Nossa parte

terça-feira, 31 de julho de 2018

Para pensar:

“Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria.”

Paulo de Tarso

Para refletir:

“O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas sempre pensa em tudo o que diz.”

Provérbio judaico

Nossa parte

E então, leitor, já deu uma olhadinha inicial na redação de nossa nova Lei Orgânica?

Reparou na existência de um sumário, e na divisão dos tópicos?

A pergunta é pertinente, porque o nível de conhecimento que a população - e não apenas a comunidade jurídica local - tiver da nova legislação irá determinar, em grande parte, o quanto ela poderá se traduzir em mudanças concretas para a sociedade, e com qual velocidade.

Portanto, mesmo que esteja difícil dar uma lida por enquanto, não deixe de guardar um exemplar da edição de A VOZ DA SERRA do último fim de semana.

Em vigor

A partir de sua publicação a lei já está em vigor, e os primeiros efeitos devem ser sentidos muito em breve.

Notadamente no que se refere a ferramentas de fiscalização.

Situações que alguns gostariam de manter sob os tapetes certamente ficaram mais expostas daqui para a frente.

Fato ou fake?

A coluna recebeu com satisfação a notícia de que os jornalistas de todo o grupo Globo, em suas mais diversas redações, se uniram em torno do projeto que dá nome a esta nota, voltado a apurar a veracidade de informações circulando em redes sociais, incluindo aquelas atreladas a discursos de políticos.

A ferramenta é muito bem-vinda, e a promessa é de que não será interrompida após o período eleitoral.

Mal de nosso tempo

De fato, parece evidente que vivemos dias nos quais os avanços tecnológicos vieram rápido demais, e não foram acompanhados do devido amadurecimento ético por parte da sociedade como um todo.

De uma hora para a outra a todos foi dada a chance de falar para centenas ou milhares, muitas das vezes através de perfis falsos, sem o menor senso de responsabilidade.

Não se brinca

O que antes era um trote pelo telefone - e muitas vezes já causava estragos severos -, hoje tomou proporções muito maiores e mais sérias, com fortes indícios de já ter influenciado de maneira decisiva importantes consultas populares ao redor do mundo, ou de ter determinado o destino de governos, nas mais diversas esferas.

A coisa é muito, muito séria.

Para manipular

Existe toda uma indústria financiando as notícias falsas atualmente, a maior parte das vezes com recursos de caixa 2.

É algo que há tempos já faz parte de estratégias de marketing, pagar a alguém para criar ou reforçar mitos e medos, desacreditar meios de comunicação confiáveis e gerar confusão.

É como o ataque de artilharia que antecede invasões por terra.

Falta tudo

Por aqui, a rigor, os estragos só não têm sido maiores porque os elos de baixo da cadeia alimentar, os ratos que habitam o submundo da comunicação, carecem de competência tanto quanto carecem de ética.

E nem poderia ser muito diferente.

Afinal, ninguém se torna bucha de canhão por ser brilhante...

Segue o líder (1)

Márcio Braga, ex-presidente do Flamengo e um dos grandes incentivadores da associação dos ex-alunos do Colégio Nova Friburgo, passou o fim de semana em nossa cidade.

Ele chegou na última sexta-feira, 27, e prestigiou a cerimônia de posse do vice-prefeito Marcelo Braune, seu amigo pessoal, na cadeira número 1 da cidade durante as férias do prefeito Renato Bravo. 

Segue o líder (2)

Márcio Braga aproveitou a estadia na cidade para visitar e vistoriar o belo imóvel da Fundação Getúlio Vargas, no Parque da Cascata, na Vila Nova manifestando seu apoio à aquisição do espaço pela Fecomércio, e também o interesse da associação de ex-alunos em participar do planejamento de como o complexo pode vir a ser aproveitado, caso a compra se concretize.

O Massimo, tricolor de coração, neste caso também segue o líder.

Na foto, Márcio Braga com o funcionário administrador da FGV, Enoc, que tornou-se um grande incentivador da Associação de Ex-alunos do antigo Colégio Nova Friburgo.

Bênção papal

A querida Danielle Eddie, competente jornalista da Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura e do programa “Na Boca da Galera”, é quem apurou a situação.

Após fazer uma reflexão extremamente oportuna e necessária a respeito deste terrível paradoxo de nosso tempo, no qual tanta comida vai para o lixo e tantos passam fome, o Papa Francisco fez neste domingo, 29, uma saudação especial a peregrinos de Nova Friburgo, que acompanhavam a tradicional oração do Angelus, no Vaticano.

De casa

O vídeo pode ser encontrado na internet, e a saudação ocorre aos 15 minutos.

Vale lembrar que meses atrás o Papa já havia direcionado uma bênção especial a nossa cidade, por ocasião do bicentenário.

Será que seria muito difícil mandar um presente local para Francisco?

Alguém tem alguma ideia?

Tucanos da serra

A semana promete ser agitada para a Juventude Tucana Friburguense.

Hoje, 31, o presidente João Pedro Farias estará em São Paulo para um encontro nacional de presidentes jovens tucanos, que inclui também uma conversa com Geraldo Alckmin, nome do PSDB na disputa pela presidência da República.

Tanto João Pedro quanto Hiago Antônio Torres, secretário geral e coordenador de formação política do partido, também prometem ir a Brasília, tomar parte na convenção que irá confirmar a candidatura de Alckmin.

Samba e respeito (1)

Olha só que notícia legal.

No próximo domingo, 5, a partir das 12h, a escola de samba Unidos da Saudade iniciará os festejos de seu mês de aniversário com um almoço - vejam só! - em homenagem “aos precursores do Carnaval de Nova Friburgo: os Alunos do Samba”.

É isso mesmo, uma escola homenageando outra.

Samba e respeito (2)

O cardápio inclui pagode com o grupo Podcast, a Bateria Treme-Terra, segmentos da Saudade, e, nos intervalos, o som do DJ Pedro Schuenck.

A classificação etária é 18 anos.

Desafio

E que tal mais uma bela foto de Regina Lo Bianco para começarmos a semana com pé direito?

E então, os amigos conseguem identificar a paisagem?

Boa sorte a todos.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.