Vacinação

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Para pensar:

“Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saúde mental e a felicidade.”

Dalai Lama

Para refletir:

“A nossa felicidade será naturalmente proporcional à felicidade que fizermos para os outros.”

Allan Kardec

Vacinação

A competente subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, informa via Secom que houve um problema na distribuição das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.

As doses não chegaram a Nova Friburgo na data prevista e, por isso, os nossos postos estão ficando sem vacina contra a gripe.

Sem previsão

Fabíola está em contato direto com a Secretaria de Estado de Saúde para buscar uma resposta sobre quando a cidade será reabastecida, mas ainda não há uma previsão a esse respeito.

A coluna entende que uma nova comunicação será feita à população assim que novas remessas da vacina chegarem.

Prioridades

Embora o Ministério da Saúde tenha liberado as doses para todos os cidadãos, e não apenas os do público-alvo, o estado do Rio de Janeiro teve a pior cobertura vacinal na campanha e, por isso, deve continuar dando prioridade para os prioritários.

A apuração também indica que a secretaria estadual deveria ter encaminhado mais doses da vacina antes de abrir a campanha, e isso ainda não aconteceu.

Requerimentos

A Câmara Municipal aprovou, em sua sessão de terça-feira, 28, alguns requerimentos de informação de enorme pertinência, que a coluna passa a discriminar abaixo.

Praça em Olaria (1)

O vereador Isaque Demani solicitou cópia dos estudos elaborados para a construção da nova praça em Olaria, e, caso tenha havido alguma audiência pública para tratar do tema, também requer cópia da respectiva ata.

O documento também questiona qual o valor total estimado para a demolição do que atualmente existe no terreno e a construção da nova praça.

Praça em Olaria (2)

O parlamentar também pergunta onde serão instalados a Smomu (Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana) e o pátio para alocar veículos apreendidos, e, caso não seja em imóvel próprio do município, qual a previsão de gastos com aluguel.

Já foi definido este local? Se sim, onde será?

A lista de questionamentos se encerra perguntando qual a previsão de término da Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Via Expressa, e qual o valor estimado para o término da construção, uma vez que seria de bom tom terminar uma praça já existente antes de começar a construir outra.

Processos seletivos (1)

Já o vereador Cascão, que vem ganhando destaque no plenário ao assumir uma postura de maior independência em relação ao Executivo, apresentou um importante requerimento direcionado aos mais recentes processos seletivos simplificados, e suas prorrogações.

O documento requer relação, em ordem de classificação, do processo seletivo simplificado e também a relação detalhada, por cargo, dos convocados até o momento, fazendo constar na relação além dos dados do aprovado, data de convocação e nomeação, bem como, a remuneração (vencimento e gratificações) individual de cada funcionário.

Processos seletivos (2)

Em seguida o vereador questiona se houve falha por parte do Executivo na convocação de algum aprovado. E se, em caso positivo, com quais servidores isso se deu, e como a situação foi corrigida?

Houve algum outro processo seletivo de 2016 até o presente momento que contemple a mesma categoria de profissionais?

E, por fim, o parlamentar faz a pergunta mais aguardada: “Qual a previsão para a realização de concurso público na área da saúde?”

Bloqueios judiciais (1)

Por fim, o vereador Professor Pierre apresentou requerimento direcionado a um tema extremamente caro (se sentido literal da palavra) e nebuloso entre os muitos problemas da gestão de nossa saúde pública: os bloqueios judiciais.

Em sua defesa, o parlamentar citou que não muito tempo atrás Nova Friburgo tinha cerca de R$ 800 mil bloqueados em ações judiciais na Saúde, e hoje tal montante gira em torno de R$ 12 milhões.

Bloqueios judiciais (2)

O documento apresentado por Pierre requer o quadro temporalmente evolutivo de valores judicialmente bloqueados em razão de quaisquer prestações de serviços de saúde, no final do 1°, 2° e 3° quadrimestres de 2017; do 1°, 2° e 3° quadrimestres de 2018; e do 1° quadrimestre de 2019.

E também que sejam relacionados todos os processos de bloqueio judicial em execução ou executados, especificando número do processo judicial; valor bloqueado (ou executado); objeto que deu azo ao bloqueio (ou à execução).

Bloqueios judiciais (3)

Por fim, a peça solicita a discriminação de beneficiário pessoa jurídica dos recursos públicos ora bloqueados judicialmente; bem como que sejam apontados e especificados todos os medicamentos que foram objeto de bloqueio judicial desde o início de 2017.

Da mesma forma, requer a indicação e a especificação de todas as terapias, inclusive cirúrgicas, que foram objeto de bloqueio judicial desde o início de 2017.

Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Coincidência?

Um vereador deixa a base governista, e logo em seguida registra-se uma série de exonerações por parte do Executivo.

Quantas vezes já vimos essa rotina?

Já virou cultural, o mecanismo não tem mais pudores para operar.

Quem se importa com o impacto de tais nomeações e exonerações sobre o funcionamento da máquina pública, quando tudo não passa de um grande e pesado cabide para manutenção do status quo?

Como respeitar?

Quem quer saber se ao menos uma das pessoas dispensadas era a única que realizava uma operação vital ao município?

Quem ainda se revolta ao dar conta de que essa negociação dá carta branca para os governos agirem sem fiscalização? 

Diz aí, leitor: como respeitar este tipo de política?

Chá português

O tradicional Grêmio Português de Nova Friburgo realiza neste sábado, 1º de junho, a partir das 17h, mais uma edição de seu concorrido chá, sempre uma preciosa oportunidade de unir num mesmo ambiente muitas gostosuras e uma boa prosa.

O encontro acontece na sede do Grêmio, da Avenida Euterpe Friburguense 108, Centro.

A coluna recomenda fortemente.

Desafio

Sexta-feira é dia de desafio fotográfico e hoje mudaremos um pouquinho o cardápio, utilizando uma foto do craque Henrique Pinheiro, que chamou a atenção deste colunista bela beleza de ângulo e iluminação.

E então, os amigos conseguem identificar o local desta obra de arte?

Respostas na edição de terça-feira, 4 de junho. 

Boa sorte a todos!

Livros

A coluna dobrou a meta e sorteou não um, mas dois exemplares do livro “Júlia no Mundo da Música”, da friburguense Mariana Fabris.

Os vencedores foram Janaína Cerqueira e Marcelo Warol, com quem a coluna já está entrando em contato para combinar a entrega dos exemplares na sede do jornal.

Semana que vem a gente retoma a brincadeira, sorteando mais um livro de autor local.

 

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.