Parabéns

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Para pensar:

“Uma alma sem respeito é uma morada em ruínas. Deve ser demolida para construir uma nova.”

Código Samurai

Para refletir:

“Um indivíduo ignorante é inimigo de si próprio.”

Provérbio sírio

Parabéns

O colunista - tricolor de coração, como os frequentadores deste espaço sabem bem - não poderia abrir os trabalhos desta semana sem dar os parabéns aos leitores flamenguistas, que vivenciaram o fim de semana mais vitorioso em toda a centenária história do mais amado do Brasil.

Este tem sido um ano histórico para os rubro-negros, que será lembrado daqui a muitas e muitas décadas.

E, claro, ainda não acabou.

Jeito certo

Aliás, até mesmo pela possibilidade concreta da conquista de mais um título mundial, talvez caibam também algumas considerações.

Especialmente no sábado, 23, durante a muito justa comemoração pela dramática conquista da Libertadores, alguns excessos acabaram sendo cometidos como detalha reportagem na página 3 desta edição.

A lei municipal que proíbe fogos de artifício com estampido, por exemplo, foi solenemente ignorada, inclusive nas proximidades de nossos hospitais.

A conquista do Brasileirão, no dia seguinte, mostrou que é possível festejar sem cruzar essa linha.

Cuidado necessário

Quem caminhou pelas ruas nesta segunda-feira, 25, também se deparou com muitos cacos de vidro pelas calçadas, remanescentes de garrafas quebradas.

Uma situação um tanto perigosa, especialmente para animais de rua e crianças, que talvez seja inevitável em comemorações desta natureza, mas que demanda o máximo de cuidado para que não ocorra em grande escala.

Todo cuidado, claro, é sempre bem-vindo.

Golaço

Aliás, a população friburguense marcou um golaço no último sábado, 23, ao lotar as dependências do hemocentro do Hospital Raul Sertã, aproveitando plenamente o funcionamento especial do espaço para reforçar a coleta de sangue.

Para quem se vê obrigado a dar tantas notícias tristes, é o tipo de acontecimento que renova as esperanças, e chega a emocionar.

Parabéns a todos os envolvidos, desde a Secretaria de Saúde a todos os doadores, passando por quem trabalhou na empreitada.

Bem representados

Encerrando - por hoje - a rodada de congratulações, a coluna registra que a friburguense Ilona Szabó foi convidada a palestrar em Harvard nesta segunda-feira, 25, sobre o tema “Segurança Pública e o Destino da Democracia no Brasil”.

A moderação do evento coube ao urbanista Washington Fajardo, possível pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro.

Mal necessário

A coluna levanta há muitos anos a bandeira do combate à violência no trânsito, e aceita com resignação a proliferação de radares, quebra-molas e redutores, ciente de que ela reflete nossa imaturidade social, mas acaba gerando efeitos positivos sobre quem é incapaz de se portar com bom-senso ao volante.

No último domingo, 24, no entanto, o colunista passou por uma situação que merece atenção, e possivelmente já deve ter ocorrido também com outras pessoas.

Erro de leitura

Ao cruzar o medidor de velocidade recentemente instalado na Avenida Engenheiro Hans Geiser, a não mais do que 45 km/h, o indicador digital registrou 141 km/h.

O colunista aguarda para ver se será multado em decorrência deste erro de medição, e fica curioso para saber como alguém deve proceder em situação semelhante.

Se alguém puder e quiser ajudar a esclarecer a situação, a coluna agradece antecipadamente por qualquer colaboração.

Black Friday

Desde o início de novembro, empresas friburguenses voltadas ao comércio eletrônico vêm operando com comprometimento máximo voltado às ofertas da Black Friday, a ser realizada na próxima sexta-feira, 29.

Apesar da proximidade, a data apresenta características distintas do Natal, na medida em que o consumidor geralmente adquire produtos de maior valor, na maioria das vezes para si mesmo, e por isso muitas vezes opta pela internet, onde a oferta de variedades é inevitavelmente maior.

Perfis diferentes

Já no Natal a busca maior é por presentes, geralmente de valor mais baixo, e escolhidos a partir da disponibilidade do comércio local.

Por isso, para quem trabalha com e-commerce - e Nova Friburgo está muito bem representada neste setor - o fim de novembro acaba sendo um período mais importante para o faturamento anual do que o próprio Natal.

Assim que tiver números a respeito da edição 2019 da data comercial, a coluna os divulga por aqui.

Será?

Semana passada, durante o mais recente encontro do MercoSerra, a representação da Unifeso manifestou abertamente seu interesse em iniciar operações em Nova Friburgo, a partir da identificação das carências de nossa cidade no campo das opções de formação profissional.

Vácuo

Um bom começo, a esse respeito, talvez fosse observar o vácuo deixado pela saudosa Faculdade de Filosofia Santa Doroteia na formação de professores.

E na opinião dos leitores, quais cursos de graduação ou pós-graduação fazem mais falta em nossa cidade?

De novo?

Parece notícia requentada, mas no último fim de semana foi registrado um novo caso de vandalismo na Estação Livre, desta vez com a quebra de um dos vidros laterais.

Parece evidente, a essa altura, que tem gente se sentindo muito segura para depredar o patrimônio público num dos pontos de maior movimento em nossa cidade, na certeza da impunidade e do anonimato.

De fato, já passamos da hora de pessoas começarem a responder de forma exemplar por esse tipo de atitude.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.