Mudança de tom

quinta-feira, 01 de novembro de 2018

Para pensar:

"O gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de uma anormalidade; representam, de diferentes maneiras, uma inadaptabilidade ao meio."

Fernando Pessoa

Para refletir:

“O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.”

Samuel Johnson

Mudança de tom

Em um ambiente tão permeado por declarações protocolares quanto a política, quase sempre o comportamento e alguns sinais nos informam muito mais do que as palavras.

E, sob este aspecto, a sessão legislativa desta terça-feira, 30 de outubro, foi extremamente rica.

A mudança de tom de alguns vereadores em relação à gestão da rede municipal de saúde pública nos diz muitas coisas.

Iceberg

Uma interpretação possível é a de que a perda de respaldo estadual a partir de janeiro de 2019 pode se refletir no andamento de processos que há muito já deveriam ter feito o Cão Sentado morder com força, se é que o leitor me entende.

Ou então tem gente por aí sabendo coisas que o colunista desconhece.

O fato é que alguns começaram a agir como se os botes tenham se tornado uma opção de sobrevivência ao naufrágio.

Até porque, cá entre nós, os problemas estão aí gritando há muito tempo.

Vistoria

Na manhã de hoje, 1º, os vereadores farão uma visita ao Hospital Municipal Raul Sertã.

De acordo com a assessoria de imprensa do Legislativo, o objetivo da visita, às 9h, é “reforçar a fiscalização do atendimento à população, dos processos hospitalares, além de realizar uma vistoria nas dependências do hospital - o principal da região”.

Pente-fino

Já a assessoria do vereador Wellington Moreira, presidente da Comissão de Saúde, descreve a situação de forma um tanto diferente.

Fala em "operação pente-fino", e cita como objetivo “preparar um relatório minucioso contendo toda a problemática que envolve o hospital e encaminhá-lo às autoridades competentes para que seja sanada”.

Cobranças

De acordo com o presidente do Poder Legislativo, vereador Alexandre Cruz (PPS), os parlamentares vêm recebendo constantes reclamações sobre a saúde no município. Ainda segundo o presidente, o ato consiste no dever que os mesmos possuem de acompanhar de perto as ações da administração pública.

Aspas (1)

“Fiscalizar é a principal função de um vereador e a Câmara de Nova Friburgo vem cumprindo o seu papel. Tentamos dialogar com a Secretaria de Saúde da melhor forma possível, mas não está funcionando. Portanto, os 21 vereadores decidiram realizar essa ação juntos. E essa é a forma mais clara de garantir para população que a casa legislativa está acompanhando de perto tudo o que acontece com a saúde na cidade”, argumentou o presidente.

Só o começo

Wellington Moreira também se posicionou sobre a vistoria.

“A situação da Saúde em nosso município chegou a um grau que passou do aceitável há muito tempo. Pessoas estão morrendo por falta do atendimento mínimo. Algo mais eficaz e efetivo tem que ser feito. A Câmara não pode ficar omissa aos fatos. Inclusive, sabemos que há a possibilidade de haver paralisação parcial dos funcionários do setor. Isso é só o começo."

Cheiro

Anote aí, caro leitor.

Esse episódio ainda vai gerar repercussões no futuro.

Pode apostar.

Antecipou

Como a visita será realizada de manhã, a sessão ordinária que acontece sempre às 18h acabou sendo antecipada para 14h.

O adiantamento será para, além da discussão da pauta do dia, apresentar os resultados e apontamentos da passagem pelo hospital.

E, claro, também vai ajudar a aumentar o fim de semana prolongado, especialmente para quem tiver planos de pegar a estrada…

Assunto sério (1)

O MPT e MPF tiveram longa reunião nesta quarta-feira, 31 de outubro, com o prefeito Renato Bravo e parte da equipe que trabalha para implementar as determinações dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).

Assunto sério (2)

A pauta do encontro, como o leitor já deve imaginar, girou em torno de questionamentos quanto ao descumprimento dos TAC’s firmados, em especial à bizarra portaria 885/2018 que praticamente cria uma comissão de licitação “paralela” para tratar especificamente da concessão do transporte coletivo, incluindo a nomeação de servidor não concursado.

Prudência

A coluna pode confirmar que o prefeito se comprometeu a revogar a portaria, com efeitos a partir de sua publicação inicial.

Já o Ministério Público, representado pelo procurador do Trabalho, Jefferson Luiz Maciel Rodrigues e do procurador da República, João Felipe Villa do Miu, entende que restaram algumas análises a serem concretizadas frente aos dados e documentos apresentados.

O leitor, no entanto, pode aguardar para breve um balanço quanto aos resultados alcançados em razão do cumprimento, ou não, dos acordos.

Adiou

Foi cancelada a audiência pública, que estava prevista para acontecer nesta quarta-feira, 31 de outubro, na Câmara Municipal, para discutir a mudança no trânsito de algumas ruas no bairro Braunes.

O secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Marques Henrique, informou na tarde de terça-feira, por meio de ofício, que não poderia comparecer à reunião.

Aspas (3)

De acordo com o presidente do Legislativo, vereador Alexandre Cruz, a presença do secretário e de representantes Smomu é fundamental para a reunião gerar resultado.

“Os vereadores entenderam que, sem a presença do secretário ou de algum representante da pasta, não têm por que realizar a audiência. A intenção é discutir as alterações com os responsáveis por elas, e também com moradores e comerciantes. Vamos definir juntos uma nova data”, declarou Alexandre.

Olha essa...

E vejam só essa notinha, para encerrar os trabalhos de hoje.

Os leitores devem se lembrar de Benrique, candidato a vereador que em 2016 se lançou como voto de repúdio ao fazer promessas como trazer praia para Nova Friburgo, ou fazer com que a fonte do Suspiro passe a dar cerveja em vez de água.

Uma prática que a coluna entende inapropriada, mas que costuma ser premiada nas urnas.

E por aqui pode acontecer o mesmo.

Brincadeira

Ocorre que, conforme a coluna já noticiou, são grandes as chances do vereador Sérgio Louback assumir uma cadeira na Alerj, ou um cargo de primeiro ou segundo escalão no governo estadual.

Seus dois suplentes imediatos, no entanto, trocaram de partido desde 2016.

Assim, não faltam jurisprudências para que o mandato seja direcionado ao terceiro suplente, justamente Benrique.

É esperar para ver.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.