Sensação enganosa

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Para pensar:

"Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade. "
William Shakespeare

Para refletir:

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”
Rui Barbosa

Sensação enganosa

Ruas vazias, comércio fechado, tempo chuvoso.

Para quem ficou em Nova Friburgo durante o feriado de ontem, 20, e continua a ser notório o quanto a cidade esvazia nessas ocasiões, restou a sensação de fim de ano, de fim de festa… De espera pelo momento de oficializar as férias.

Mas, olhando com calma, ainda temos algumas situações importantes a serem resolvidas em 2018.

Herança maldita (1)

Um desses casos é o aguardado relatório a respeito do quadro encontrado pelos vereadores quando da vistoria coletiva que fizeram recentemente no Hospital Raul Sertã.

A coluna não pretende de forma alguma esvaziar o documento, mas pode antecipar que o quadro nele descrito é crítico, com cerca de 200 itens faltando, entre medicamentos e insumos, e muitas precariedades incompatíveis com a atenção e a dignidade devidas aos pacientes.

Herança maldita (2)

Muitos destes quadros possuem origem rastreável, e ao ligar esses pontos fica muito mais fácil compreender por que tem vereador que anda tão preocupado em reunir material através do qual possa intimidar alguns de seus companheiros de plenário.

A Justiça tem seu próprio ritmo, e processos às vezes podem demorar.

Mas não restam dúvidas de que a história recente de nossa gestão da Saúde ainda vai render muito assunto nos tribunais da vida.

Mãos amarelas

Aliás, cá entre nós, o simples esforço por tentar esvaziar uma investigação já é um atestado cristalino sobre a consciência de ter feito algo ilícito, não é verdade?

Nova direção

A prefeitura confirmou recentemente, via Secom, que o Hospital Municipal Raul Sertã está com novos diretores.

A coluna pode atestar que muitos convites andaram sendo feitos até que se chegasse ao quadro atual, no qual a nova diretora geral é a administradora Fernanda Castro Pereira, e o novo diretor médico é o clínico geral Arthur Gremion Soares.

A mesma notícia informa que ela assumiu o cargo dia 22 de outubro, mas a divulgação desta nomeação só ocorreu na última segunda-feira, 19, pela Secretaria de Comunicação Social da prefeitura.

Já o diretor médico foi designado no dia 6 de novembro.

Já faz um bom tempo, portanto, e quase ninguém sabia.

O que traz a dúvida: serão apenas estas, ou haverá outras?

Superlotação

Apesar das ruas vazias, a UPA de Conselheiro Paulino esteve bastante cheia nesse fim de semana prolongado.

Na segunda-feira, 19, o colunista acompanhou um parente à unidade, e aguardou com ele por mais de duas horas até que fosse providenciado o atendimento.

Sono bovino

Quanto à equipe, só elogios.

Mas a enorme demanda não deixa dúvidas sobre o quanto seriam úteis as duas outras UPAs prometidas pelo atual governo, em Olaria e São Geraldo.

Qualquer hora a gente posta os vídeos de tais promessas por aqui, caso alguém tenha se esquecido.

Proteção à infância (1)

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) assina hoje, 21, resolução inédita que determina que os trâmites relativos à apuração e à responsabilização de crimes que resultem na morte de crianças e adolescentes sejam priorizados pelas Promotorias de Justiça.

Proteção à infância (2)

O documento será assinado às 15h, na sede do MPRJ pelo procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Ribeiro Martins, durante encontro com grupo de adolescentes de diferentes comunidades do Rio de Janeiro que participam da programação do Dia Mundial da Criança.

Proteção à infância (3)

A resolução é parte do compromisso assumido pelo MPRJ em contribuir com a prevenção de homicídios de adolescentes no Rio de Janeiro.

Junto com Unicef e outras 20 instituições, o MPRJ compõe desde maio deste ano o Comitê para Prevenção de Homicídios de Adolescentes no Rio de Janeiro.

De acordo com dados do Unicef, somente em 2016, foram registrados 1.277 homicídios de meninos e meninas, entre 10 e 19 anos, no Estado do Rio de Janeiro.

Recordando

É sempre bom reencontrar os amigos e matar as saudades de boas ocasiões da vida. E é isso que fizeram muitos ex-funcionários da antiga TV Serra Mar, hoje InterTV, que se reuniram para um encontro de confraternização no último fim de semana na Sociedade Esportiva Friburguense, regado a um animado churrasco.

Além da lembrança dos bons momentos que viveram juntos no trabalho, os ex-funcionários - muitos que não se viam desde a década de 1990 - pareciam que ainda trabalhavam juntos. O gente boa Benito garantiu a animação colocando todo mundo para dançar e cantar de mãos dadas ao som de “Andanças”.

É isso aí. Recordar é viver.

Respostas

Em meio ao feriado, a coluna recebeu apenas duas respostas identificando a Estação Ferroviária de Riograndina, transformada em Espaço de Cutura e Arte, reproduzida pela coluna em ângulo incomum, capturado por Regina Lo Bianco.

Pontos para Rosemarie Künzel e Pedro de Paulo, parceiros fiéis deste espaço.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.