Colunas
Queimando o filme
Para pensar:
“Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito.”
Livro do Apocalipse, Capítulo III, Versículo 16.
Para refletir:
“Quem curte ficar em cima do muro, só pra ver de que lado irá se dar bem... Geralmente acaba levando chumbo dos dois lados.”
Cissa Souza
Queimando o filme
A expressão tende a cair em desuso, nesta era de câmeras digitais.
Mas há alguns anos ainda fazia sentido dizer que determinada pessoa, quando fotografada ao lado de outras, “queimava o filme” destas.
Em essência, estamos falando daqueles personagens com os quais alguns mantêm relações que prefeririam manter em segredo.
O leitor já entendeu.
Distância segura
Pois bem, é esta a imagem que vem à mente quando se nota a relutância de diversos membros da base governista, que usaram e abusaram de nomeações a gratificações até o MP acabar com a festa, quando são convidados a assumir o papel de líder do governo.
Tem sido embaraçoso, mas não apenas isso.
Afinal, sempre resta a impressão de que existe o conhecimento a respeito de situações potencialmente problemáticas, que justificariam o distanciamento controlado.
Nem ata nem desata
Cá entre nós, essa é uma postura muito feia e comprometedora.
O parlamentar não rompe com o governo, para não abrir mão da influência e do capital político (neste caso, também conhecido como clientelismo), mas também não fiscaliza ou age de forma coerente com o que sabe.
É o tipo de gente que curte andar de barco, mas é o primeiro a abandonar o navio ao menor sinal de fumaça...
Vai vendo
Os leitores por acaso têm acompanhado as notícias a respeito do grande esquema de corrupção descoberto em Campinas-SP, envolvendo a administração do Hospital Municipal Ouro Verde quando entregue a uma Organização Social (OS)?
Pois vale a pena dar uma pesquisada.
Vontade demais
A coluna já se posicionou diversas vezes a esse respeito, e os leitores habituais certamente já decoraram os motivos - que são conceituais e não dependem dos muitos registros de corrupção atrelados a esta prática.
Causa muito incômodo, no entanto, observar a forma silenciosa e pouco transparente com que essas costuras costumam ser feitas, bem como a ânsia quase desesperada de certos governantes por implantar este modelo.
Aqui, em Nova Friburgo, é bem isso o que vem acontecendo.
A gente fica sabendo, por ter olhos e ouvidos em toda a parte, que as negociações estão avançando, e em breve devem ser feitos anúncios grandiosos.
Novos
Três deputados recém-eleitos pelo partido Novo são aguardados em Nova Friburgo na próxima quinta-feira, 29, a partir das 19h.
São eles Chicão Bulhões e Alexandre Freitas, eleitos para mandatos na Alerj, e Paulo Ganime, que irá representar o Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O encontro acontece na sala de festas do edifício Seixas Necchi (Rua Augusto Spinelli, 193).
Alô, vestibulandos!
Estão abertas as inscrições para o pré-vestibular social da Universidade Federal Fluminense.
O Rede educativa UFF tem como objetivo democratizar o acesso ao ensino superior e trabalhar com políticas públicas para a juventude.
O curso não possui mensalidade, e oferece aulas presenciais no campus friburguense, com apoio online em parceria com o Descomplica.
Interessados devem acessar a página www.proex.uff.br/redeeducativa.
Para inovar (1)
A Prefeitura de Nova Friburgo, o Sebrae e a Firjan realizarão, nesta segunda-feira, 26, das 10h às 16h, o 1º Workshop de Planejamento Colaborativo do Ecossistema Local de Inovação.
O objetivo é construir políticas públicas de estruturação do ecossistema de inovação de Nova Friburgo, integrando instituições e direcionando esforços no sentido de tornar a cidade um novo polo tecnológico no estado do Rio.
Para inovar (2)
O encontro será realizado no Sebrae (Rua Fernando Bizzoto, 72 – Centro), e sua finalidade principal é o desenvolvimento de um plano de ação que contribua para o surgimento e fortalecimento de startups nas áreas de engenharia, sistemas, novos materiais, entre outros setores, de forma a aproveitar as competências técnico-científicas instaladas nas diversas universidades e escolas técnicas, ampliando as oportunidades para profissionais já formados ou em formação.
Aspas
Para Fernanda Gripp, coordenadora regional do Sebrae e organizadora do workshop, o principal papel da instituição é “contribuir para uma integração cada vez maior e de forma estruturada entre universidades, empresas e governos, estimulando a inovação e a tecnologia e, com isso, fortalecendo ainda mais tradicionais setores da economia local, como moda íntima, metal mecânico e turismo, entre outros”.
Resposta
Apenas um leitor conseguiu responder ao difícil desafio proposto pela coluna na edição da última quinta-feira, 22.
“Desafio Aceito. Pelos dutos ao fundo é a antiga usina hidroelétrica Tadeu Aor, no segundo distrito (Riograndina). Uma pena tudo virar ruínas, inclusive os dutos que conduziam por gravidade a água da barragem Xavier, localizada a seis quilômetros a montante no Rio Grande.”
Parabéns ao craque Cristiano Bittencourt pela resposta correta.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário