Colunas
Ponto no Raul Sertã
Para pensar
“Sem os males que contrastam os bens, não nos creríamos jamais felizes por maior que fosse nossa felicidade.”
Marquês de Maricá
Para refletir
“Conhecer o caminho não dispensa o percurso.”
Provérbio francês
Ponto no HMRS (1)
Conforme a coluna havia antecipado em primeira mão, o governo municipal resgatou mesmo o controle de ponto no Hospital Municipal Raul Sertã, a fim de controlar a assiduidade dos profissionais que integram o quadro de nossa principal unidade de Saúde.
A medida evidentemente conta com a simpatia da população e teve apoio decisivo do empresário Jairo Wermelinger, influente conselheiro do prefeito Renato Bravo.
Ponto no HMRS (2)
Todavia, ficou claro na manhã desta sexta-feira, 3, que como acontece em qualquer mudança, alguns ajustes terão de ser feitos.
Ainda nas primeiras horas da manhã o celular do Massimo já estava cheio de fotos e depoimentos dando conta de que alguns profissionais ficaram mais de uma hora na fila que se formou para colher as assinaturas, o que obviamente vai na contramão do objetivo da medida, que é garantir a prestação do melhor serviço possível aos pacientes.
Ponto no HMRS (3)
Da mesma forma, quando a fila se arrasta desta maneira, a própria precisão em relação ao horário de chegada dos funcionários fica completamente comprometida.
Muitas foram as vozes que lembraram a existência do ponto eletrônico, que precisaria ser consertado.
Talvez esteja aí uma solução mais satisfatória ao problema.
Dilema
A utilização do ponto tem relação direta com outra situação delicada: o prometido desconto salarial por faltas não justificadas.
Resta ver se a promessa será cumprida, sobretudo num momento de transição em que o sistema de controle ainda não está funcionando perfeitamente.
Semana intensa (1)
A semana que ora se inicia reserva algumas pautas bastante importantes ao Legislativo municipal, que devem merecer a atenção do cidadão que se importa com os rumos da cidade.
Na terça-feira, dia 7, o plenário irá deliberar, em segunda discussão, o pacote de emendas à Lei Orgânica que busca adequar nossa principal peça legislativa ao novo regimento da Casa, a fim de que o concurso público da Câmara não seja realizado em situação precária, judicialmente falando.
Lembrete
O mesmo pacote de emendas inclui uma importante proteção de nosso sistema de saúde pública à ação de interessados em terceirizar a administração de largas fileiras do Raul Sertã, do hospital Maternidade e outras unidades da rede.
Resta ver se as opiniões manifestadas dez dias atrás continuam valendo.
Semana intensa (2)
Já na quinta-feira, 9, a Câmara Municipal de Nova Friburgo vai realizar, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, sessão Ordinária de Debate Especifico sobre a Uerj, “visando discutir a essencialidade da respectiva instituição universitária para o desenvolvimento municipal e regional, além da grave situação em que se encontra, especificamente o campus Nova Friburgo”.
Semana intensa (2)
A sessão terá início às 18h, como de hábito, e o colunista pode afirmar que não apenas a direção do IPRJ, mas a própria reitoria da universidade, foi ou será convidada a comparecer.
Os vereadores estão convidando toda a população, “especialmente educadores, pais e estudantes, para lotar o teatro e juntos reivindicarmos soluções positivas para a Uerj”.
Pé de ouvido
Cá entre nós, resta saber se todos os 21 vereadores atuais ainda estarão juntos quando acontecerem estas atividades.
Fontes quentes sugerem que um deles já teria sido convidado a assumir a mesma secretaria que nos últimos dias andou recebendo a tal visita do passarinho que anuncia demissões.
É esperar para ver.
Dica
Se você é suplente e tem o mesmo apelido que um famoso ex-boxeador, é bom ter um terno pronto para possíveis surpresas...
Ligação eterna (1)
Ao que parece, por motivos diversos o vereador até pode deixar a Câmara, mas a Câmara nunca deixa o vereador.
Neste início de 2017, o Massimo tem recebido informações valiosas a partir de diversos vereadores da legislatura passada, que neste momento não integram o plenário.
Marcelo Verly, por exemplo, tem reportado todas as ações ocorridas em relação à Uerj e ao IPRJ, ao passo que Eder Carpi - eterno Ceará - continua na ativa, e logo será tema de notícias aqui também.
Ligação eterna (2)
Pois bem, o ex-vereador Gabriel Mafort, que dias atrás chamou atenção para o plantio não planejado de mudas às margens do Rio Bengalas, agora questiona, com direito a muitas fotos, a exclusão de aproximadamente 15 vagas para carros nas proximidades da Creche São José e do posto de saúde, em Conselheiro Paulino.
De acordo com Gabriel, o espaço estaria sendo utilizado para a manobra de carretas, causando dificuldades a comerciantes e frequentadores da creche e do posto.
Espaço aberto à Smomu, caso tenha informações de interesse público sobre o caso.
Ligação eterna (3)
Já o ex-vereador Cláudio Damião, autor da proposta da Tribuna Livre, vejam só, acaba de protocolar um pedido para fazer uso deste mesmo direito, que a Câmara garantiu a qualquer cidadão, durante a reforma de seu regimento.
O mundo dá voltas.
Damião também protocolou ofício junto à secretaria de Educação, cobrando a aplicação de lei de sua autoria que institui as olimpíadas de Português e Matemática na rede municipal de ensino.
Pelas mulheres (1)
Quem frequenta as redes sociais sabe bem que o próximo dia 8 de março deve se diferenciar de anos anteriores e apresentar atividades coordenadas em todo o mundo para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
Em Nova Friburgo não deve ser diferente.
As mulheres que integram o mandato do deputado federal Glauber Braga vão fazer um evento “para marcar o dia de luta pelo direito das mulheres e contra os retrocessos”.
Pelas mulheres (2)
Por aqui não será convocada greve, e sim um “dia de luta, de diálogo, de debate e de informações”.
Para tanto será realizada uma Roda de Conversa, às 17h, na antiga rodoviária urbana.
Pelas mulheres (3)
Entre as facilitadoras do debate estão confirmadas as falas de Maria Adélia Mielli, sobre a importância da militância feminina; Mônica Leal, falando sobre a importância do empoderamento feminino, e a quebra de paradigmas ao se tornar a primeira mulher a ocupar a Presidência da Ordem dos Advogados na cidade; Wilma Constantino, falando sobre os mais diversos tipos de violência, a legislação em defesa da mulher, como as denúncias podem e devem ser feitas e o trabalho que a Ordem dos Advogados de Nova Friburgo faz na cidade em defesa das mulheres.
Pelas mulheres (4)
A lista continua com Elenice Clemente, falando sobre a quebra paradigmas, dificuldades, preconceitos que as mulheres negras sofrem historicamente e os caminhos de mudança; Mica Borba, falando sobre parto humanizado e a importância do trabalho das doulas junto às mulheres e famílias; Maria Helena Moraes dos Santos, falando do trabalho e da luta da ONG, a saúde da mulher e a importância da prevenção contra o câncer de mama; e Keli Moraes, falando da luta dos movimentos feministas contra os retrocessos e retiradas de direitos.
Aspas
“O protagonismo é das mulheres. Nós estamos organizando tudo juntas, tivemos a preocupação de ampliar o debate em diferentes vertentes, convidar mulheres empoderadas para dividir as suas mais diferentes experiências. Mas, acreditamos que a luta pelo direito das mulheres e contra os retrocessos tem que ser um movimento de todos. Por isso, os homens são muito bem-vindos a participar do debate e construir junto com a gente, a sociedade justa que tanto defendemos”, declarou a jornalista Tamara Castro, coordenadora de comunicação do mandato do deputado Glauber e uma das organizadoras do evento.
Alerta vermelho
O hemocentro do Raul Sertã continua necessitando de sangue.
A todos que puderem doar, o colunista agradece de antemão.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário