Colunas
Segue o baile
Para pensar:
Os elogios dos justos e os ataques dos injustos apontam na mesma direção.
Para refletir:
“O bambu que se curva é mais forte que o carvalho que resiste.”
Provérbio japonês
Segue o baile
A operação de fiscalização e apreensão de ônibus urbanos reincidentes em relação ao não funcionamento dos elevadores de acesso a cadeirantes continuou na manhã desta quarta-feira, 25.
Entre 8h e 8h30 quatro coletivos foram recolhidos, e o número só não foi maior porque nessa altura foi dado um telefonema para que os agentes retornassem a seus postos.
Lados
A situação, ainda que complexa, é bastante cristalina.
De um lado, há um serviço que precisa ser fiscalizado e tem muito onde melhorar.
De outro, há os agentes de trânsito, que sempre mostram entrega e competência quando encontram as necessárias condições para trabalhar.
E, por fim, há uma tentativa clara de pressionar uma empresa a seguir a cartilha viciada que rege boa parte das relações entre políticos volúveis e prestadores de serviço de longo prazo no Brasil.
Entrelinhas
Ainda a esse respeito, a coluna registrou na edição de ontem, 25, a vistoria realizada na terça-feira, 24, na garagem da Faol pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado do Ministério Público do Rio de Janeiro (Gate/MPRJ).
Pois bem, a notícia diz que os agentes da Promotoria de Justiça tiveram a companhia de representantes da Procuradoria da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) durante os trabalhos.
Mas igualmente importante é o que a notícia não diz.
Wally
Porque não há registro, por exemplo, da participação na ação da Secretaria Geral de Governo, nem tampouco da Subsecretaria de Fiscalização dos Serviços Concedidos, às quais cabe, de fato, fiscalizar as concessionárias.
Ora, o que é que está havendo aqui?
Os leitores do Massimo sabem bem que uma ação civil pública já foi ajuizada, com prejuízos iminentes ao município.
E aí, está tudo bem?
Contraste
Em meio a toda a bagunça de licitações sem conclusão e emergências para lá de questionáveis, a Secretaria de Infraestrutura e Logística segue dando exemplo e divulga seu Plano de Compras, que inclui a contratações de bens e serviços.
Plano de Compras
Tal iniciativa foi implantada no segundo semestre de 2017 e “faz parte de uma nova metodologia de gestão, implantada pela Secretaria, em busca de mais eficiência, economia e transparência com as compras públicas em Nova Friburgo”.
Também cabe registrar que, pela internet, qualquer cidadão pode acompanhar as previsões de contratações e os empresários podem obter mais detalhes para que possam participar das licitações.
Interseção
O colunista tem consciência que, na atual conjuntura, qualquer elogio que faça a algum órgão governamental pode incitar perseguição e prejudicar o elogiado.
Mas vejam só uma coisinha: o que existe em comum entre os malfadados processos licitatórios do TFD, da alimentação hospitalar e dos gases medicinais, entre outros?
Bom, em todos estes casos a Secretaria de Saúde se meteu a fazer o trabalho que caberia à Infraestrutura.
E os três casos redundaram em emergenciais.
Uma ou outra
O caso da alimentação, aliás, deve evoluir para um reconhecimento de dívida muito em breve.
Ou seja: tal como o já citado personagem Ursulão, do desenho infantil, tem gente insistindo em fazer o que não é capaz de fazer direito.
Ou não quer fazer direito.
Os resultados falam por si.
Braune assume
Em conformidade com o que a coluna noticiou em primeira mão, o prefeito Renato Bravo transmite o cargo a seu vice, Marcelo Braune, na próxima sexta-feira, 27, às 15h.
Braune ficará à frente do Executivo municipal durante a viagem oficial do prefeito à Suíça, e também durante o período de férias que este deve tirar logo em seguida.
Um período considerável, portanto, no qual muitas ações de bastidores devem ficar congeladas.
Aliás, represadas talvez seja um termo mais apropriado.
Segundo filho
Dias atrás a coluna deu algumas notícias a respeito de Ilona Szabó.
Pois bem, logo em seguida Ilona entrou em contato com o colunista, para passar mais algumas novidades.
A principal delas, por ora, é que a partir do dia 31 de agosto seu segundo livro já estará disponível nas livrarias de todo o país.
Lançamento serrano
Escrito em parceria com Melina Risso, “Segurança Pública - Para virar o jogo” dá continuidade à parceria entre a autora friburguense e a editora Zahar, e conta com prefácio de Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal.
A coluna também publica a capa do livro em primeira mão, e pode confirmar que Ilona planeja definir em setembro uma data para realizar aqui, em sua terra natal, o lançamento da nova obra.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário