Massimo — 30/06/2016

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Cidadão friburguense (1)

O deputado licenciado e atual secretário do Ambiente do estado, André Corrêa, finalmente irá receber seu título de cidadão friburguense.

Ausente à cerimônia realizada no último mês de março em função de conflitos de agenda, André será recebido na Câmara Municipal nesta próxima sexta-feira, 1º de julho, pelo presidente da casa e autor da homenagem, vereador Marcio Damazio.

Cidadão friburguense (2)

Inicialmente, Corrêa não deve cumprir agenda por aqui, além de receber a citada homenagem.

Contudo, o secretário já entrou em contato com o prefeito Rogério Cabral, para ouvir eventuais demandas.

A relação entre os dois, como os leitores mais assíduos já devem saber, é de profunda amizade.

Em tempo: o título de cidadania deve ser entregue por volta das 9h30.

Câmara Jovem (1)

Na última terça-feira, 28, o Legislativo friburguense empossou os alunos eleitos em escolas da rede pública para a edição 2016 do projeto Câmara Jovem.

Câmara Jovem (2)

O projeto é realizado anualmente e tem por objetivo “possibilitar aos alunos de ensino fundamental a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, em que os estudantes tomam posse e atuam como jovens vereadores”.

Câmara Jovem (3)

De acordo com a organização, os alunos empossados como jovens vereadores têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e exercitar o respeito à diversidade de opiniões, enquanto constroem um olhar mais crítico sobre a realidade.

O mandato dos jovens vereadores termina em dezembro.

Câmara Jovem (4)

Até lá, os jovens participarão de diversas atividades de formação, como palestras sobre estrutura administrativa do município e o conhecimento das atividades do Legislativo, a função desempenhada pelo parlamentar e o papel de um representante da população no poder municipal.

Também são programadas visitas monitoradas à prefeitura e as secretarias municipais.

Ao fim da Legislatura, os jovens apresentarão seus projetos de lei, que podem ser aproveitados pela Câmara.

Turma 2016 (1)

Eis os jovens vereadores da turma 2016.

Amanda Maria Inácio de Sá (Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira); Ana Laura Garcia Pisco Hernandez (Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira); Bruna Toledo Moreth (Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira); Cleison Arthur Rosa Pereira (Colégio Municipal Odette Penna Muniz); Gabriele de Amaro Alves (Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira); Geovan da Silva Campos (Colégio Municipal Odette Penna Muniz); Joice Barroso dos Santos (Colégio Municipal Monsenhor José Antônio Teixeira)...

Turma 2016 (2)

Júlia Gomes Macário Ulhoa (Colégio Municipal Ceffa Rei Alberto I – Ibelga); Lívia De Castro Nogueira Ribeiro (Colégio Municipal Odette Penna Muniz); Luiz Felipe de Lima Soares (Colégio Municipal Ceffa Rei Alberto I – Ibelga); Luiz Felipe Vianna Pereira (Colégio Municipal Odette Penna Muniz); Luziane Frez Ouverney (Colégio Municipal Monsenhor José Antônio Teixeira); Milena da Silva Monteiro (Colégio Municipal Odette Penna Muniz); e Mirella De Oliveira Farias (Colégio Municipal Odette Penna Muniz).

Turma 2016 (3)

A mesa diretora foi composta pelos jovens vereadores Gabriele de Amaro Alves (presidente); Milena da Silva Monteiro (vice-presidente); Geovan da Silva Campos (2º vice-presidente); Amanda Maria Inácio de Sá (secretária) e Luiz Felipe Vianna Pereira (2º secretário).

Assiduidade (1)

O colunista circulou pelos corredores da Câmara Municipal entre 11h40 e 12h40 desta quarta-feira, 29, em busca de opiniões entre os parlamentares a respeito da renovação de 370 contratos temporários, que será votada na manhã de hoje, 30.

E, apesar do horário, encontrou apenas quatro vereadores na casa do povo.

Nesta ordem: Zezinho do Caminhão, Gabriel Mafort, Alcir Fonseca e Nami Nassif.

Assiduidade (2)

Até aí, nenhum problema.

Tratou-se, afinal, de uma visita pontual, e o Massimo sabe que as funções dos vereadores não se limitam ao trabalho de gabinete.

Além disso, diversos parlamentares exercem também outras atividades, e costumam atender a população em outros horários.

Tudo ok.

Assiduidade (3)

O problema de verdade foi constatar a enorme quantidade de gabinetes fechados, sem um único assessor presente.

Ora, diante da quantidade de assessores vinculados a cada mandato, parece difícil justificar esse tipo de situação.

Ou não?

Assiduidade (4)

Cabe ressaltar que o movimento de populares era igualmente pequeno, mas quanto a isso há que se fazer a chamada “pergunta Tostines”.

Os corredores estavam vazios porque os gabinetes estavam fechados, ou os gabinetes estavam fechados porque os corredores estavam vazios?

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.