Colunas
Saúde em pauta
Para pensar
“O mundo tem muitas coisas boas a oferecer para quem tem a ousadia de buscar.”
Zibia Gasparetto
Para refletir
“Adie por um dia, e dez dias passarão.”
Provérbio coreano
Saúde em pauta (1)
Conforme o Massimo já havia registrado, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Wellington Moreira, reuniu-se na semana passada com o secretário-geral de governo, Bruno Villas Boas, a fim de ouvir as razões pelas quais os membros do comitê gestor da Saúde não compareceram ao encontro agendado para o dia 19, na sede do Legislativo, cuja pauta tratava de assuntos como denúncias de assédio moral; carga horária dos funcionários; horas-extras; implantação do Sisreg; condições estruturais da cozinha do Hospital Municipal Raul Sertã; o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) de 2013; a revisão salarial; e a implantação do ponto eletrônico.
Saúde em pauta (2)
Durante o encontro, Wellington obteve várias das respostas que estava buscando, mas não todas.
No mesmo dia, o vereador divulgou um apanhado do que foi discutido, e confirmou que irá convocar o comitê para complementar as informações já prestadas.
Aspas
“As questões levantadas foram respondidas pelo secretário-geral, mas a implantação do Sisreg continuou vaga. Não fiquei satisfeito com as informações que obtive, e sou radicalmente contra esse sistema. Informo que preparei um novo documento que convocará o comitê no dia 3 de maio para esclarecer questões mais detalhadas, como esta”, explicou Wellington Moreira.
O que foi exposto
Wellington também tornou públicas as respostas do secretário-geral sobre algumas das questões levantadas durante o encontro.
Sobre as denúncias de destrato e assédio moral, Bruno Villas Boas afirmou que “a situação será apurada, e um processo administrativo será instaurado caso a denúncia seja constatada”.
Carga horária
“O problema com as cargas horárias existe porque os funcionários são concursados por dois certames diferentes (99 e 2007), que estipularam cargas horárias diversas. Sendo assim, os trabalhadores terão de cumprir o horário determinado pelo edital do concurso que prestou.”
“As horas extras que foram comprovadas já foram pagas.”
Oportunidade
A coluna Sobre Rodas, que A VOZ DA SERRA publicou neste fim de semana, vem repercutindo bastante e enfatiza uma oportunidade de nossos dias que a coluna já havia destacado anteriormente: se assim o desejar, Nova Friburgo tem a possibilidade de incorporar a seus aparatos turísticos um autódromo de nível internacional.
E o que é tão importante quanto: praticamente sem custos para os cofres municipais.
Ampulheta
Para quem não sabe, existe o projeto de construção de uma pista internacional em Deodoro, próximo ao complexo que recebeu algumas modalidades durante as olimpíadas, num terreno cedido pelo Exército.
Ocorre, no entanto, que o terreno faz parte de uma área de proteção ambiental, e - de forma muito coerente - isso tem impedido a realização da obra.
Todavia, se ela vier a ser liberada, então qualquer possibilidade de uma pista internacional em nossa cidade terá ido por água abaixo.
Parcerias (1)
A criação de um autódromo no Rio de Janeiro é pauta de interesse nacional, e conta com apoio do Ministério dos Esportes e da correlata secretaria estadual.
Além disso, são grandes as possibilidades de parcerias público-privadas e outras formas de financiamento, como crowdfunding, por exemplo.
Não surpreende, portanto, que a cidade de Itatiaia já esteja se oferecendo à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) como alternativa à capital para receber o projeto.
Parcerias (2)
Além de todo o apoio já citado, Nova Friburgo tem a seu favor fortes cursos superiores (engenharia e modelagem computacional, por exemplo, estão entre os melhores do Brasil) que poderiam ajudar de maneira decisiva - e a baixo custo - na elaboração de um projeto, a partir de orientações prestadas pelo departamento de projetos da Prefeitura com relação à área mais apropriada para a construção.
Levando sempre em conta, é claro, os menores impactos possíveis sobre meio ambiente, agricultura e a qualidade de vida da população.
Esclarecendo
Para que não fiquem dúvidas, portanto: ninguém pretende desviar recursos de áreas prioritárias para a construção de uma pista.
Ao contrário, se o projeto for bem amarrado e executado, a cidade terá sua economia reforçada no médio prazo pelo turismo, e terá de melhorar toda sua estrutura, incluindo saúde, transportes, rede hoteleira, posturas e urbanismo em geral.
O que, é claro, não obriga ninguém a achar que a ideia seja oportuna.
Data importante
O professor Marcelo Verly recorda ao Massimo um marco muito importante para nossa educação superior, que definitivamente merece registro na coluna.
Nesta segunda-feira, 24 de abril, completaram-se 10 anos desde que o governo federal publicou o decreto nº 6096, instituindo o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que viabilizou uma expansão significativa da oferta de vagas nas universidades federais brasileiras, e lançou as bases para que Nova Friburgo pudesse ter os campi do Cefet e da UFF..
Respostas
A coluna registra com atraso quatro respostas corretas para a foto de detalhe da ponte no Nova Friburgo Country Clube, enviadas pelos parceiros Silvio Poeta, Filipe Saturnino, Angelo Rangel e Fernando José.
Até o fechamento desta edição, contudo, ninguém havia enviado resposta ao desafio publicado na edição do fim de semana, mostrando o detalhe de um pequeno vitral, num dos pontos mais conhecidos da cidade.
Como de hábito, o colunista dará mais um dia para que a turma tente descobrir.
Pergunta
Enquanto os amigos quebram a cabeça com o vitral, aqui vai um desafio um pouco mais fácil de matar.
Qual é o grande imóvel que estamos vendo, e onde o amigo Henrique Pinheiro clicou a fotografia?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
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