Sem freio (1)

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Para pensar:

"Quando você faz as coisas da maneira certa, até a derrota tem um sabor de missão cumprida."

Ulisses Formiga

Para refletir:

“É melhor merecer honrarias e não recebê-las do que recebê-las sem merecer.”

Mark Twain

Sem freio (1)

A notícia já era esperada desde a semana passada, mas por situações bem específicas acabou sendo adiada para a manhã desta quarta-feira, 17: o procurador-geral do município, Sávio Rodrigues (foto), pediu exoneração do cargo.

E, no entendimento deste colunista, fez muito bem.

Sem freio (2)

Quem tem conhecimento a respeito do que se passa no Palácio Barão de Nova Friburgo sabe bem que há muito, muito tempo, Sávio vinha atuando como o freio que mantém a carreta na pista, até mesmo porque são muitos os motoristas dividindo a mesma cadeira, alguns dos quais com o pé direito bastante pesado.

Laissez faire

Ora, se fazem tanta questão de bater, pois que batam.

Não adianta ficar se desgastando tanto por interesses que deveriam ser de todos, nem tampouco protegendo quem não quer (ou merece) ser protegido.

Tanto mais quando todos os avisos vêm sendo dados desde o início, e todas as possibilidades para evitar problemas vêm sendo esgotadas, uma a uma.

A partir do momento em que não restam mais dúvidas de que certas rotas são deliberadas, deixa de fazer sentido ficar nadando contra a maré.

Confiança

Sem as presenças de Ângelo Jaquel e Sávio Rodrigues o governo fica livre de travas ou amarras para mostrar suas verdadeiras cores, e levar adiante os planos que tantas vezes foram frustrados por quem se recusou a cruzar os limites estabelecidos pela legislação e pelo interesse público.

A coluna pode atestar, aliás, que ambos foram muito perseguidos por entenderem que a confiança necessária para exercer uma “função de confiança” é a confiança pública, e não a cumplicidade para com quem os nomeou.

Desfalque

Assim como Ângelo, semanas atrás, Sávio deixa o governo pela porta da frente e de cabeça erguida.

E deixa também um enorme vácuo de credibilidade jurídica, levando consigo muito da esperança que restava ao Judiciário em relação à atual gestão municipal.

Ninguém deve se surpreender se muita coisa se precipitar daqui para a frente.

TACs

Difícil dimensionar o impacto da saída de Sávio sobre o cumprimento dos termos de ajustamento de conduta (TACs) firmados junto ao MPT e ao MPF.

Talvez não haja nenhum. Mas, se houver, certamente não será positivo.

Vale a pena acompanhar esta frente com atenção, até mesmo porque as consequências podem ser bastante sérias.

Pareceres

Sávio também deixa atrás de si um leque de pareceres digamos, inconvenientes.

Todos eles, claro, devidamente incorporados aos respectivos processos.

Em todos estes casos há interesses pesados envolvidos.

Resta ver, agora, qual será o destino destas manifestações.

Até mesmo porque as regras do jogo todo mundo conhece...

Pretendentes

Não faltam nomes dispostos a assumir a Procuradoria Geral do Município.

Por tudo o que viu nos últimos meses, no entanto, a coluna apostaria que o principal critério não deverá ser necessariamente técnico, mas sim o que no jargão futebolístico convencionou-se chamar de “aplicabilidade tática”.

Em outras palavras, a inclinação a cumprir aquilo que o técnico determinar.

Dá para arriscar que dificilmente a prefeitura irá contratar outro capitão com tanta personalidade dentro de campo.

Lixo nos rios

O geógrafo Pedro de Paulo, sempre atento ao descarte de lixo em nossa região, informa que com essas chuvas, novas "remessas" de lixo já começam a surgir ao longo dos rios de Nova Friburgo.

O ponto capturado pela foto fica próximo a ponte da Rua Sete de Setembro, onde há pouco tempo houve um grande mutirão de limpeza.

Retalhos

Pedro também informa que os sacos de retalhos voltaram a aparecer, dessa vez em um terreno baldio na Rua Barão do Cerro Largo, no Parque São Clemente, próximo ao número 88.

Na última terça-feira, 16, ele contou 19 sacos por lá.

Pergunta

A foto que ilustra nosso desafio de hoje foi enviada pelo amigo e mestre Eloir Perdigão, a quem a coluna agradece publicamente.

E então, os amigos reconhecem a via fotografada?

Boa sorte a todos!

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.