Não anda

terça-feira, 14 de março de 2017

Para pensar

“Acalente sonhos. Seu futuro está em suas mãos.”

Masaharo Taniguchi

Para refletir

“O homem que se vende recebe sempre mais do que vale.”

Barão de Itararé

Não anda

“Caro Massimo, escrevo para pedir ajuda. Já faz algum tempo que os ônibus para Riograndina vêm escasseando, especialmente no fim da tarde e início da noite. Com frequência tenho esperado por mais de uma hora no Centro, e não me lembro da última vez que cheguei em casa a tempo de ir à missa. Precisamos de mais ônibus!”

Como sempre, espaço aberto à concessionária para qualquer manifestação, se assim o desejar.

Não para (1)

Em meio a tantos assuntos de validade imediata, o Massimo acabou não registrando a mais nova aventura do irrefreável Augusto Lins e Silva, o popular Augusto BR.

Desde o dia 11 deste mês, o homem que adotou Nova Friburgo e colecionou predicados inusitados - como ter sido o prefeito mais jovem de Recife, nos anos 50, ou o deputado federal mais jovem a ser eleito por Pernambuco - cruza as Américas sobre sua moto fazendo uma média de 800km ao dia, rumo aos Estados Unidos, onde pretende bater seu terceiro recorde mundial.

Não para (2)

A viagem começa em Nova Iguaçu e segue pelo sul do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. Atravessa o mar do Caribe, de Cartagena para o Panamá, e corta a Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatelama e México.

Augusto vai entrar nos EUA pelo Texas, onde começa a viagem pelos 48 estados americanos continentais.

Não para (3)

Ao todo, o veterano - que vai completar 75 durante a aventura - deve rodar algo entre 45 e 50 mil quilômetros.

Para efeito de ilustração, é mais do que uma volta ao mundo, na altura da Linha do Equador.

Aspas

“As únicas coisas que os idosos não devem fazer é ficar em casa assistindo novela na TV e viver sem praticar atividade física.”

A frase é do senhor Augusto.

E quem somos nós para discordar?

Mais valia (1)

O assunto é técnico e um tanto hermético, mas igualmente necessário e pertinente.

O atual governo, com apoio decisivo do vice-prefeito Marcelo Braune, tem se mostrado determinado a levar adiante a tão necessária regularização fundiária de Nova Friburgo.

Na Câmara, esta é uma bandeira que o vereador Joelson do Pote vem tentando levantar há bastante tempo, do alto de trinta anos de atuação como engenheiro.

Mais valia (2)

Pois bem, tendo em vista que a matéria envolve arrecadação, os vereadores não possuem autonomia para legislar a respeito.

Desta forma Joelson elaborou uma indicação legislativa, sugerindo ao Executivo que envie Projeto de Lei alterando os critérios para a cobrança da chamada “Mais Valia”, uma vez que, em suas palavras, nos moldes atuais a regularização fundiária iria gerar custos elevadíssimos aos moradores.

Mais valia (3)

Os detalhes técnicos da indicação de Joelson podem ser vistos em pequena matéria específica que A VOZ DA SERRA publica nesta edição.

Supera Rio Uerj (1)

Já foi definida a agenda da primeira etapa do fórum Supera Rio Uerj, a ser realizada aqui em Nova Friburgo na próxima sexta-feira, 17, a partir das 14h na Câmara Municipal.

A abertura prevê apresentação da vice-reitora da Uerj, Maria Georgina Muniz, seguida pelos deputados estaduais Jorge Felippe Neto e Wanderson Nogueira (idealizador do evento), e pelo presidente do Diretório Acadêmico, Arthur Moura Pereira.

Supera Rio Uerj (2)

Também estão previstos cinco painéis.

“Instituto politécnico da Uerj: histórico da formação e conquistas”; apresentado pelo ex-deputado Carlos Guimarães; “Inovação tecnológica e ensino como saídas para a crise”; apresentado pelos deputados Eliomar Coelho e Flávio Serafini; “Importância do Instituto Politécnico: momento atual e potencialidades”, apresentado pelo diretor do IPRJ, Ricardo Carvalho de Barros.

Supera Rio Uerj (3)

O ex-vereador e funcionário de carreira da Uerj, Marcelo Verly, apresenta o quarto painel, intitulado “Empreendedorismo Universitário: empresas Jr., Incubadoras de empresas e Parques Tecnológicos”.

O quinto e último painel tratará do cenário nacional das universidades públicas, e será apresentado pelo deputado federal Glauber Braga.

As atividades se encerram com um debate com o deputado estadual Marcelo Freixo sobre democracia e direitos humanos.

A propósito...

Conforme antecipado pelo Massimo, o diretor do IPRJ, professor Ricardo Barros, foi recebido nesta terça-feira, 14, pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Pedro Fernandes.

A reunião foi intermediada pelo deputado estadual Wanderson Nogueira, e rendeu algumas promessas animadoras.

É possível que no Supera Rio algumas novidades já possam ser divulgadas.

A conferir.

Previdência

Em diversas cidades do Brasil, várias organizações trabalhistas convocaram paralisação para esta quarta-feira, 15, em protesto contra a reforma da previdência.

As mobilizações tendem a se intensificar nos próximos dias, e, participando delas ou não, o tema deve atrair a atenção de toda a sociedade.

O clima está fervendo pelos lados de Brasília.

Pessoa certa (1)

O Massimo pode informar que o friburguense Ricardo Vieiralves, ex-reitor da Uerj, foi convidado a assumir a subsecretaria estadual de Ciência e Tecnologia.

Até o fechamento desta coluna uma decisão ainda não havia sido anunciada, mas o colunista torce para que ele aceite.

É um daqueles raros casos de pessoa certa para o cargo certo.

Pessoa certa (2)

É com enorme alegria que o Massimo registra a nomeação da advogada Monique Malhard para comandar a subsecretaria do bem-estar Animal (Ssubea).

Além de ser uma profissional de conhecida competência, Monique é - acima de tudo - corajosa e apaixonada pelos animais.

O colunista torce para que ela permaneça no cargo até o fim do mandato, e abre espaço para quaisquer divulgações que possam auxiliar no seu trabalho.

Responsabilidade nossa

E já que falamos em bem-estar animal, nada melhor do que a imagem de um animal livre, curtindo seu direito à vida, nesta terra que é tão deles quanto nossa.

A foto foi feita pelo jornalista Márcio Madeira próximo à Pedra do Imperador, poucos meses atrás. 

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.