Mordaça?

segunda-feira, 01 de maio de 2017
Foto de capa
A mão de quem trabalha a terra. Uma singela homenagem do Massimo ao Dia do Trabalhador, pelas lentes de Henrique Pinheiro, em Vargem Alta

Para pensar
“Deus colocou as melhores coisas da vida atrás da barreira do medo.”
Will Smith

Para refletir
“O vitorioso tem muitos amigos; o vencido, bons amigos.”
Provérbio mongol

Mordaça? (1)
Como a coluna já detalhou, a sessão ordinária da última quinta-feira, 27 de abril, na Câmara Municipal, foi marcada por uma série de momentos meio bizarros.
Num deles, a base de situação levou a votação um requerimento para solicitar encontro com o prefeito e o pomposo comitê gestor da Saúde, na sede do Executivo.
Talvez ajude a explicar a iniciativa inusitada o fato de que, até então, o plenário estava cheio de servidores insatisfeitos com determinados pontos da atual gestão.

Mordaça? (2)
Pois bem, ocorre que 15 dos 21 vereadores assinaram o documento, proposto por Isaque Demani, e este é o número mágico para a Prefeitura em Nova Friburgo.
Afinal, com o apoio de 15 parlamentares não apenas o governo assegura a aprovação de qualquer matéria que seja de seu interesse, como também fica imune, por exemplo, à abertura de uma eventual CPI.
É o sonho de (quase) todo governante.

Mordaça? (3)
Pode ser coincidência, pode não ser.
Mas o fato é que uma cigana recentemente pediu para ler uma das mãos do colunista, e em vez disso o Massimo mostrou a foto de uma das patas do Cão Sentado.
Ao bater os olhos nas ranhuras cansadas de nosso vigia rochoso, a vidente experiente não teve dúvidas e lançou sua previsão: daqui para a frente, a oposição encontrará dura resistência para aprovar seus requerimentos de informação na Câmara.

Base líquida (1)
O Massimo, defensor que é da transparência na administração e da independência entre os poderes, ficou perturbado.
Andando distraído, o colunista deu de cara com um poste no qual havia o anúncio de uma cartomante experimentada.
Sem resistir, o colunista pediu uma consulta utilizando os dados da cidade, em vez dos seus.

Base líquida (2)
A idosa, íntima dos mistérios do futuro previsível, deixou o Massimo mais tranquilo.
“Acalme-se, meu filho. Meus olhos cansados já viram essa história se repetir muitas vezes. No fim, o tamanho da base irá aumentar ou diminuir de acordo com a popularidade do governo. Não existem cargos que sejam suficientes para manter uma base tão grande, se as propostas ou a associação ao próprio governo vierem a cobrar um alto preço eleitoral.”
A senhora nem ao menos chegou a jogar as cartas, para dizer isso.

Base líquida (3)
De fato, o Massimo andou assuntando, e pode dizer que nessa base de apoio tem de tudo um pouco.
Alguns realmente votariam a favor do governo sob qualquer circunstância.
Outros, nem tanto.
A depender do teor da matéria, o tabuleiro pode mudar sensivelmente.

Destaque estadual
Na semana passada, o deputado estadual Wanderson Nogueira protocolou dois projetos de lei na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro já voltados para os 200 anos de Nova Friburgo.
O primeiro declara 2018 como o “ano de Nova Friburgo”, enquanto o segundo é um projeto de resolução que convoca a Alerj para destacar Nova Friburgo com exposições, eventos e a possibilidade de um marco da Alerj para o município pelos 200 anos.

Hemocentro
O hemocentro do Hospital Raul Sertã está com os estoques baixos, e o colunista agradece de antemão a todos que tenham a bondade (e a possibilidade) de doar sangue nos próximos dias.
Sempre lembrando que quem foi vacinado contra a febre amarela fica sujeito a um embargo, cuja extensão irá variar entre um e quatro meses conforme a fonte consultada.

Três Picos
O vereador Alcir Fonseca protocolou, na tarde de quinta-feira, 27 de abril, uma Indicação Legislativa que propõe a criação oficial do “Circuito Turístico Rural dos Três Picos”, o qual já é desenvolvido informalmente por moradores e empresários da região há alguns anos, como forma de melhorar a infraestrutura, a sinalização e a divulgação da região.
Na mesma tarde o vereador percorreu a região junto ao secretário municipal de Turismo, Wilton Neves, e ambos tiveram oportunidade de conversar com diversos empresários entusiastas do projeto.

Respostas
Em meio a greve geral e fim de semana prolongado, o Massimo recebeu três respostas corretas para o desafio publicado na última edição.
Os vencedores, até onde o colunista foi capaz de apurar em nossas diversas frentes de interatividade, foram Silvio Poeta, Girlan Guilland e Rosemarie Künzel.

Aspas
A foto do desafio da edição deste sábado, 29, nos mostra a escada do acesso principal do Solar do Barão, na Praça Getúlio Vargas, onde atualmente está sediada a Fundação D. João VI. Originalmente, o prédio abrigou uma das residências principais de Antonio Clemente Pinto, já foi sede da Prefeitura, da Câmara e Biblioteca. No subsolo, onde hoje encontra-se o Centro de Artes, desativado desde a tragédia de 2011, projeta-se ser definitivamente implantado o Museu de Nova Friburgo, cuja primeira sala foi inaugurada no governo passado, mas ainda não funciona”, respondeu Girlan.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.