Colunas
Problemas com os ônibus de Lumiar e São Pedro
Para pensar:
“O que nos define não são nossas qualidades e sim nossas escolhas.”
AlbusDumbledore
(Frase enviada por um velho amigo)
Para refletir:
“O maior problema do Brasil é a desigualdade, é aí que a gente está matando todos os dias o futuro, e disso a gente tem que se envergonhar. Quando todo mundo tiver acesso às mesmas oportunidades, a gente passa a discutir meritocracia, tamanho de estado, isso tudo. Mas enquanto a gente não olhar para o tamanho brutal das desigualdades desse país, não vamos conseguir imaginar um país simples, humano e sustentável, para todos. Este é o nosso câncer.”
Ilona Szabó de Carvalho
Dois lados
Os leitores habituais sabem que o colunista não comenta qualquer prática que não seja correta, venha ela de onde vier.
Da mesma forma como critica agentes públicos por posturas eventualmente comprometedoras, o colunista condena a população quando esta vende votos, busca o assistencialismo ou frauda benefícios, como os casos já registrados de utilização indevida da gratuidade no transporte coletivo.
Postura isenta
Além disso, a coluna tem dado um voto de confiança à nova gestão da Faol, e por isso mesmo se sente isenta o bastante para registrar sugestões ou insatisfações por parte de usuários, até mesmo como forma de ajudar a orientar os esforços da empresa.
Moradores das Braunes, por exemplo, já há algum tempo vêm solicitando mais horários para a linha que atende o bairro, sobretudo aos domingos.
De fato, o espaçamento é bastante grande, como a coluna teve oportunidade de apurar.
Sentindo os efeitos
Da mesma forma, não são poucas as manifestações a respeito de queda de qualidade na prestação do serviço atrelada à dupla jornada dos motoristas, que estão também cobrando as passagens em diversas linhas.
Memorex
É evidente que, do ponto de vista empresarial, a profissão dos cobradores parece estar condenada.
A internet, contudo, não nos deixa esquecer de um vídeo bastante contundente gravado em período eleitoral assegurando que a extinção por aqui não ocorreria antes de 2020, até mesmo por questão de segurança.
E aí, como devemos interpretar essa discrepância entre o dito e o feito?
São Pedro
O caso mais sério, contudo, parece estar relacionado aos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra.
A tal ponto que, na última quarta-feira, 16, a Associação dos Moradores e Amigos de São Pedro da Serra (Amasps) ingressou com ação civil coletiva direcionada à empresa e ao município, “após infrutíferas tentativas de pedido (via ofício) para que fossem solucionados ou amenizados os problemas apresentados na prestação do serviço público, desde falta de manutenção dos veículos a cortes de horários sem aviso prévio”.
Aspas
“As notícias chegam a provocar desespero dos cidadãos que dependem diariamente dos ônibus superlotados e em condições precárias. Claro que a empresa não é a única culpada por esta situação. Não podemos deixar de cobrar também os poderes Legislativo e Executivo. O sucateamento dos veículos reduz bastante a qualidade de vida dos usuários do transporte público friburguense”, declarou a Amasps em nota.
Segue
“Se pensarmos na Educação, por exemplo, o problema do transporte público é um fator a mais para prejudicar o rendimento dos alunos, afetando, também, a evasão escolar, a formação de profissionais assim como a produtividade. Da mesma forma, o transporte público precário não promove acessibilidade e condições dignas de mobilidade aos portadores de necessidades especiais.”
Esperança
O colunista tem acompanhado os investimentos feitos pela nova gestão da empresa para renovar a frota, e conta com o retorno dos leitores para averiguar se a iminente chegada de novos veículos terá o efeito que se espera sobre a qualidade do serviço prestado à população.
Quebrando o silêncio
A reportagem de A VOZ DA SERRA recebeu, na tarde de sexta-feira, 18, comunicado do governo fazendo uma correção e prestando informações a respeito do canal de diálogo que mantém com os servidores municipais, representados especialmente pela Federação dos Servidores Municipais no Estado do Rio de Janeiro (Fesep).
Portas abertas
O colunista aproveita o momento para registrar seu desejo de que este tipo de colaboração se torne habitual.
O espaço aqui sempre esteve aberto para fortalecer o diálogo entre governo e população, e também para auxiliar o governo a garantir a máxima transparência a seus trabalhos.
Críticas ou discordâncias não diminuem a torcida para que o governo - seja ele qual for - alcance os melhores resultados possíveis.
Ao contrário, elas são justamente uma manifestação prática deste anseio.
Atualizando
O deputado estadual Wanderson Nogueira telefonou ao colunista na tarde de sexta-feira, 18, para atualizar o andamento de algumas questões pertinentes ao hospital de oncologia, na Ponte da Saudade.
Vindo à tona
O Palácio Guanabara mais uma vez não honrou o prazo combinado para remeter à Caixa Econômica Federal os documentos necessários à liberação dos recursos junto ao Ministério da Saúde.
A Procuradoria, todavia, assegura que até o fim da semana que vem essa etapa será cumprida.
Agora vai?
Na prática, é importante que o leitor entenda, para a Caixa a obra no hospital jamais chegou a começar.
Os recursos investidos aqui saíram dos cofres estaduais, e não renderão qualquer contrapartida, uma vez que não estavam respaldados pelos trâmites burocráticos.
Ao menos, ao que consta, o processo de liberação dos recursos federais para a realização da obra parece agora bem encaminhado.
Resta equacionar como será bancada a administração da unidade, quando pronta.
Nunca é tarde
A preciosa Casa dos Pobres São Vicente de Paulo realiza neste domingo, 20, seu arraiá beneficente.
A festa começa às 10h e segue até o fim da tarde, com direito a várias opções de alimentação, diversão para crianças, shows com Os Bartira e Trio Serra Mar, leilões e muito mais.
Uma ótima opção, enfim, para quem gosta de unir o útil ao agradável.
Opções
Aliás, se a ideia é ser solidário, não faltam opções em Nova Friburgo.
Cabe informar, por exemplo, que desde o dia 1º de agosto até o fim deste mês, o campus de Nova Friburgo da Universidade Estácio de Sá está coletando agasalhos, alimentos e material de higiene pessoal.
Trote do bem
A ação faz parte do Trote Solidário do segundo semestre deste ano e toda a comunidade está convidada a participar.
As doações devem ser feitas no próprio campus (Rua José Acurcio Benigno 116), sempre das 9h às 21h, na sala de matrículas.
Todo o material recolhido será encaminhado para a clínica psiquiátrica Santa Lúcia.
Respostas
Começando nossa lista de vencedores pelo desafio da luminária na entrada do Country Clube, faltou registrar a resposta certa enviada pela querida Rosemarie Künzel.
A nossa “invicta” também encabeça a lista de acertadores da foto publicada na coluna de sexta-feira, 18, mostrando a fachada da Real Banda Euterpe.
Além dela, também acertaram os parceiros Stenio de Oliveira Soares, Silvio Poeta, Rodrigo Inácio e Girlan Guilland, que compartilhou o convite a seguir.
Melhor legado
Neste sábado, 19, a partir das 16h, acontece o recital dos alunos da Escola de Música Samuel Antônio dos Santos, na própria sede da Euterpe.
A apresentação é de grande importância, pois apresenta à sociedade parte deste que é o maior legado de nossas bandas centenárias: a formação de jovens músicos.
Meninos e meninas tocados (e protegidos) pela arte, que já chegam à adolescência tendo uma profissão, e muito conhecimento sobre disciplina e trabalho em equipe.
Vale curtir e prestigiar.
Pergunta
A foto que ilustra o desafio deste fim de semana está muito bem enquadrada, e foi enviada pela leitora Lídice Maria do Amaral Cardinot.
E aí: os amigos conseguem dizer o que ela retrata, abaixo de nosso firmamento?
Boa sorte, e um ótimo fim de semana a todos.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário