Outorgas onerosas

sábado, 20 de outubro de 2018

Para pensar:

"A primeira qualidade do estilo é a clareza."

Aristóteles

Para refletir:

“É fácil falar com clareza quando não se vai dizer toda a verdade.”

Rabindranath Tagore

Outorgas onerosas

Em meio a tantas pautas - vamos chamar assim - geradas pelas secretarias de Saúde e de Governo, algumas questões de grande interesse para a população acabaram ficando em segundo plano.

É o caso, por exemplo, das outorgas onerosas relacionadas à Secretaria de Meio Ambiente, sobre as quais pairam nuvens potencialmente tóxicas.

Esclarecimentos

Há que se esclarecer por completo tal situação, até mesmo porque as consequências podem ser muito sérias e abrangentes.

Afinal, se determinadas suspeitas vierem a ser confirmadas, muito peixe grande cairá na rede.

E são muitas as suspeitas, viu?

Inclusive com indícios de que folhas tenham sido substituídas em processos.

Explicações

Ninguém aqui está acusando ninguém, mas apenas enfatizando a pertinência de que o secretário compareça o quanto antes ao plenário da Câmara Municipal a fim de prestar os devidos esclarecimentos a nossos representantes diretos, os vereadores.

Uma convocação para este fim deve ser proposta nos próximos dias, e é muito oportuno que seja aprovada.

Cortando a carne (1)

O colunista foi procurado recentemente por um servidor concursado da prefeitura que não queria fazer uma denúncia, mas apenas desabafar.

Este servidor estava nitidamente emocionado e segurando as lágrimas, ao falar a respeito das pessoas que estão sendo exoneradas pela administração municipal, em cumprimento à (necessária) reforma administrativa acordada em termo de ajustamento de conduta (TAC) junto aos ministérios públicos do Trabalho e Federal.

Cortando a carne (2)

Ao anunciar as exonerações que iriam acontecer, a coluna lembrou que havia muita gordura a ser cortada antes que fosse necessário chegar à carne.

E de fato há.

É enorme a quantidade de nomeações políticas, muitas delas recebendo gratificação e atuando de forma, digamos, dispensável.

Tem, por exemplo, cidadão ganhando mais de R$ 7 mil para basicamente ficar em silêncio.

Exemplo

Durante sua hora livre na sessão da última quinta-feira, 18, o vereador Sérgio Louback citou o exemplo de uma técnica em enfermagem, grávida de sete meses, que estava no grupo do RPA (que recebe salários através de Recibo de Pagamento a Autônomo) e que teve seus vínculos encerrados.

Uma situação medieval, para dizer o mínimo.

Parece, enfim, que o governo está preferindo cortar órgãos vitais antes de mexer na gordura.

E não há como um organismo ser saudável desta forma.

Fará falta

Após o pedido de exoneração do ex-procurador Sávio Rodrigues, agora foi a vez do respeitado subprocurador de processos litigiosos, José Hélio Sardella Alvim, entregar o cargo.

É um desfalque de peso para a Procuradoria-Geral do Município.

Em campanha

O deputado estadual Comte Bittencourt, candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Eduardo Paes, tem reunião marcada com apoiadores aqui em Nova Friburgo nesta segunda-feira, 22, às 17h no Hotel Bucsky.

Seis dias, portanto, antes do segundo turno das eleições 2018.

Reta final

Alô, comunidade artística!

Está se encerrando o período para inscrições no Festival de Esquetes de Nova Friburgo, a ser realizado de 22 a 25 de novembro no Teatro Municipal Laercio Ventura.

Interessados têm até o próximo dia 31 para concorrer a uma das vagas, seguindo regras que podem ser vistas na página fenfnovafriburgo no Facebook.

A coluna havia se comprometido a registrar os nomes de empresas patrocinadoras, e a lista foi recentemente inaugurada pela farmácia Estação Saúde.

Capoeira inclusiva (1)

No próximo dia 27 será realizado o Festival Inclusivo da Arte Capoeira.

Durante a cerimônia, com início previsto para 14h, na Estação Livre, haverá o batizado e a troca de faixas dos alunos.

E estamos falando de alunos especiais. Eles fazem parte do projeto Abadá Capoeira, que atende pessoas com deficiência física ou mental.

Capoeira inclusiva (2)

O evento é organizado pelo professor Coala e pelo instrutor Bolinha, com a supervisão dos mestres Canguru e Camisa.

O jornalista Guilherme Alt, de A VOZ DA SERRA, foi convidado para compor a mesa de honra.

Pelo Conrado

Neste domingo, 21, acontecerá um bingo beneficente para ajudar o menino Conrado, que nasceu com uma deficiência rara e congênita, chamada Hemimelia Fibular, que se caracteriza pela ausência da fíbula e falta de dedos.

O evento acontece às 15h no Haras Kailua, em Conselheiro Paulino, e dará um Jepp Willys 1963, uma Yamaha Factor 2012 e um smartphone entre seus prêmios.

O valor da cartela é R$ 100.

Fala, leitor!

“Comunico a minha indignação com o fato de hoje (quinta-feira, 18) ter ligado para a Secretaria de Serviços Públicos, solicitando troca de uma lâmpada queimada na rua em que moro e ser informado, pela sempre gentil e atenciosa funcionária Ana Paula, que não ia ser possível pois, mais uma vez, não temos contrato com a firma que fazia tal serviço! Depois de ter passado quase um ano para trocarem algumas lâmpadas do meu bairro será que estamos voltando à mesma situação? Será feito mais um contrato emergencial? E o contribuinte como fica?”

Assina a mensagem o leitor Fernando Teixeira.

Respostas

Pouco após o fechamento da edição de sexta-feira, 19, a coluna recebeu respostas corretas para o desafio fotográfico proposto pelo mestre Eloir Perdigão, mostrando a Alameda Mariana Salusse, no final da Rua Farinha Filho, acesso ao Bairro Suíço,

Pontos anotados para Lauro Éboli e Igor Santos.

Parabéns aos dois.

Desafio

Fim de semana sem desafio não é fim de semana, correto?

Com as bênçãos da sempre generosa Regina Lo Bianco a coluna pergunta aos amigos o que é que estamos vendo nessa bela foto?

Boa sorte e bom descanso a todos.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.