Colunas
Primeiro desafio
Para pensar:
“É preciso ter dúvidas. Só os estúpidos têm uma confiança absoluta em si mesmos.“
Orson Welles
Para refletir:
“Longe um trinado.
O rouxinol não sabe
que te consola.”
Jorge Luís Borges
Primeiro desafio
Frequentemente, quando descrevem os desafios de recuperar a gestão pública, gestores recorrem à metáfora da pessoa que se dispõe a trocar os pneus do carro com ele em movimento.
E não deixa de ter algo de verdade nisso.
Ao que parece, a nova gestão da Saúde pode estar sendo confrontada com sua primeira grande crise.
E será interessante observar como se sai na troca desse pneu.
Alerta
Assim como havia feito no último domingo, 18, o vereador Wellington Moreira voltou a entrar em contato com o colunista na tarde desta terça-feira, 20, a fim de narrar novos episódios alarmantes relacionados à rede elétrica do Hospital Municipal Raul Sertã.
De acordo com o presidente da Comissão de Saúde de nossa Câmara Municipal, diversas alas do hospital sofreram interrupções na disponibilidade de energia ao longo do dia.
Em alguns locais, o evento foi apenas momentâneo.
Em outros, porém, declarações dão conta de aproximadamente meia hora no escuro.
Sinais
A situação já seria suficientemente alarmante se não viesse acompanhada de relatos de medo por parte de alguns funcionários, relacionados a chiados e sinais de que a fiação interna pode estar numa condição de sobrecarga.
Depoimentos indicam, por exemplo, que ao menos uma geladeira e um freezer teriam sido danificados pelo problema registrado no domingo, e que nesta terça-feira, 20, as sessões de hemodiálise, por exemplo, teriam sido encerradas antes do horário previsto em função dos problemas com energia.
Importante
O presidente da Comissão de Saúde está verdadeiramente preocupado com esta situação, e pede que seja levado a sério.
Diante de tal situação, a coluna entende que a nova gestão da Saúde faria muito bem ao providenciar o quanto antes uma minuciosa vistoria na parte elétrica do hospital, não apenas para identificar e resolver eventuais fragilidades estruturais, mas também como forma de tranquilizar pacientes, acompanhantes e profissionais.
Este espaço naturalmente se coloca à disposição para ajudar no que lhe seja possível.
Demandas regionais
E já que falamos sobre Saúde, cabe um registro importante.
O deputado estadual Alexandre Knoploch (PSL/RJ) intermediou na segunda-feira, 19, uma reunião entre o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, e prefeitos e secretários municipais de Saúde de cidades da Região Serrana.
Entre as principais pautas do encontro, a retomada das obras do Hospital de Oncologia, aqui em Nova Friburgo, e as demandas individuais de cada município.
O encontro também lançou as bases para a volta do Consórcio Intermunicipal de Saúde CIS-Serra, que contará com representantes dos 15 municípios da região.
Presenças
Compareceram ao encontro os prefeitos de Santa Maria Madalena, Carlos Alberto de Matos Botelho; Nova Friburgo, Renato Bravo; Teresópolis, Vinícius Claussen; Duas Barras, Luiz Carlos Botelho Lutterback; Cordeiro, Luciano Ramos Pinto e de Sumidouro, Eliésio Peres da Silva.
E também os secretários municipais de Saúde de Cordeiro, Vânia Lúcia Vieira Huguenin; Cantagalo, Márcio Barbas; Trajano de Moraes, Lucas Esteves; Bom Jardim, Carlos Spitz, e de Macuco, Adivar de Souza Silva.
Contra a maré
O resultado final do edital 08/2019 da Faperj, para apoio a equipes discentes em projetos de base tecnológica para competições trouxe duas rubricas direcionadas ao IPRJ, precioso braço da Uerj em Nova Friburgo.
Algo digno de nota, neste momento tão desfavorável à pesquisa e à produção de conhecimento em nosso país, e mais especificamente ainda no Rio de Janeiro.
Projetos
O professor Ângelo Mondaini Calvão conseguiu R$ 37.729,09 a serem investidos - vejam só! - em foguetemodelismo
Já o professor José Humberto Zani conseguiu R$ 38.403,57 para o projeto de Mini Baja, voltado a competições de caráter educacional.
O espaço na coluna fica aberto para que os resultados de tais investimentos sejam apresentados ao público.
Belas artes
A renomada artista plástica carioca Dila Vidal, cujo trabalho ilustra muitos cenários na Rede Globo e na GNT, sobe a serra nos próximos dias 23 e 24, sexta e sábado, para ensinar algumas das técnicas de sua arte.
As aulas acontecem das 13h30 às 18h na Usina Cultural Energisa, limitadas a seis pessoas por turma.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (22) 999161734.
Por falar nisso...
E já que mencionamos a Usina Cultural, ela continua a abrigar a bela exposição “Afetos”, do artista plástico friburguense Bê Sancho.
A mostra será encerrada no dia 6 de setembro, e definitivamente merece a visita dos amantes da arte.
Debatendo 2020
O ex-deputado estadual Wanderson Nogueira será o convidado desta semana da Aliança Democrática Municipalista, na condição de pré-candidato a prefeito em 2020.
A conversa acontece às 15h, na sede do Nova Friburgo Futebol Clube.
Nova direção
O prefeito Renato Bravo anunciou na manhã desta terça-feira, 20, que Ricardo Barcelos, empresário do ramo de eventos, é o novo secretário municipal de Turismo.
O cargo estava vago desde que Pablo Sprei pediu exoneração, no dia 31 de julho.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário