Novo passado

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
Foto de capa
Mãos que alimentam — A foto que ilustra a coluna de hoje foi feita pelo amigo Henrique Pinheiro, e sintetiza essa rica experiência do trabalho junto à terra, tão comum em nossa rica - e pouco conhecida - zona rural. O Massimo a publica como estímulo a este enriquecedor turismo interno que todos os pais deveriam oferecer a seus filhos, como parte de uma formação humana mais completa.

Para pensar

“A vida de uma pessoa consiste num conjunto de acontecimentos, dos quais o último também pode vir a mudar o sentido de todo o conjunto.”

Ítalo Calvino

Para refletir

“Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje.”

Provérbio chinês

Novo passado

É interessante observar como, apesar de já escrito, o passado segue adquirindo novos contornos conforme se altera o ponto de vista pelo qual é consultado.

É sempre assim.

A história é irrefreável, e o tempo sempre fornece novas perspectivas.

Aqui em Nova Friburgo, por exemplo, dois importantes personagens históricos parecem viver momentos bastante distintos, em relação à fluidez destas interpretações.

Reconhecimento histórico

O ex-prefeito Heródoto Bento de Mello, por exemplo, está tendo seu valor histórico reconhecido em vida, e além de ser homenageado em maio com a Comenda Barão de Nova Friburgo - sugestão de Girlan Guilland imediatamente acatada pelo presidente do Legislativo, Alexandre Cruz - tem sido lembrado em diversos encontros da chamada “Comissão dos Dois Séculos”, responsável pelas atividades relativas ao bicentenário do decreto que deu origem formal a Nova Friburgo.

O colunista entende que o prefeito Renato Bravo deverá anunciar nos próximos dias nova homenagem a HBM.

Questionamento histórico

Curiosamente, contudo, o próprio nome da maior das honrarias municipais pode vir a ser alterado no futuro próximo.

Ao menos é o que vem propondo o vereador Sérgio Louback, que na hora livre da última sessão da Câmara Municipal defendeu que a comenda passe a ter o nome de Dermeval Barbosa Moreira - outro personagem histórico cujo reconhecimento não para de crescer.

Já o Barão de Nova Friburgo, que atualmente dá nome à comenda, tem sido bastante questionado, sobretudo em função de sua postura diante da abominável escravidão.

Consulta

E o leitor, o que pensa a respeito da troca dos nomes?

Novo horário

E já que falamos da Câmara Municipal, cabe registrar uma informação importante.

Por determinação do presidente, Alexandre Cruz, a Casa Legislativa está aberta ao público em horário comercial, das 8h30 às 18h, para atendimento à população.

A recepção ao cidadão também mudou.

As pessoas agora são devidamente identificadas e direcionadas ao gabinete ou ao setor de destino.

Integração

Nos bastidores do governo, o desafio de propiciar a tão falada integração plena foi abraçado de forma pessoal pelo secretário da Casa Civil, Bruno Villas Boas, incluindo aí diversos enfrentamentos a interlocutores de peso, vamos dizer assim.

O silêncio dos leitores parece referendar que houve avanços na busca por este objetivo - ou, do contrário, as reclamações já teriam chegado.

Ainda assim, a coluna continua aberta a registrar eventuais casos em que algum ajuste se faça necessário.

Hora de ajudar (1)

O Massimo pede atenção a esta notinha.

A Creche São José, que há 27 anos funciona em Conselheiro Paulino, está precisando de ajuda.

O atendimento a 115 crianças de 0 a 5 anos é mantido através de doações e de subvenção da prefeitura, mas neste momento a receita não está sendo suficiente.

Hora de ajudar (2)

Basicamente a instituição precisa de alimentos e material de limpeza.

O Massimo agradece a qualquer um que possa doar insumos como pó de café, macarrão, achocolatado, extrato de tomate, manteiga, açúcar, arroz, maisena, farinha láctea, biscoito, desinfetante, sabão em pó, sabão em pedra, saco para lixo (30, 50 ou 100 litros), álcool, detergente, vassoura, rodo ou pano de chão.

Hora de ajudar (3)

A creche também precisa de uma televisão pequena para a criançada, e um aparelho de DVD.

Doações podem ser entregues na Rua José Ernesto Knust, 53, no distrito de Conselheiro Paulino.

Dia de Rock

A turma que curte um som mais pesado ganhou uma alternativa bacana para este carnaval.

O amigo Jean King, velho paladino do Rock em Nova Friburgo, está à frente do CarnaRock, que será realizado no colonial Gourmet no próximo dia 24.

O Massimo vê essa diversidade com bons olhos, e torce para que novas opções sejam oferecidas também a outras as tribos, porque o carnaval é de todos.

Vergonha

Difícil não falar sobre a sessão da Alerj que, por 41 votos a 28, alienou as ações da Cedae dando início prático ao processo de privatização do principal ativo do governo estadual, em contrapartida a um empréstimo que ninguém sabe ao certo se será concretizado.

Vendo os discursos fica claro que a base não teve argumentos publicáveis para justificar o voto favorável, e também que o atual governo já não dispõe do respaldo necessário para comandar o estado.

O poço parece não ter fundo.

Patrimônio precioso (1)

O parceiro Ricardo Lengruber é quem chama atenção para o fato.

A saudosa, inesquecível, insubstituível Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia anunciou que realizará a doação do acervo de sua biblioteca, entre os dias 6 e 10 de março, das 8h às 11h30, na própria sede da instituição (Rua Monsenhor Miranda, 86).

Ao todo, são mais de nove mil títulos.

Patrimônio precioso (2)

Muitos como Ricardo, contudo, gostariam de ver a integridade deste precioso acervo sendo mantida, possivelmente através da incorporação pela biblioteca municipal, com a abertura de um espaço devidamente identificado.

O colunista entende perfeitamente o sentimento.

No fundo, ninguém quer que a FFSD perca sua materialidade junto a nós...

Curtir direito

Carnaval chegando, após mais um fim de semana marcado por tristezas evitáveis, e o Massimo aproveita para pedir a todos os leitores que aproveitem o feriado com consciência, curtindo e preservando a vida.

Com paciência, evitando brigas ou manobras perigosas no trânsito.

A vida é preciosa demais para ser desperdiçada em impulsos momentâneos.

 

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.