Promessa é dívida

segunda-feira, 20 de março de 2017
Foto de capa
Visita ao Frizão — Na semana em que o Friburguense comemorou 37 anos de história, a partir da fusão do Fluminense Atlético Clube e do Serrano Futebol Clube, o presidente da Câmara, Alexandre Cruz, visitou a instituição. Na quinta-feira, dia 16, o chefe do Legislativo Municipal recebeu os cumprimentos do presidente do Friburguense Atlético Clube, Wagner Faria, e também uma camisa oficial do time. Durante o encontro, que aconteceu na sede do clube, Alexandre Cruz teve a companhia do vice-presidente jurídico do Friburguense e procurador da Câmara, Rodrigo Ascoly. (Foto: Valescka Vogas)

Para pensar

"Fala a verdade, mesmo que ela esteja contra ti."

Alcorão

Para refletir

“Todos estamos de passagem nesta vida. Viemos para observar, aprender, crescer e voltar para casa.”

Provérbio aborígene australiano

Promessa é dívida (1)

Nada melhor do que começar a semana com uma boa notícia.

Durante o fórum Supera Rio Uerj, realizado na última sexta-feira na Câmara Municipal, o deputado estadual Wanderson Nogueira tornou público o compromisso da secretaria estadual de Ciência e Tecnologia de construir nas próximas semanas a separação física entre o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro e a fábrica vizinha, aqui em Nova Friburgo.

Promessa é dívida (2)

Como os leitores sabem, o Massimo planejava iniciar uma campanha para a construção da estrutura, e fica feliz com a notícia.

Agora, resta cobrar o cumprimento da promessa, e, se preciso for, iniciar nova campanha para a realização de obras de adaptação dos novos prédios da unidade.

Não porque seja nossa obrigação, mas porque neste momento a sociedade precisa abraçar a rede estadual de ensino e evitar que ela seja desmantelada.

Febre amarela (1)

Como seria de se esperar em tempos traumáticos como os nossos, a correria em busca da vacina contra a febre amarela foi enorme, causando filas nos postos de saúde.

A rede municipal deu conta de aplicar cerca de 14 mil doses no sábado, o que pode ser considerado um grande sucesso.

Mas, claro, não bastou para dar conta da demanda que se formou.

Febre amarela (2)

A orientação é para que a população procure os postos sem atropelos, até mesmo porque o risco ainda é bastante reduzido e a imunização vai continuar pelo tempo que for necessário.

Sete postos continuam aplicando as vacinas.

Anote aí: Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; UPA de Conselheiro; posto de Lumiar; posto de São Pedro da Serra, posto de Riograndina, postos de Olaria 2 e 3.

Febre amarela (3)

Como já dito anteriormente, pede-se que as pessoas, sempre que possível, doem sangue antes de receber a vacina, uma vez que após a aplicação existe um período de impedimento.

O colunista agradece de antemão.

Prestígio (1)

A coluna antecipou, coisa de dois meses atrás, o lançamento pela editora Zahar do primeiro livro da friburguense Ilona Szabó, intitulado "Drogas: as histórias que não te contaram”.

Pois bem, os primeiros eventos acontecem no fim deste mês, dia 27 em São Paulo, e dia 29 no Rio.

E, só pela lista de debatedores, já dá para ter uma noção do prestígio da menina.

Prestígio (2)

Em Sampa, na Faap, o debate contará com Cesar Gaviria, ex-presidente da Colômbia; Fernando Henrique Cardoso e Dráuzio Varella, entre outros.

Já no Rio a conversa acontece às 19h no Parque Lage, e contará mais uma vez com Gaviria, além da atriz Leandra Leal, da jornalista Flávia Oliveira e de Raull Santiago, do Coletivo Papo Reto.

O prefeito Renato Bravo também pretende estar presente, e é bom lembrar que Ilona tem o desejo de realizar o lançamento do livro também aqui, em sua terra natal.

Boas relações

Outro registro relacionado a bons contatos foi proporcionado pelo vereador Professor Pierre ao fim da semana passada.

Ao pedir apoio ao senador Cristovam Buarque a respeito da Uerj, Pierre recebeu em troca, instantes depois, um vídeo de 82s no qual o parlamentar defende a importância da autonomia financeira das universidades, como já acontece em São Paulo.

Apesar de ter sido eleito pelo Distrito Federal, Cristovam prometeu lutar no senado para que Uerj, Uenf e Uezo recebam percentual fixo da arrecadação, e tenham liberdade para gerir tais recursos.

Descrédito

É possível ir do céu ao inferno, sem sair de Friburgo.

Se de um lado podemos falar de Ilona Szabó, de outro nos deparamos com áudios vergonhosos relatando as condições em que supostamente se deu o anúncio das escolas campeãs no carnaval friburguense deste ano.

É de causar vergonha alheia, e também mais uma mostra de que árvores ruins não podem mesmo dar bons frutos.

Todos juntos

Mas falamos de carnaval, e é importante fazer um acréscimo em relação ao que foi dito na coluna passada sobre a possibilidade de Friburgo ser tema de enredo no Rio de Janeiro em 2018.

O ouvidor da Prefeitura Girlan Guilland informa que entendimentos com agremiações do Rio já vêm sendo mantidos há algum tempo. Inclusive, nesta segunda-feira, 20, ele teve encontro com representante da diretoria de “uma das mais importantes escolas de samba do Rio de Janeiro”.

O Massimo deseja boa sorte, para que possamos ver as belezas friburguenses desfilando na Sapucaí ano que vem.

Não volta

Dias atrás o Massimo falou sobre a possível “volta dos que não foram”, no secretariado de Renato Bravo.

De fato, um secretário exonerado durante o atual governo foi mesmo sondado para reassumir o cargo, mas no fim da semana passada ficou claro que os entendimentos não passaram deste ponto.

A saída foi mesmo definitiva.

Continuidade

Na manhã desta segunda-feira o governo confirmou que Suzane Menezes é a nova secretária de Saúde, uma informação que já vinha circulando há algum tempo nos bastidores.

Michelle Silvares, que havia assumido a secretaria de maneira interina, assume a subsecretaria de Planejamento.

O entendimento do colunista é de que as políticas e os projetos não devem sofrer alterações substanciais com a mudança.

Fala, leitor! (1)

“Olá Massimo, gostaria de fazer um pequeno comentário sobre a matéria recente que saiu no caderno serrano do Jornal O Globo, a respeito dos polos cervejeiros na serra. Ela não faz menção a Nova Friburgo, que tem várias cervejarias e é considerada polo cervejeiro, e mostra a falta de articulação e interatividade entre os diversos setores de nossa sociedade.”

Fala, leitor! (2)

“Enquanto imperarem esse desinteresse e a falta de articulação do poder público com empresários, vai ser muito difícil que Nova Friburgo retome o seu crescimento e seja referência ou polo de alguma coisa. Triste realidade de um município com tanta potencialidade, seja ela educacional, turística, industrial ou comercial.”

Assina a mensagem o historiador Leonardo Sérvio.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.