é na antiga fábrica Filó, esse prédio é onde funciona o refeitório da fábrica”, explicou Stênio.
O desafio tira folga de um dia, mas retorna em breve com mais perguntas aos leitores.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário