Projeto perdido?

quarta-feira, 01 de maio de 2019

Para pensar:

“A superstição põe o mundo em chamas, a filosofia apaga-as.”

Voltaire

Para refletir:

“Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.”

John Locke

Projeto perdido?

A página da nossa prefeitura na internet publicou, no dia 8 de fevereiro de 2018, que um acordo de cooperação técnica havia sido assinado entre o município de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios, a Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e a empresa Sanetech para a elaboração de um projeto executivo de saneamento.

A intenção da iniciativa era beneficiar a localidade de Barracão dos Mendes com um projeto de esgotamento sanitário.

Por quê?

Passados quase 15 meses, no entanto, informações apuradas pela coluna dão conta  que a prefeitura não teria se engajado o suficiente (estamos usando termos muito mais sutis do que aqueles empregados pelas fontes) para que o comitê pudesse financiar a elaboração deste projeto tão necessário.

Antes de publicar esta nota a coluna também ouviu algumas pessoas dentro do Palácio Barão de Nova Friburgo, mas não obteve respostas que explicassem por que a parceria não gerou os frutos esperados.

Espaço aberto

Obviamente a coluna abre espaço para eventuais explicações, mas da mesma forma deixa claro que irá confrontar com as outras partes envolvidas qualquer informação que venha a nos ser passada.

Que nos perdoem os envolvidos, mas não dá para admitir que uma possibilidade como esta seja perdida.

Mais um

A Justiça determinou o afastamento do cargo do prefeito de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Wagner dos Santos Carneiro, popularmente conhecido como Waguinho (MDB).

Ele é um dos alvos da Operação Metano, que foi posta em prática na terça-feira, 30 de abril.

O político está proibido de entrar na sede do governo.

E outro

Outro dos 25 investigados é o deputado estadual Márcio Canella (MDB), ex-vice-prefeito de Belford Roxo.

Ele ainda pode cumprir seu mandato na Alerj, mas está proibido pela Justiça de frequentar qualquer instalação da Prefeitura de Belford Roxo ou manter contato com os denunciados.

Déjà vu

O MP afirma que o grupo de Waguinho cometeu os crimes de organização criminosa, concussão, fraude a licitações, dispensa ilegal de licitações e peculato.

E a notícia, claro, nos é pertinente porque por aqui também existem investigações em andamento relacionadas a, ao menos, duas destas mesmas acusações.

A pergunta, a esse respeito, não começa com “se”, mas sim com “quando”.

Máxima importância (1)

A 9ª Subseção da OAB em Nova Friburgo vai abrir as portas de seu auditório na próxima segunda-feira, 6, para debater junto à sociedade um dos temas que deveria estar sempre entre os mais importantes e urgentes para qualquer comunidade minimamente consciente: pessoas em situação de rua.

Máxima importância (2)

A audiência pública foi proposta pela Comissão de Direitos Humanos da OAB, e acontece a partir das 18h30.

A coluna torce para que seja um encontro muito produtivo, e se coloca a disposição para ajudar no que for possível.

Conselheira

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais, (Cebri) nomeou, no último dia 26 de abril, três novos integrantes para seu Conselho Curador.

São eles o economista Edmar Bacha, integrante da equipe econômica que instituiu o Plano Real; o ex-governador do Espírito Santo (por três vezes) Paulo Hartung; e a friburguense Ilona Szabó, diretora-executiva do Instituto Igarapé.

Aspas (1)

De acordo com Ilona, os desafios da segurança e do desenvolvimento social são comuns ao Brasil e a outros países.

“A troca de conhecimentos e experiências favorece o desenho da paz e da segurança local, regional e internacional.”

Soprando velas

Exemplo de engajamento comunitário, o loteamento Tiradentes, no distrito de Amparo, comemorou com uma bela festa seus 36 anos de fundação.

A celebração aconteceu no domingo passado, dia 28 de abril.

Bom exemplo

Ao que parece a coluna tem diversos leitores por lá, e alguns deles pediram o registro.

A coluna, no entanto, faz mais do que isso, e enfatiza que as muitas comunidades que compõem Nova Friburgo têm muito a aprender com o envolvimento e a união do pessoal do Tiradentes.

Parabéns a todos.

Absurdo

Para além de qualquer posicionamento político - e a coluna respeita todos eles, desde que sejam honestos - a decisão do MEC de cortar recursos de universidades federais sob alegação de “balbúrdia”, a começar pela UnB, UFBA e a UFF, que tem importante atuação em Nova Friburgo, parece indefensável.

Até mesmo sob o viés estratégico, para quem eventualmente concorda com as razões alegadas, a medida certamente irá se revelar um tiro no pé.

Aspas (2)

Pois bem, este colunista - por acaso um ex-aluno da UFF - entende que seja válido reproduzir a declaração da universidade diante do que foi anunciado nesta terça-feira, 30 de abril.

“As instituições federais de ensino superior receberam pela imprensa a informação de que haveria novo bloqueio de verbas do orçamento discricionário de 2019. Os contingenciamentos não foram uniformes e três universidades sofreram mais: Universidade Federal Fluminense, Universidade de Brasília e Universidade Federal da Bahia.”

Aspas (3)

“A UFF ainda não foi comunicada oficialmente da decisão do Ministério da Educação, mas foi constatado o bloqueio de 30% dos recursos disponíveis para manutenção das atividades, como bolsas e auxílios a estudantes, energia, água, luz, obras de manutenção, pagamento de serviços terceirizados de limpeza, segurança, entre outros. Se confirmada, esta medida produzirá consequências graves para o pleno funcionamento da universidade.”

Aspas (4)

“A UFF é hoje uma das maiores, mais diversificadas e pujantes universidades do país, prezando pela excelência em todas as áreas do conhecimento. A qualidade da UFF é atestada pela pontuação máxima (5) no conceito institucional de avaliação do MEC e temos o maior número de alunos matriculados na graduação entre todas as universidades federais. Além disso, a UFF é a 16ª colocada no ranking RUF, entre quase 200 universidades.”

Aspas (5)

“Nossa universidade exerce com responsabilidade a proteção do patrimônio público e das pessoas, defendendo com firmeza o princípio constitucional da livre manifestação do pensamento, com tolerância e respeito à diversidade e à pluralidade.

Faremos todo o esforço institucional ao nosso alcance para demonstrar ao Ministério da Educação a necessidade de reversão dos cortes anunciados.”

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.