Trégua?

quarta-feira, 01 de agosto de 2018

Para pensar:

“Quando não se consegue distinguir um amigo de um inimigo, é hora de sair.”

James Bond

Para refletir:

“E se alguém salvar uma vida, será como se tivesse salvo toda a humanidade.”

Alcorão

Trégua?

A semana que passou foi marcada pela intensa campanha de fiscalização promovida por agentes de trânsito aos ônibus da Faol, especialmente no que diz respeito ao funcionamento dos elevadores de acesso a passageiros com necessidades especiais.

Nos próximos dias, no entanto, essas notícias devem se tornar mais raras.

Determinação

Ao chegarem para o serviço, na manhã desta terça-feira, 31 de julho, os agentes encontraram um comunicado assinado pela gerência operacional da Smomu informando que todas as fiscalizações de trânsito que venham a necessitar do apoio de agentes escalados em outros setores deverão ser informadas antecipadamente, a fim de que tais setores não fiquem desguarnecidos.

Uma linha bastante compreensível, claro.

Subindo o tom

O parágrafo final, no entanto, muda o tom por completo ao esclarecer que “caso haja o não cumprimento desta determinação, o agente que for observado fora do seu setor sem prévia autorização incorrerá no ato de desobedecer ordem de seus superior imediato”, com as últimas palavras destacadas em negrito.

O texto agora fala em prévia autorização, o que já é bem diferente de apenas informar antecipadamente.

Questões internas

Também na semana passada a coluna mostrou que o contexto possui diversas camadas, e alguns atos não são tão simples quanto podem parecer.

Desta vez, no entanto, ainda que algumas situações importantes estejam se alterando fora dos limites da Smomu, a determinação parece ser mesmo consequência dos problemas internos da secretaria.

Bastante evidenciados, por sinal, no próprio comunicado.

O tempo dirá.

Pedido de ajuda

A coluna tem sido procurada por moradores e frequentadores da Rua Coronel Zamith, especialmente nas proximidades da Igreja São Bento Abade e na parte encoberta pelo viaduto Geremias Mattos Fontes, que pedem maior presença policial no local.

Aspas

“Até pouco tempo atrás contávamos com a presença de dois policiais cobrindo a localidade, mas há alguns dias não os temos visto. Os atos de violência estão se multiplicando, especialmente entre 17h e 20h. Pedimos auxílio à PM para que reforce o patrulhamento, porque estamos em situação difícil. Aliás, o sonho de muitos de nós seria que o espaço do banheiro fosse transformado numa guarita permanente. Fica a sugestão e o pedido.”

Acordos extrajudiciais

A 9ª Subseção da OAB-RJ, aqui em Nova Friburgo, segue sua rotina de contribuição para o melhor exercício da cidadania em nossa cidade.

No próximo sábado, 4, a instituição abrirá suas portas para a realização do workshop “Segurança jurídica dos acordos extrajudiciais”, das 9h às 17h, com intervalo para almoço das 12h às 14h.

Escalação

As apresentações ficam por conta de Eduardo Andrade (Mediação - alavanca para a advocacia consensual); Fátima Almeida (Oportunidades e desafios entre advogados e mediadores); Naura Americano (Acessibilidade dos Cejuscs aos advogados); e Nívea Dutra (Reação do Judiciário frente aos acordos extrajudiciais).

Inscrições podem ser feitas através do telefone (22) 2522-3161.

Ecos da CPI

O ex-vereador Cláudio Damião protocolou requerimento junto ao Ministério Público Estadual na segunda-feira, 30 de julho.

Em essência, o documento relembra diversas situações “muito graves” destacadas no “Voto em separado” que Damião apresentou ao término dos trabalhos da chamada CPI da Saúde, instaurada em 2015.

Em que pé está?

Estão lá os relatos de testemunhas, relatórios de vistorias e informações reunidas nos processos analisados, algumas das quais Damião relembra no documento recém-protocolado.

Ao término da narrativa, o ex-presidente da CPI questiona se algum procedimento foi instaurado a partir dos fatos elencados.

Se sim, o documento também questiona o número da autuação e seu andamento atual.

Se não, questiona o porquê.

Oportuno

De fato, diante de todas as atenções que mobiliza, e de todos os esforços que demanda, uma satisfação à sociedade sempre é bem-vinda em episódios como este.

Respostas

Os leitores estão dando um show.

O belo casario de Amparo foi reconhecido pelos amigos

Eloir Perdigão, José Nilson, Girlan Guilland, Cláudio Damião, Manoel Pinto de Faria, Gilberto Éboli, Francisco Lavra da Silva Pinto, Marcelo Machado e Rosemarie Künzel.

Parabéns a todos!

Mil palavras

A foto da coluna de hoje não é um desafio aos leitores, mas sim um presente.

Não faz muitos dias, o professor de jornalismo João Baptista Abreu publicou uma maravilhosa imagem assinada pelo premiado fotógrafo Custódio Coimbra, de O Globo, na qual era possível ver a “Lua de Sangue” posicionada exatamente acima da inconfundível Igreja da Penha, fazendo o seguinte comentário: “há repórteres fotográficos que são artistas. Custódio é um deles”.

Custódio, por sinal, também assina a famosa imagem da lua atrás do Cristo Redentor.

Por aqui...

Pois bem, aqui, em Nova Friburgo, também temos nossos artistas - e dos bons.

O amigo Henrique Pinheiro é um deles, e a linda imagem que ilustra a coluna de hoje é mais uma prova disso.

O Massimo aplaude de pé, e inicia o coro para que o acervo de Henrique seja devidamente exposto à população.

Nova Friburgo merece - e precisa - se lembrar do quanto é bonita e especial.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.