Colunas
Opinião
Para pensar
“O burro fica encantado com seu próprio zurro.”
Provérbio armênio
Para refletir
“Um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se.”
Gabriel García Márquez
Atualizando
O Massimo falou na coluna de ontem sobre a doação de livros a ser promovida pela biblioteca da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia.
Pois bem, há novidades a este respeito.
FFSD (1)
O professor Ricardo Lengruber encontrou-se nesta segunda-feira com a querida Irmã Celma Calvão, diretora da Faculdade Santa Dorotéia, justamente para tratar do assunto.
De acordo com Lengruber, Irmã Celma explicou “que a decisão de doar os livros para particulares se deu depois de já haver feito doações para as bibliotecas do Colégio Nossa Senhora das Dores e do Seminário Diocesano, além de já ter também vendido alguns exemplares”.
FFSD (2)
Durante o encontro, Lengruber pediu que a anunciada doação fosse adiada, a fim de que sejam feitas novas tentativas de preservação da biblioteca, possivelmente incorporada a algum aparelho público.
O professor Lengruber também já procurou o secretário de Cultura, Marcos Marins, “que se mostrou muito solícito e solidário com a causa”.
Opinião
De fato, há mais do que uma inegável questão emocional envolvida, quando se pretende preservar parte preciosa do patrimônio de uma instituição que tem lugar cativo no coração de cada friburguense.
Não é preciso refletir muito para ver que todos ganham muito mais se o acervo permanecer unido e acessível à população, do que se cada um levar para casa um fragmento, que no máximo será lido uma vez antes de virar relíquia morta.
O Massimo apoia a iniciativa, e torce para que frutifique.
Bom exemplo
O Massimo faz questão de dar visibilidade a boas iniciativas, como forma de estímulo para que se repitam outras vezes.
Nos últimos dias a vereadora Vanderléia promoveu em sua zona de influência uma campanha de doação de sangue, agendada para a manhã desta terça-feira, 21.
A coluna está aberta a registrar atitudes semelhantes, venham de onde vierem.
Apoio municipal (1)
Já faz alguns dias, mas o registro é importante.
Na quarta-feira da semana passada, 15, os vereadores da Comissão de Educação e Cultura, Norival, Naim Pedro e Professor Pierre, acompanhados dos vereadores Jhonny Maycon e Nazareth Catharina, se reuniram com o diretor do Instituto Politécnico, professor Ricardo Barros, e também com o professor e ex-vereador Marcelo Verly.
Apoio municipal (2)
A reunião teve como objetivo ouvir as necessidades da Universidade neste momento de crise, “e conjuntamente estabelecer metas de apoio às instituições de nível superior do Estado, com atenção especial ao IPRJ, braço da Uerj em Nova Friburgo”.
Os vereadores já entraram em ação, por exemplo, com relação às demandas de água e energia elétrica.
Apoio municipal (3)
Além disso, também assumiram o compromisso de buscar apoio político em Brasília e apresentar requerimento para a realização de uma sessão ordinária de debate específico, junto à diretoria da Uerj em Nova Friburgo e demais membros da universidade.
Aspas
Esta é uma causa de todos, e é importante que toda a cidade esteja mobilizada para apoiar o Instituto Politécnico. Apesar de ser uma universidade estadual, a Uerj é fundamental para o desenvolvimento de Nova Friburgo e região”, argumentou o vereador Professor Pierre.
Inspiração (1)
Se é verdade que ainda carece de mobilização e estrutura, é igualmente certo que o polo audiovisual de Nova Friburgo vive momento de grandes inspirações.
Além do festival aprovado pela Lei Rouanet, têm sido muitos os cursos e cineclubes, administrados por pessoas realmente competentes.
Pois bem, o entusiasta da área pode anotar mais um evento imperdível na agenda.
Inspiração (2)
Nos dias 25 e 26 de março o diretor, documentarista, roteirista e professor Walter Lima Júnior oferecerá um workshop sobre direção de cinema documentário, lá na Casa dos Saberes, em São Pedro da Serra.
No dia 25 as atividades acontecem das 14h às 18h, e no dia 26 das 9h às 13h.
A realização está a cargo da 786 Filmes, a quem o colunista saúda pela iniciativa.
Lá e cá (1)
Muita gente talvez não se dê conta disso, mas o bicentenário de Nova Friburgo é também uma data de profundo significado para a comunidade helvética.
E não poderia ser diferente, dada a grandiosidade e a intensidade desta história de sacrifício, superação, saudade, esperança e dor, que une Brasil e Suíça justamente aqui, onde vivemos.
Lá e cá (2)
Não deve causar surpresa, portanto, que o prefeito Renato Bravo tenha recebido em seu gabinete o cônsul geral da Suíça, Giancarlo Fenini, e o cônsul geral adjunto, Christophe Vauthey, justamente “para alinhar o planejamento acerca das comemorações pelos dois séculos de Nova Friburgo.”
É o tipo de visita que não deixa margem para dúvidas com relação à seriedade do comprometimento existente.
Lá e cá (3)
A audiência reuniu ainda o secretário de Governo, Bruno Villas Bôas; o representante do Ministério da Cultura, José Haddad; o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Cruz; o diretor executivo da InterTV, Jorge Maciel; o presidente da Associação Comercial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Flávio Stern; e o ouvidor da Prefeitura, Girlan Guilland.
Até onde o Massimo foi capaz de apurar, todos saíram muito animados do encontro.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário