Colunas
Presidente da Comissão de Saúde critica governo
terça-feira, 18 de março de 2014
PROTESTO NO AMPARO (1)
Tão logo assumiu a Secretaria de Saúde, Luis Fernando Azevedo afirmou que as obras no posto de saúde de Amparo estão sendo retomadas.
O anúncio, no entanto, não bastou para acalmar os ânimos no protesto realizado na Praça do Sorvete, sexta-feira passada.
Nem tampouco impediu que o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Renato Abi-Ramia, fizesse duras críticas à administração da pasta no atual governo.
PROTESTO NO AMPARO (2)
"Essa obra (no posto de saúde de Amparo) deveria ter terminado um ano atrás. E está aí, parada. A comunidade sofrendo, passando por grandes dificuldades. Agora eles começaram a marcar consultas... Eu nunca vi unidades com características da estratégia de saúde da família marcarem consulta. Não é essa a filosofia. A saúde em Friburgo, infelizmente, está no fundo do poço.”
"O governo vai ter que acordar em relação à saúde, ver que as pessoas estão morrendo. A mortalidade aumentou, a morbidade é crescente, o Hospital Raul Sertã está falido, a maternidade nunca esteve tão ruim quanto está agora, não existe estratégia sobre a família, não existe ambulatório, atendimento aos doentes crônicos, nada.”
PROTESTO NO AMPARO (3)
Renato Abi-Ramia comentou também a troca de secretários.
"Não acredito que vá mudar nada. Na época, o atual secretário defendeu a nomeação do secretário anterior, uma pessoa ligada umbilicalmente a uma Organização Social, um sujeito que não sabe nem lidar com os funcionários, como ficou claro pelo vexame que ele deu na UPA.”
"Se dependesse de mim, o PMDB até saía do governo. Já fiz essa sugestão, e não vislumbro qualquer possibilidade de melhoria. Nenhuma expectativa.”
GREVE DA EDUCAÇÃO (1)
Está marcada para hoje, às 14h, nova assembleia do Sepe.
Os profissionais municipais da Educação vão discutir a continuidade ou não da greve da categoria, a partir da contraproposta apresentada pela secretária interina da pasta, Patrícia Pimentel.
A reunião com a secretária ocorre pela manhã.
GREVE DA EDUCAÇÃO (2)
Além do prejuízo evidente à formação dos alunos e aos planos dos profissionais em relação a férias, a greve da educação tem provocado, também, diversas saias-justas nos bastidores.
Na sessão da última quinta-feira, 13, diante de um auditório lotado por ativos representantes do Sepe, vereadores da base governista manifestaram apoio entusiasmado tanto às reivindicações, quanto à legitimidade do Sepe enquanto representação sindical da categoria.
GREVE DA EDUCAÇÃO (3)
O Executivo, enquanto isso, reproduzia parecer da Procuradoria Geral do Estado, respaldando o Sinsenf como representante do funcionalismo municipal, incluindo aí os profissionais da educação.
Entre os argumentos, consta a própria decisão judicial de 2012 favorável ao encaminhamento dos valores das contribuições ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, e não ao Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado.
GREVE DA EDUCAÇÃO (4)
Na aparência, portanto, a representação e a greve dos profissionais da educação é assunto que deixa a Prefeitura e a bancada governista na Câmara em lados opostos da mesa de discussões.
Vale conferir como a situação evolui.
Até porque, as aulas precisam recomeçar o quanto antes, não é mesmo?
INÍCIO POSITIVO
Começou bem o esforço pela recuperação da Alunos do Samba.
Cerca de 100 pessoas apareceram na sede da agremiação para receber a nova diretoria e tomar conhecimento de como funcionará a quadra de ensaios.
O colunista espera que a união cresça e que em 2015 a escola de Conselheiro Paulino enriqueça o carnaval serrano com seu desfile.
POR FALAR NISSO... (1)
E já que o assunto é Conselheiro, não param de pingar mensagens revoltadas na caixa de e-mails do Massimo, protestando contra a Águas de Nova Friburgo.
A turma está revoltada com a destruição do asfaltamento — de ótima qualidade, vale ressaltar — na obra mais recente realizada no distrito.
Na junção com a ponte, na Rua João Alberto Knust, o desnível resultante tem até gerado situações de risco.
POR FALAR NISSO... (2)
"Eu fico revoltada”, afirmou uma moradora. "Conselheiro esperou a vida inteira por esse calçamento e quando a reivindicação é atendida, vem a concessionária e faz esse estrago. Isso é um desrespeito com a população”.
Outro leitor afirmou que o trecho ficou "horrível, com valas”, e questiona por que a empresa não é obrigada a deixar o capeamento como estava antes.
Um questionamento bastante antigo, aliás.
FRIZÃO NA BRIGA
A vitória por 1 a 0 sobre o Resende manteve vivas as pequenas chances do Tricolor da Serra na briga por uma vaga na Copa do Brasil de 2015.
O maior objetivo do clube, no entanto, é manter um time forte para a Copa Rio, para já começar o ano que vem com uma vaga na Série D.
Sob todos os aspectos, são ótimos resultados para um clube que, ao contrário de seus rivais diretos, não conta com apoio municipal.
A título de exemplo, a folha de pagamento do Resende, que ainda corre o risco de ser rebaixado, é quatro vezes maior que a do Frizão.
LUGAR DE LIXO...
É no lixo.
Uma moradora do Cônego, no entanto, flagrou essa enorme quantidade de objetos jogados na grama da principal praça do bairro, quase em frente à Igreja de Sant’Anna.
Detalhe: a lixeira, logo ao lado, estava vazia no momento do registro.
Quem age assim não pode reclamar de ninguém, entende?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário