Colunas
Sombras
Para pensar:
"Para que possa rir de verdade, você precisa ser capaz de acolher sua dor e brincar com ela.”
Charles Chaplin
Para refletir:
“Cozinheiros demais estragam o mingau.”
Provérbio alemão
Sombras (1)
Como os leitores habituais estão cansados de saber, a coluna andou manifestando recentemente seu desconforto em relação a diversos aspectos da forma como o serviço de manutenção da iluminação pública havia sido contratado e vinha sendo prestado aqui em Nova Friburgo.
Pois bem, dias atrás A VOZ DA SERRA informou que tal serviço foi interrompido por determinação da Prefeitura, a título de cautela, dadas as investigações a respeito de possíveis fraudes envolvendo o mesmo serviço e a mesma empresa, em São Gonçalo.
Sombras (2)
A história, no entanto, ainda conserva algumas sombras, carentes de melhor iluminação, com o perdão do trocadilho.
O colunista pode afirmar com segurança, por exemplo, que o engenheiro à época responsável pela fiscalização do serviço listou, ainda no mês de julho, diversos pontos que, no seu entendimento, precisavam ser corrigidos na forma como o serviço estava sendo prestado por aqui.
Este mesmo engenheiro foi exonerado no dia seguinte.
Sombras (3)
É importante notar também que em julho ainda não haviam sido expostas as denúncias em relação a São Gonçalo, nem tampouco o Tribunal de Contas havia se manifestado abertamente a respeito da longa sequência de contratos emergenciais para a iluminação em nossa cidade.
Também não custa lembrar que ao menos um dos presos na operação era figurinha fácil por aqui.
Ou seja: neste caso específico, a cautela parece ter sido estimulada por gatilhos externos.
Dito e feito
A coluna antecipou, dias atrás, que o ex-vereador Cláudio Damião iria protocolar requerimento junto à Comissão de Meio Ambiente da OAB solicitando a apuração do contexto em que se deu o grande e polêmico desmatamento às margens da Estrada do Girassol.
Pois bem, o colunista pode confirmar que na última terça-feira, 29 de agosto, a entidade foi formalmente provocada a reforçar a apuração dos fatos.
Aguenta coração
Alô, concurseiros.
A página da Consulplan na internet informa que já na segunda quinzena de setembro irá publicar os resultados preliminar e definitivo das provas objetivas, e também o preliminar das provas discursivas, para quem prestou o concurso da Câmara Municipal de Nova Friburgo.
Expectativa
Já o resultado definitivo da redação e do concurso público está prometido para a 1ª quinzena de outubro.
Nos bastidores, a expectativa é de que as primeiras convocações sejam realizadas no início de 2018.
Sugestão
Acontece neste sábado, 2, o relançamento do livro “Buscando o céu em mim”, que Roberta Mendes de Araújo publicou pela editora Cenáculo Universal.
O evento acontece na Academia Friburguense de Letras a partir das 18h, e, além de coquetel, também inclui palestra com o padre Luiz Cláudio Mendonça.
Corrente do bem
A Associação Texas Holdem Friburgo (ATHF), associação esportiva que organiza e realiza torneios de pôquer há mais de oito anos em nossa cidade, deu um ótimo exemplo e entregou esta semana mais de 100 quilos de alimentos ao Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje).
E no ato da entrega, vejam só, os responsáveis foram informados de que o próprio Laje também está ajudando outras instituições, entre as quais é possível citar a Clínica Santa Lúcia e o abrigo Frederico Mayer.
Por falar nisso...
Aliás, amanhã, 2, a ATHF vai promover a terceira etapa de 2017 do Circuito Serrano de Pôquer (CSP), considerado o maior torneio de dia único do interior do Rio.
O evento deve reunir mais de 60 participantes e será transmitido em tempo real pela internet.
O Massimo dá os parabéns ao grupo, tanto pelo profissionalismo quanto pelo engajamento social.
Respostas
Os leitores do Massimo conhecem mesmo a cidade.
Até o fechamento desta edição, haviam identificado corretamente a antiga fonte atrás do Clube de Xadrez os parceiros Francisco Tavares, Regina Zebendo, Maria Helena Rodrigues de Souza, Stenio de Oliveira Soares, Rodrigo Inácio, Marcelo Machado Rosemarie Künzel e Silvio Poeta, que aproveitou o momento para fazer uma sugestão.
Aspas
“O verão está chegando, e muitas pessoas sofrem com o sol, no ponto de ônibus que foi erguido perto do local fotografado, no Clube de Xadrez. Seria muito bom se a prefeitura pudesse disponibilizar um bebedouro ali.”
O Massimo apoia a ideia, e acrescenta: o melhor mesmo seria recuperar a antiga fonte, não?
Certamente não seria tão caro assim...
Pergunta
A sexta-feira, enfim, chegou. Clima de fim de semana no ar, nada melhor do que mais uma bela foto assinada por Regina Lo Bianco para nos fazer passear pelas belezas de Nova Friburgo.
E então, amigos, onde foi que nossa fotógrafa oficial capturou essa bela fachada, infelizmente poluída pela infame fiação suspensa que se espalha por toda Nova Friburgo?
Boa sorte a todos!
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário