Pesquisa: 57,8% reprovam governo

sábado, 01 de julho de 2017

Para pensar

“Se a hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude, o cinismo é a afirmação ostensiva do vício como virtude.”

Olavo de Carvalho

Para refletir

“Quem não conhece a verdade não passa de um tolo; mas quem a conhece e a chama de mentira é um criminoso!"

Bertolt Brecht

Descumpriu

Durante a reunião da Comissão de Orçamento da Alerj nesta quinta-feira, 29, o deputado estadual Comte Bittencourt (PPS) anunciou que votará contra as contas de 2016 do governo estadual.

O posicionamento do líder do PPS na Casa tem como embasamento o “descumprimento da aplicação pelo Executivo do mínimo constitucional de 25% em Educação. O Executivo também não repassou os 2% de recursos a que a Faperj tem direito”.

Aspas

“Mais uma vez esse governo desrespeita a Constituição Federal e não aplica os recursos mínimos definidos pela legislação em Educação. Ao fim do exercício de 2016 houve descumprimento fiscal verificado na área da Educação, onde o Executivo não aplicou o mínimo constitucional de 25%, gerando um déficit na área. As áreas de inovação, ciência e pesquisa do estado também foram comprometidas, já que os 2% a que a Faperj tem direito não foram repassados."

Emendas (1)

Parece filme repetido, mas não é não.

Mais uma vez o prazo determinado para a tramitação burocrática de consolidação de emenda parlamentar do deputado federal Glauber Braga terminou sem que tudo estivesse concluído.

E, mais uma vez, o colunista pode assegurar que esta verba, para estrutura esportiva no Terra Nova, não foi perdida.

Emendas (2)

A cláusula suspensiva que falta será emitida pela Caixa Econômica em algum momento da próxima semana.

A responsabilidade não está nas mãos do município, e o colunista pode assegurar que a situação irá se resolver.

Existe muita coisa errada acontecendo em Nova Friburgo atualmente. Mas o que está certo precisa ser reconhecido.

Números finais

A sondagem de opinião sem fins estatísticos promovida pelo Grupo de Acompanhamento de Políticas Públicas e Execução Orçamentária (Gappeo) encerrou ao meio-dia desta sexta-feira, 30 de junho, sua coleta de respostas a respeito da administração municipal ao longo do 1º semestre de 2017.

Aprovação

Ao todo, 1.082 pessoas participaram da consulta, mas nem todas responderam a todos os questionamentos.

Na pergunta sobre aprovação/reprovação, por exemplo, foram computadas 1.049 respostas.

Dessas, 606 (57,8%) reprovam os primeiros seis meses da administração, 354 (33,7%) consideram regular, 71 (6,8%) aprovam o trabalho realizado até aqui, e 18 (1,7%) disseram não se interessar pelo tema.

Saúde

A Saúde foi apontada, por larga margem, como o setor de pior administração dentro da Prefeitura.

Das 1.022 pessoas que se manifestaram a este respeito, a pasta foi a opção de 612 (59,9%) votantes.

Obras de pavimentação (11,1%) e trânsito (8%) completaram o pódio das maiores decepções.

Concessões

Entre as concessões, a de transporte coletivo foi apontada de maneira quase unânime como aquela que presta o pior serviço.

Entre as 1.036 respostas enviadas, 901 (87%) davam esta indicação.

Em segundo, com 120 votos (11,6%), veio a concessionária de água e esgoto.

Apenas 15 pessoas (1,4%) apontaram a coleta de lixo como o pior serviço concedido na cidade.

Quando a pergunta é sobre o melhor serviço, o cenário se inverte: lixo em primeiro (81,7%); água e esgoto em segundo (16,8%), e transporte coletivo (1,5%).

Fiscalização

Quanto à fiscalização aplicada a tais prestadores, 34,9% a consideram inexistente; 44,7% dizem que é fraca; 16,1% acreditam que é regular; 3,6% dizem que é boa e 0,7% a consideram ótima.

Sinais

Obviamente, cabem diversas interpretações a estes e outros dados levantados.

Mas a principal delas é a de que a população está muito mais atenta do que algumas pessoas gostariam de acreditar.

A falta de entusiasmo com a fiscalização, por exemplo, é coerente com a forma como a subsecretaria pertinente tem sido contornada em diversos procedimentos que seriam de sua alçada.

Dúvida

O Massimo faz uma pergunta sincera a seus leitores.

Quando um político - um vereador de votação pouco expressiva, por exemplo - negocia cargos para difamadores profissionais, orientando a criação de perfis falsos em grupos de WhatsApp a fim de que seu trabalho seja elogiado de alguma maneira, esta pessoa está chamando o povo de quê?

De “Jênio”?

Dia de cooperar (1)

A Cooperativa de Trabalho Educacional, Escola Fribourg, realiza neste sábado, 1º de julho, das 9h às 13h, o Dia C Serrano, na Praça Demerval Barbosa Moreira.

A ação social faz parte das celebrações do Dia de Cooperar e conta com o apoio do Sistema OCB/RJ, da Prefeitura e da Unimed Nova Friburgo.

O projeto consiste na “divulgação do cooperativismo aliado à prestação de serviços à comunidade, com o objetivo de mostrar que por meio da cooperação é possível encontrar uma saída para a crise econômica”.

Dia de cooperar (2)

O Dia C Serrano contará com atividades e serviços como recreação infantil com contação de histórias, roda de capoeira, orientações sobre a saúde da mulher e diabetes, aferição de pressão e glicose, assessoria jurídica, além da divulgação dos serviços oferecidos pelas cooperativas da região.

Haverá também a realização das campanhas “Leite também aquece” e “1, 2, feijão com arroz, 3, 4, amor no prato”, que buscam a arrecadação de alimentos para instituições de caridade.

Aspas (2)

“O Dia C sempre nos traz bons resultados. A cada ano contamos com a participação de mais voluntários e colaboradores. Nossas campanhas já são conhecidas e aguardadas pela comunidade”, explicou Esther Araújo, conselheira presidente da Escola Fribourg.

Presenças

Estarão presentes as seguintes cooperativas: Unimed Friburgo; Capsul – Cooperativa Agropecuária de Sumidouro; CRL Mulher – Cooperativa da Mulher Rural Legal de Nova Friburgo; Cooptraptererj – Cooperativa de Trabalho de Teresópolis; Coopcoterio – Cooperativa de Consumo de Nova Friburgo; Coopbanf – Cooperativa de Consumo de Nova Friburgo; Uniodonto Friburgo – Cooperativa de Saúde Dental de Nova Friburgo; Cooperativa Agropecuária de Macuco; Sercoopban – Cooperativa de Consumo de Nova Friburgo; Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Friburgo; Unicoop/Nf – Cooperativa de Transporte de Nova Friburgo.

Respostas

O detalhe fotografado por Regina Lo Bianco e publicado na edição de sexta-feira, 30 de junho, driblou alguns dos craques que têm acertado praticamente tudo na coluna.

Até o fechamento desta edição, a coluna havia recebido respostas corretas apenas por parte de Silvio Poeta e da invicta Rosemarie Künzel, que disse: “o detalhe localiza-se no sobrado da esquina da Rua Monte Líbano e o início da Av. Alberto Braune, em cima de uma sapataria. Esse prédio foi pintado recentemente e ficou muito bonito!”

Como de hábito, eventuais respostas recebidas antes da divulgação “do gabarito” serão publicadas em nosso próximo encontro.

Pergunta

A coluna é dos leitores, e o desafio também.

O parceiro Stenio de Oliveira Soares, que quase todos os dias envia respostas certas aos desafios, entrou na brincadeira e mandou uma imagem para os colegas identificarem.

E aí, quem sabe dizer onde ele registrou este detalhe?

Boa sorte, e um ótimo fim de semana a todos.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.