Colunas
Matemática
Para pensar:
“Pois a flecha não fere os covardes.“
Homero
Para refletir:
“Evitarás ofender a quem te ajuda pedindo mais do que este lhe dá.”
Ditado tailandês
Matemática
Em tempos de tantas notícias falsas, de tantos boatos difamatórios arrasando reputações injustamente, de tanta falta de credibilidade em relação a tudo o que se lê, a matemática muitas vezes faz o papel de uma boia a socorrer os náufragos da desinformação.
É que certas contas fecham, e outras não.
Falaremos sobre algumas dessas contas nos próximos dias.
Constrangedor
Por exemplo, quando uma pessoa tem algo a desmentir entre o que foi publicado, ela faz isso abertamente, cara a cara, dando transparência total aos fatos.
Quem age pelas costas, quem apela para fofocas e informações falsas está automaticamente assumindo, para quem entende um pouco de análise do discurso, o tipo de jogo que tem em mãos.
Chega a ser constrangedor.
Simples
Ora, os processos estão perfeitos?
Então que tal dar acesso irrestrito a eles?
Emergenciais e licitatórios, obviamente na íntegra e sem qualquer alteração.
Porque, do contrário, torna-se demagogia falar em transparência, não é?
Alô concessionárias
Manifestações recentes de leitores sugerem a pertinência de uma conversinha pública com algumas de nossas concessionárias, uma vez que certas situações parecem representar as dúvidas de muitos leitores.
Vamos a elas portanto.
Horários de férias?
O fiel leitor Antônio Carlos Bueno, por exemplo, pergunta sobre mudanças nos horários de ônibus durante as férias escolares.
“Sou morador do Catarcione, bairro quase sempre esquecido pelas autoridades e empresários de nossa cidade. Hoje pela manhã, ao embarcar no ônibus para o trabalho, percebi que o horário estava diferente. Perguntei ao motorista o que aconteceu e ele disse-me o seguinte: ‘Estamos com horário especial, pois as crianças estão de férias. A linha vai operar com um ônibus a menos, durante duas semanas’”.
Segue
“Ora, em Nova Friburgo não há somente estudantes. E os trabalhadores? Onde ficam nesse contexto?”
“Aliás, para atender melhor ao nosso bairro, uma das possíveis soluções seria o trajeto da Rua Romualdo Machado passar a ser operado pelo bairro Braunes, descendo à referida rua com um micro ônibus! Minha opinião.”
A coluna, que reconhece a disposição que a Faol sempre teve de dialogar com os leitores, deixa o espaço aberto para respostas.
Coleta seletiva
As próximas mensagens são direcionadas à EBMA, cujo serviço é geralmente elogiado entre os leitores.
Muitas pessoas têm questionado se a coleta seletiva municipal em Nova Friburgo está paralisada.
E se sim, por quê?
Retalhos
Outra pergunta diz respeito à coleta de retalhos descartados pela indústria têxtil, em especial as pequenas confecções.
O geógrafo Pedro de Paulo envia fotos impressionantes de enorme acúmulo de material de poda e retalhos ensacados na Alameda Conde d’Eu, próximo ao número 578, no Parque São Clemente.
Há quem afirme que tal coleta não estaria mais sendo realizada.
Isso procede? Se sim, como deve ser feito o descarte deste material?
Aspas
“Tenho observado esse acúmulo há uns nove meses, e me parece estar aumentando. Retalhos poderiam ser aproveitados para enchimento de colchões, colchonetes etc. Mas jamais jogar por aí”, desabafa Pedro.
Anacrônico
Ainda em relação ao descarte irregular, o geógrafo também relata que no último dia 12 constatou que continuam a ser lançadas ao Rio Santo Antônio, abaixo do viaduto ou em suas proximidades, carcaças de tevês de tubo e outros resíduos absurdos.
Desta vez, por exemplo, ele fotografou uma mesa!
Além disso, “na área aos fundos daquelas vagas abaixo do viaduto tem muita sujeira, em especial embalagens de quentinhas”.
Oportuno
O Massimo não sabe informar se esta área, há tanto tempo usada para descartes desta natureza, está devidamente coberta pelas câmeras do Cidade Inteligente.
Se não estiver, vale a pena trabalhar nisso.
Se estiver, então cabe dar uma verificada se há registros sobre os descartes acima mencionados.
A propósito...
Aliás, já que mencionamos o Cidade Inteligente, a coluna tem diversas informações relacionadas à Secretaria de Ciência e Tecnologia.
Parte delas a gente publica abaixo.
As outras a gente coloca amanhã.
Parque tecnológico (1)
O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Marcelo Verly, acompanhado dos subsecretários Bruno Lannes e José Loyola Bechara, participou de evento promovido pela direção do Parque Tecnológico da Região Serrana (Serratec), realizado em Petrópolis no último dia 11.
Parque tecnológico (2)
O encontro contou com representações de Faperj, Firjan, Sebrae e do Distrito de Inovação da Serra, entre outras instituições de fomento à inovação.
Lá foram apresentadas as diversas iniciativas em curso, incluindo editais de fomento ao empreendedorismo tecnológico, e também foi anunciada a realização do Hacking Serra, entre os dias 28 e 30 de setembro, na Cidade Imperial.
Aspas (2)
"Pretendemos realizar no mês de agosto, em parceria com o Sebrae, universidades e outras instituições friburguenses, um encontro de sensibilização de empreendedores de áreas tecnológicas, visando sua participação no hackaton que ocorrerá no final de setembro," declarou Verly.
Ciência e Tecnologia
Amanhã, 18, será realizada a terceira reunião externa de planejamento e organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, prevista para acontecer entre os dias 16 e 19 de outubro, na Praça Dermeval Barbosa Moreira e em diversas instituições da cidade.
No último sábado, 14, foi publicada portaria constituindo a Comissão Organizadora, com a expressiva participação de quase 40 profissionais, oriundos de universidades, escolas, entidades representativas da sociedade civil e secretarias municipais.
Ciência e Tecnologia (2)
O projeto, estruturado em parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia com a Uerj, UFF e Cefet, foi submetido ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, contemplando as diversas atividades previstas.
Inclusive a vinda do Museu da Ciência da Fundação Oswaldo Cruz, bem como a participação de estudantes de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu e Duas Barras, além das redes pública e privada de Nova Friburgo, conferindo caráter regional ao evento pela primeira vez em seus seis anos de história na cidade.
Aspas (3)
"A expectativa para a SNCT 2018 é muito positiva, em especial pela diversidade e qualidade das diversas instituições participantes, bem como pelo comprometimento dos seus representantes", avaliou Bruno Lannes, coordenador geral do evento.
Festa julina
No próximo domingo, 22, a escola de samba Unidos da Saudade realiza sua tradicional festa julina.
A partir das 17h, na própria quadra da agremiação, haverá comidas típicas, brincadeiras, quadrilhas e show de Alan Meu Xodó, com participação especial do DJ Pedro Schuenck.
A classificação etária é 18 anos.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário