Colunas
Mordaça?
Para pensar
“Deus colocou as melhores coisas da vida atrás da barreira do medo.”
Will Smith
Para refletir
“O vitorioso tem muitos amigos; o vencido, bons amigos.”
Provérbio mongol
Mordaça? (1)
Como a coluna já detalhou, a sessão ordinária da última quinta-feira, 27 de abril, na Câmara Municipal, foi marcada por uma série de momentos meio bizarros.
Num deles, a base de situação levou a votação um requerimento para solicitar encontro com o prefeito e o pomposo comitê gestor da Saúde, na sede do Executivo.
Talvez ajude a explicar a iniciativa inusitada o fato de que, até então, o plenário estava cheio de servidores insatisfeitos com determinados pontos da atual gestão.
Mordaça? (2)
Pois bem, ocorre que 15 dos 21 vereadores assinaram o documento, proposto por Isaque Demani, e este é o número mágico para a Prefeitura em Nova Friburgo.
Afinal, com o apoio de 15 parlamentares não apenas o governo assegura a aprovação de qualquer matéria que seja de seu interesse, como também fica imune, por exemplo, à abertura de uma eventual CPI.
É o sonho de (quase) todo governante.
Mordaça? (3)
Pode ser coincidência, pode não ser.
Mas o fato é que uma cigana recentemente pediu para ler uma das mãos do colunista, e em vez disso o Massimo mostrou a foto de uma das patas do Cão Sentado.
Ao bater os olhos nas ranhuras cansadas de nosso vigia rochoso, a vidente experiente não teve dúvidas e lançou sua previsão: daqui para a frente, a oposição encontrará dura resistência para aprovar seus requerimentos de informação na Câmara.
Base líquida (1)
O Massimo, defensor que é da transparência na administração e da independência entre os poderes, ficou perturbado.
Andando distraído, o colunista deu de cara com um poste no qual havia o anúncio de uma cartomante experimentada.
Sem resistir, o colunista pediu uma consulta utilizando os dados da cidade, em vez dos seus.
Base líquida (2)
A idosa, íntima dos mistérios do futuro previsível, deixou o Massimo mais tranquilo.
“Acalme-se, meu filho. Meus olhos cansados já viram essa história se repetir muitas vezes. No fim, o tamanho da base irá aumentar ou diminuir de acordo com a popularidade do governo. Não existem cargos que sejam suficientes para manter uma base tão grande, se as propostas ou a associação ao próprio governo vierem a cobrar um alto preço eleitoral.”
A senhora nem ao menos chegou a jogar as cartas, para dizer isso.
Base líquida (3)
De fato, o Massimo andou assuntando, e pode dizer que nessa base de apoio tem de tudo um pouco.
Alguns realmente votariam a favor do governo sob qualquer circunstância.
Outros, nem tanto.
A depender do teor da matéria, o tabuleiro pode mudar sensivelmente.
Destaque estadual
Na semana passada, o deputado estadual Wanderson Nogueira protocolou dois projetos de lei na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro já voltados para os 200 anos de Nova Friburgo.
O primeiro declara 2018 como o “ano de Nova Friburgo”, enquanto o segundo é um projeto de resolução que convoca a Alerj para destacar Nova Friburgo com exposições, eventos e a possibilidade de um marco da Alerj para o município pelos 200 anos.
Hemocentro
O hemocentro do Hospital Raul Sertã está com os estoques baixos, e o colunista agradece de antemão a todos que tenham a bondade (e a possibilidade) de doar sangue nos próximos dias.
Sempre lembrando que quem foi vacinado contra a febre amarela fica sujeito a um embargo, cuja extensão irá variar entre um e quatro meses conforme a fonte consultada.
Três Picos
O vereador Alcir Fonseca protocolou, na tarde de quinta-feira, 27 de abril, uma Indicação Legislativa que propõe a criação oficial do “Circuito Turístico Rural dos Três Picos”, o qual já é desenvolvido informalmente por moradores e empresários da região há alguns anos, como forma de melhorar a infraestrutura, a sinalização e a divulgação da região.
Na mesma tarde o vereador percorreu a região junto ao secretário municipal de Turismo, Wilton Neves, e ambos tiveram oportunidade de conversar com diversos empresários entusiastas do projeto.
Respostas
Em meio a greve geral e fim de semana prolongado, o Massimo recebeu três respostas corretas para o desafio publicado na última edição.
Os vencedores, até onde o colunista foi capaz de apurar em nossas diversas frentes de interatividade, foram Silvio Poeta, Girlan Guilland e Rosemarie Künzel.
Aspas
A foto do desafio da edição deste sábado, 29, nos mostra a escada do acesso principal do Solar do Barão, na Praça Getúlio Vargas, onde atualmente está sediada a Fundação D. João VI. Originalmente, o prédio abrigou uma das residências principais de Antonio Clemente Pinto, já foi sede da Prefeitura, da Câmara e Biblioteca. No subsolo, onde hoje encontra-se o Centro de Artes, desativado desde a tragédia de 2011, projeta-se ser definitivamente implantado o Museu de Nova Friburgo, cuja primeira sala foi inaugurada no governo passado, mas ainda não funciona”, respondeu Girlan.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário