Colunas
Servidores: negociações avançando
Para pensar:
"Só os que padecem um extremo infortúnio estão aptos a usufruir uma extrema felicidade. É preciso ter querido morrer para saber o que vale a vida.”
Alexandre Dumas
Para refletir:
“Boa fama granjeia quem não diz mal da vida alheia.”
Provérbio alentejano
Avançando
As representações dos servidores públicos municipais, que na última segunda-feira, 4, se reuniram com a comissão designada pelo prefeito Renato Bravo para debater as possibilidades de melhorias às condições de trabalho, parecem ter ficado relativamente satisfeitas com o progresso das negociações.
Nem lá, nem cá (1)
O contentamento parcial se explica.
A intenção dos servidores, obviamente, era a de negociar um “reajuste linear”, para toda a folha.
A Prefeitura, no entanto, apresentou estudos de impacto orçamentário que apontaram a inviabilidade desta medida, dados os limites estabelecidos pelo orçamento atual, elaborado em 2016.
Nem lá, nem cá (2)
Certamente o grande contingente de nomeações e gratificações também não ajudou a preservar essa estreita margem de negociação, mas em última análise o argumento é compreensível.
Principalmente porque as negociações avançaram no sentido de dar melhor tratamento aos servidores cujo salário base está abaixo do mínimo, através do estabelecimento de um piso salarial que, neste momento, está sendo avaliado em R$ 985.
A proposta agora será alvo de um estudo de impacto específico.
Primeiro passo
O entendimento dos servidores é de que, a partir do estabelecimento de um piso que seja superior ao mínimo nacional, o objetivo passa a ser a consolidação do sonhado plano de cargos, carreiras e salários.
Desde já, parece claro que a elaboração do orçamento 2018 terá muitos parâmetros a serem respeitados, até mesmo para dar respaldo a tudo o que vem sendo dito em 2017.
Todo vapor
O Clube do Trem de Nova Friburgo tem levado a sério suas missões.
Na próxima quinta-feira, 7, às 14h, o grupo se reúne às 18h30 na sala da UBT, na Casa de Cultura, para atualizar as muitas informações acumuladas desde a assembleia que formalizou a instituição.
As novidades são promissoras para quem, como o Massimo, sonha em ver o trem circulando novamente por estas bandas.
Saúde centenária
O “nosso” Tiro de Guerra 01-010, aqui em Nova Friburgo, está organizando eventos esportivos em comemoração ao seu 108º aniversário.
No próximo dia 17, às 9h, serão realizadas uma caminhada e uma corrida de 5km, e também uma corrida de 10km.
Inscrições podem ser feitas até o dia 14 na sede do Tiro de Guerra, na Praça do Suspiro, 50, ou através da página www.tgnovafriburgo.com na internet.
Respostas (1)
Antes de listar os vencedores de hoje, a coluna registra com atraso o acerto de Rosemarie Künzel ao desafio da placa ao pé do ipê, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
Respostas (2)
A mesma Rosemarie abre a lista de acertadores do desafio publicado ontem, 5, mostrando detalhe da fachada do impressionante Colégio Anchieta.
Além dela, também enviaram respostas corretas os parceiros Stênio de Oliveira Soares, Manoel Pinto de Faria, Gilberto Éboli, Rodrigo Inácio, Silvio Poeta e Francisco Tavares, cuja resposta traz uma curiosidade interessante: “Esta é a imagem da fé, que forma um conjunto com a imagem da ciência”.
Pergunta
O desafio de hoje, feito a partir de mais uma foto muito precisa do talentoso amigo Henrique Pinheiro, é mais uma daquelas que o colunista não teria sido capaz de acertar.
Mas, e os leitores? Será que identificam o lugar?
Boa sorte a todos!
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário