Colunas
Previdência
Para pensar
“Tão pobres somos que as mesmas palavras nos servem para exprimir a mentira e a verdade.”
Florbela Espanca
Para refletir
“A palavra é prata, o silêncio é ouro.”
Provérbio árabe
Previdência (1)
Na sessão da última quinta-feira, 6, a Câmara Municipal de Nova Friburgo, mais uma vez, se posicionou diante de questões de competência nacional, colocou-se contrária às reformas trabalhista e da previdência, nos moldes em que foram propostas no Congresso Nacional.
Em oportunidades anteriores, mesmo vereadores de partidos que apoiam as medidas já haviam lamentado a postura de suas siglas em esfera nacional.
O que, claro, não significa que, estando lá, teriam feito diferente.
Previdência (2)
Uma das vozes ouvidas naquela noite foi a de Jéssica Naime, supervisora técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O colunista teve oportunidade de conversar com Jéssica antes de seu pronunciamento, e fez a pergunta que lhe parece crucial para entender este assunto: afinal, a seguridade opera com déficit ou superavit? Onde estão esses números, para que essa discussão insólita possa ser encerrada de maneira definitiva e convincente?
Previdência (3)
O Massimo não ficou surpreso quando Jéssica disse que tais indicadores não são divulgados de maneira detalhada, e que “ninguém sabe ao certo” qual é a realidade.
Ora, essa é uma situação absurda, sobretudo quando o futuro desta e das próximas gerações está sendo decidido com base em argumentos cujo respaldo carece de transparência.
Ter acesso a todos esses números de maneira rigorosamente detalhada é o mínimo que se espera quando o governo se esforça para que o cidadão contribua durante 49 anos de sua vida…
Alô, Santa Luzia!
O prefeito Renato Bravo e o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Cruz, visitaram juntos, na manhã de terça-feira, 11, a localidade de Santa Luzia, a fim de ouvir as demandas apresentadas pelos moradores.
Entre as solicitações, a comunidade pediu que a manutenção do bairro seja feita com um encarregado e dois trabalhadores braçais, e também que sejam elaborados os projetos de construção de uma praça e de uma quadra para os moradores.
Respostas
Até o fechamento desta coluna, o Massimo havia recebido três respostas corretas para o desafio publicado terça-feira.
A indefectível Rosemarie Künzel acertou mais uma: “Essa linda Estação Ferroviária em Riograndina foi muito bem restaurada e aproveitada para atividades de educação e cultura. Um bom exemplo!”.
O parceiros Ocimar Teixeira e Ângelo Rangel também somaram mais pontos no campeonato, com respostas certeiras.
Pergunta
O colunista quer ver, no entanto, se alguém acerta essa imagem de hoje.
O clique - cheio de personalidade - é do amigo Henrique Pinheiro, e isso é tudo que o colunista dirá sobre a foto.
Boa sorte a todos!
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário