Massimo — 30/09/2015

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Pílulas legislativas

Aproveitando que ontem, 29, não teve sessão, o Massimo atualiza diversas informações pertinentes ao Legislativo municipal, que foram se acumulando ao longo dos últimos dias.

Estacionamento Rotativo (1)

O colunista ouviu de fontes seguras que a Câmara deve mesmo aprovar em segunda votação a emenda à Lei Orgânica que elimina a possibilidade de terceirização do estacionamento rotativo em Nova Friburgo.

Estacionamento Rotativo (2)

Apesar da pressão do Executivo, e ainda que vários vereadores da base governista concordem com a tese defendida pelo governo de que a terceirização não seria negativa, existe também o entendimento entre os parlamentares de que a Prefeitura demorou muito a reagir às críticas que sofreu.

É opinião geral, a esta altura, que voltar atrás nessa medida seria cometer “suicídio político”.

Carretas (1)

Na última sexta-feira, 25, foi realizada a audiência pública para discutir a proibição, em horários específicos, da passagem de carretas pelo eixo rodoviário que corta Nova Friburgo.

O encontro contou com a presença de parte da equipe da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, incluindo o secretário Haroldo Pereira, além de diversas empresas e instituições do setor, que serão diretamente afetadas caso a determinação seja adotada.

Carretas (2)

Ao final da audiência ficou definida a criação de um grupo misto de trabalho (Câmara, Prefeitura e empresários) para aprofundar as discussões e definir a abordagem final ao assunto, que deve voltar à pauta em até 20 dias.

Aspas

"Não será essa proibição no horário de pico da passagem das carretas que irá resolver o trânsito de Nova Friburgo. Existem muitas outras pendências e ações que a Prefeitura precisa cumprir e resolver antes desse decreto. Mobilidade vai muito além do trânsito também", opinou o vereador Ricardo Figueira, contrário à proibição em qualquer escala, por considerar que “afetará diretamente no faturamento das empresas, podendo até levá-las ao fechamento”.

Parênteses

A cúpula da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, por outro lado, defende a proibição sob parâmetros bem definidos como forma de desafogar o trânsito em algumas das principais vias da cidade em horários de pico.

A discussão é complexa, e fatalmente vai desagradar a alguma das partes.

Resta saber a qual delas.

CPI (1)

O presidente da CPI da Saúde, vereador Cláudio Damião, entrou em contato com o colunista para informar que a comissão recebeu sim alguns documentos referentes a 2013 e 2014, mas apenas uma pequena parte de tudo que foi requisitado.

CPI (2)

E, ainda sobre a coletiva realizada segunda-feira, 28, um dos pontos importantes levantados pelos membros presentes – em especial Christiano Huguenin – foi o impacto da extinção da Fundação Municipal de Saúde sobre a gestão da pasta.

A afirmação confirma a tendência confidenciada ao Massimo por personagem “no olho do furacão”, de que a CPI deve mesmo bater na tecla de que a FMS não deveria ter sido encerrada.

Embora haja na cidade quem conteste frontalmente essa tese.

Retratação

O vereador Ceará publicou em suas páginas nas redes sociais uma nota de esclarecimento e retratação a respeito do caso da ponte em Mury que, a despeito de ter sido vistoriada em conjunto pelo próprio vereador e pelo secretário de Obras Alexandre Cruz, acabou mesmo sendo consertada pelos próprios moradores.

Créditos

O próprio vereador retornou ao local, explicou a situação e as medidas que havia tomado, e enviou ao colunista o nome dos cidadãos que arregaçaram as mangas e fizeram o serviço.

São eles: Júlio Lenon Gomes, Paulo Sérgio Spitz, Augustinho Berçoth, Maicon Douglas, Anderson Rodrigo, Djalma Frez (ausente na foto), Ivan, Manoel de Moraes e Adilson Leal, sem esquecer também da colaboração de comerciantes locais.

Dança das cadeiras

O vereador Professor Pierre anunciou ontem, 29, na Câmara Municipal, sua filiação ao Psol.

A medida já era esperada, e confirmou-se na segunda-feira, 28, mas não podia ser divulgada até que tudo estivesse sacramentado.

Pierre já havia sido convidado a integrar o partido em 2012, mas não teve possibilidade de se transferir naquela altura.

Para constar (1)

O principal articulador da filiação foi o deputado estadual Marcelo Freixo, com apoio direto de Milton Temer e outros nomes de peso no partido.

A ida de Glauber para a mesma sigla dias antes, portanto, não foi fator decisivo para a transferência de Pierre, ainda que os dois mantenham uma relação cordial e dividam afinidades ideológicas.

Para constar (2)

A saída de Pierre significa também a permanência de Christiano Huguenin no Solidariedade.

E cabe ressaltar aqui que, apesar das conhecidas divergências políticas entre os dois, a separação foi motivada sobretudo por razões eleitorais.

Na esfera pessoal não há nada entre Pierre e Huguenin – os dois foram colegas de infância – que os impeça de militar no mesmo partido.

Registro

Na coluna de ontem, 29,  o Massimo mencionou a participação dos vereadores Zezinho do Caminhão e Professor Pierre no ato público contra a terceirização do estacionamento rotativo em Nova Friburgo.

Além deles, é importante registrar que o vereador Cigano também participou da manifestação.

Será? (1)

Conforme antecipado pelo Massimo, o vereador Marcelo Verly participou do encontro de cúpula do PSDB estadual, com a presença no senador e presidente da sigla, Aécio Neves.

Pois bem, o colunista soube por outras fontes que em mais da metade dos municípios fluminenses os tucanos estão se mobilizando para lançar candidatura própria às respectivas prefeituras.

Será? (2)

O Massimo soube também que Verly – que exatamente hoje, 30,  completa dez anos de filiação partidária – foi sondado e deixou seu nome à disposição do partido.

A essa altura já não é segredo que o vice-presidente da Câmara e atual líder de governo também vem sendo cogitado como possível vice de Rogério Cabral para as eleições de 2016.

A conferir.

Bateu o pé

Outro nome que muitos tentaram trazer para a possível chapa de Rogério Cabral foi o – adivinhem! – da vice-prefeita, Grace Arruda.

A delegada, no entanto, não quer nem ouvir essa conversa, e continua trabalhando firme nos bastidores para costurar parcerias e compor a nominata do PMDB.

Seu nome certamente será bastante falado nos próximos dias.

Pequenos unidos

Cresce na Região Serrana o apoio ao Movimento Compre do Pequeno Negócio.

Na próxima segunda-feira, 5, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o escritório do Sebrae em Friburgo oferecerá, entre outras ações, uma raspadinha com prêmios para os empreendedores.

Em Bom Jardim, a Prefeitura está divulgando a campanha nos próprios contracheques dos servidores.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.