Colunas
Massimo — 30/09/2016
Para pensar
“Segurança e polícia não são a mesma coisa. Quando a polícia precisa entrar em ação, já houve a falência da segurança.”
Ilona Szabó de Carvalho, em participação no Programa Estúdio I, da Globonews, na tarde desta quinta-feira, 29.
Imperdível
A VOZ DA SERRA publica neste fim de semana uma imperdível entrevista exclusiva com Ilona Szabó de Carvalho, abordando um tema tão negligenciado quanto oportuno: o papel importantíssimo do prefeito na promoção da segurança pública.
Certamente um material de grande valor para nossa próxima administração, seja ela qual for.
Hora e local
Três candidatos a prefeito já haviam divulgado hora e local de votação, até o fechamento desta coluna.
Renato Abi-Ramia vota no Ienf, às 12h.
Glauber Braga vota às 10h, no Colégio Estadual Etelvina Schottz, no Córrego Dantas, 26ª zona, seção 150.
E Hugo Moreno vota às 8h na Escola Municipal Padre Rafael, no Cordoeira.
Aos demais candidatos, fica o convite para que enviem as informações para publicação.
Semana da Ciência (1)
No período de 17 a 23 de outubro de 2016 será realizada a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2016), com o pertinente tema “Ciência alimentando o Brasil”.
O evento é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) com o objetivo de aproximar a pasta da população, promovendo atividades para divulgação científica em todo o país.
Semana da Ciência (2)
Em Nova Friburgo, o Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro através das Unidades de Desenvolvimento Tecnológico (UDT´s) – LEMec, Lema e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - vem participando ativamente das SNCT, desenvolvendo atividades junto aos alunos da rede pública de ensino e criando uma linguagem acessível à população, por meios que estimulam a curiosidade e motivam a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.
Semana da Ciência (3)
A motivação para o tema deste ano baseia-se na decisão da assembleia geral das nações unidas, que proclamou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (AIL).
A programação inclui palestras, visitas e demonstrações nos laboratórios. As palestras abordarão os temas agroecologia (agrofloresta e agricultura sintrópica), como contraponto ao modelo convencional de produção agrícola, dependente dos pacotes tecnológicos da Revolução Verde, como uso de maquinaria pesada, agrotóxicos e transgenia.
Programação
No dia 17 de outubro, às 14h, haverá a abertura e visitação aos laboratórios; no dia 18, às 14h, será apresentada a palestra “O alimento que nos consome”, com o professor Fernando Cavalcanti, consultor e especialista em meio ambiente.
No dia 19, às 15h, será a vez da palestra “Comida ou Veneno? Uma reflexão sobre o que comemos e como produzir alimentos sem agrotóxicos”, apresentada por Conrado Chermut Stroligo, mestre em geografia, idealizador e fundador do projeto Friburgo Orgânica e cofundador do grupo Carpe Projetos Socioambientais.
Todas as atividades serão abertas ao público.
Incoerência
Parece incoerente, mas quem precisar fazer uso do sistema de transporte coletivo para exercer o direito ao voto irá gastar mais do que se optasse por justificar a ausência.
Na primeira opção o cidadão gastaria R$ 7,40 enquanto na segunda teria que desembolsar R$ 3,51.
Não parece certo.
Pensando alto
Talvez, no futuro, possa se pensar numa forma de subsídio para que o eleitor fique livre de pagar ao menos a passagem de volta, mediante a apresentação do comprovante de votação.
Fica a sugestão.
Celebre com moderação (1)
Espacinho para uma curiosidade.
Neste sábado, 1º de outubro, véspera de eleição, o mundo inteiro celebra o dia internacional do saquê.
Por razões óbvias, no Brasil a data deverá ser celebrada com moderação este ano.
Mas nem por isso precisa passar em branco.
Celebre com moderação (2)
Em Nova Friburgo o restaurante Sushiban e a Carioca Hills organizam a Koji Fest, que terá danças típicas, música ao vivo e promoções da bebida.
Considerando a profunda ligação entre Nova Friburgo e o Japão, manifestada nas atividades promovidas pela colônia daquele país, o Massimo registra a data e propõe um brinde ao voto consciente no dia seguinte.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário