Colunas
Saldo positivo
Para pensar:
“Elimine a causa e o efeito cessa.”
Miguel de Cervantes
Para refletir:
“É inútil preocupar-se com os cabelos quando a cabeça está correndo risco."
Provérbio russo
Saldo positivo
Como já seria possível antecipar, a partir da lista de profissionais envolvidos em sua realização, o seminário promovido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia na última segunda-feira, 25, foi um grande sucesso, e abriu portas promissoras para a ciência em nossa cidade e região.
A convite da coluna, o secretário Marcelo Verly deu um depoimento pessoal a respeito da ação.
Aspas (1)
“Podemos dizer que o seminário Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Local e Regional se constituiu num grande marco para o setor em Nova Friburgo. A representatividade das instituições, a envergadura dos participantes e a altíssima qualidade dos debates realizados apontam um futuro muito promissor, que dependerá obviamente da nossa capacidade de integrar cada vez mais as instituições, o poder público, e buscar parcerias com a iniciativa privada, no sentido de detectar demandas tecnológicas, demandas por formação, e transformá-las em ações, provavelmente multi-institucionais.”
Aspas (2)
“Foi muito importante verificar também a possibilidade de evitar a sobreposição de esforços, fazendo com que as instituições caminhem de forma integrada, inclusive compartilhando estruturas, laboratórios e projetos de pesquisa, fortalecendo nosso ecossistema de inovação. Podemos dizer, em tempo de Copa do Mundo, que foi um gol de placa marcado pela cidade.”
Procuradoria
Dias atrás a coluna fez questão de reconhecer o trabalho sério e silencioso que vem sendo desempenhado pela Procuradoria Municipal, para segurança de muitos e frustração de poucos.
Pois bem, a coluna entende ser oportuno listar à população algumas das principais medidas adotadas pela PGM desde janeiro do ano passado, para conhecimento geral.
A primeira metade a gente publica hoje, a segunda amanhã.
Valorização de concursados
No dia 10 de janeiro de 2017, 60% dos assistentes jurídicos efetivos foram nomeados nos cargos em comissão que anteriormente eram ocupados, em grande parte, por servidores não concursados.
Tal medida objetivou dar maior estímulo e valorização ao trabalho exercido no contencioso judicial, sinalizando a mudança e evolução que o procurador-geral, subprocuradores e equipe tinham como meta desenhada para o fortalecimento do órgão jurídico do município.
Revisão do Fundo Especial
Foi reformulado o Fundo Especial da Procuradoria, através da Lei Municipal 4.612/17, e criado o Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), cujo objetivo será estimular o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais através de cursos de extensão e de pós-graduação; previsto o rateio dos honorários advocatícios em favor dos assistentes jurídicos/procuradores efetivos e criado o Conselho Curador dos Honorários Advocatícios (CCHA), outorgando a este órgão, dentre outras finalidades, o poder-dever de fiscalização sobre os atos administrativos através de produtividade espontânea. Com essas medidas, a atratividade pela atuação no órgão subiu para 80%.
Decreto 47
Ato privativo do prefeito Renato Bravo que possibilitou a regulamentação da Lei 4.612/17 e a operacionalização do Fundo e seus objetivos, bem como consulta concreta, perante a Controladoria Geral do Município, em observância ao Direito Financeiro e consulta, em abstrato, junto ao TCE/RJ, para a adequada prestação de contas do rateio dos honorários em observância às normas de contabilidade pública;
Gapfe
Projeto de Lei 405/2018, que institui a Gratificação por Desempenho de Função Específica (Gapfe), e amplia as atribuições dos assistentes jurídicos/procuradores efetivos que desejam permanecer ou retornar ao contencioso judicial do órgão, como forma de atraí-los e mantê-los no desempenho das respectivas funções. Passam a exercer o poder-dever de fiscalização sobre os atos administrativos de forma espontânea e autônoma. Exoneram-se obrigatória e automaticamente dos cargos em comissão e reduzem, ainda, o impacto orçamentário-financeiro na folha de pagamento do município.
Nova LOM
Contribuição ao texto, de autoria da Câmara, para condicionar o preenchimento do cargo de procurador-geral, de livre escolha e nomeação pelo prefeito, preferencialmente dentre um dos integrantes do quadro efetivo (concursado) da Procuradoria, o que pode se tornar obrigatório se assim for decidido pelo Congresso Nacional, além de garantir a manutenção da autonomia aos Advogados Públicos da municipalidade.
Alô, servidores!
A diretoria do Sinsenf convida a todos os servidores públicos municipais de Nova Friburgo para reunião de servidores a se realizar na próxima terça-feira, 3 de julho, no Sindicato dos Têxteis, a partir das 17h30.
![](https://acervo.avozdaserra.com.br/sites/default/files/styles/foto_do_perfil/public/default_images/profile.jpg?itok=lRNQTxkp)
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário