Massimo - 30/04/2015

quinta-feira, 30 de abril de 2015
Foto de capa
ATÉ QUANDO? Quem manda essa é o vereador Professor Pierre. “No final de 2013 rompeu-se uma galeria que afetou a estrutura de uma casa na Rua Alberto Martins Asth, no loteamento Nilo Martins, em São Geraldo. Passado um ano e meio sem qualquer solução, já nasceu até vegetação no buraco. Os moradores não receberam qualquer indenização, as casas vizinhas estão sob enorme risco e a rua deixou de receber ônibus. O risco de uma pessoa, moto ou carro cair no buraco com gravíssimas consequências é enorme. Será que a PMNF vai esperar acontecer situação mais crítica do que a ora encontrada?”

ACUMULOU
A sessão desta noite na Câmara Municipal promete ser uma das mais agitadas dos últimos meses.
Não apenas por todas as discussões em torno da instauração ou não de uma CPI, mas também por todas as demandas represadas ao longo do mês, em meio a tantas sessões específicas e recessos.
Não vai faltar assunto.

DESCARTADO
A poucas horas do início da reunião, ainda existem mais dúvidas do que certezas a respeito do que pode acontecer.
Apesar disso, algumas tendências já podem ser claramente identificadas.
A essa altura parece praticamente descartada, por exemplo, a possibilidade de que duas CPIs distintas venham a ser instauradas ao mesmo tempo.

RELATÓRIO
Um dos assuntos que prometem gerar bons debates é o prometido relatório da Comissão Especial de Investigação, que, conforme anunciado em coletiva pelos vereadores Christiano Huguenin e Ceará, deve apresentar justificativas para a instauração de uma CPI.
Possivelmente o documento terá sua validade questionada, uma vez que sua elaboração não contou com a participação do vereador Sérgio Louback, apontado como relator da Comissão.

MAS...
Se for o caso, não deve mudar muita coisa.
Basicamente, o que seria o relatório de uma comissão passaria a ser o relatório de dois vereadores, que tanto poderia ser incorporado à proposta de CPI já protocolada, ou — hipótese mais provável até o momento — dar início a um novo processo de coleta de assinaturas.
Mas, claro, tudo ainda é muito incerto nessa altura do campeonato.

POSIÇÕES INDEPENDENTES
Com relação à proposta de CPI já protocolada — de autoria do vereador Cláudio Damião e assinada por Professor Pierre, Zezinho do Caminhão, Christiano Huguenin, Ceará, Gabriel Mafort, Wellington Moreira e Cigano —, o presidente Marcio Damazio possui dois posicionamentos distintos.
Como vereador, ele considera que não existe fato determinado para a abertura de CPI. Já como presidente da Câmara, Damazio afirma que seu compromisso é com a legalidade, e fará a instauração se ela tiver o devido amparo legal.

DEBATE JURÍDICO
A instauração ou não da CPI, portanto, deve passar por um debate jurídico no qual a Procuradoria e a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara terão papel decisivo.
E, a menos que dois ou mais vereadores retirem suas assinaturas, esse debate deverá girar em torno da consistência dos fatos determinados descritos na proposta.

A SABER
A CCJ é presidida por Nami Nassif, e tem como membros os vereadores Christiano Huguenin, Gustavo Barroso, Gabriel Mafort e José Carlos Jacutinga.
Ou seja: três vereadores que não assinaram a proposta, e dois que assinaram.

OAB
Enquanto a Ordem dos Advogados do Brasil em Nova Friburgo tem dado diversas demonstrações de comprometimento com causas sociais — e a luta pelos direitos dos animais é ótimo exemplo dessa postura —, a representação estadual da entidade tem pisado na bola, por assim dizer, com alguns de seus mais novos integrantes.
Aqui em Nova Friburgo, por exemplo, são diversos os profissionais que aguardam há mais de 110 dias pela chegada de suas carteiras, emitidas no Rio de Janeiro.

TRIBUTAÇÃO ESPECIAL
O presidente da Alerj, Jorge Picciani, recebe hoje, às 10h, uma comitiva de empresários de Nova Friburgo e Teresópolis.
O encontro, que contará também com a presença de representantes do governo estadual, acontece no Palácio Tiradentes e foi costurado pelo deputado estadual Wanderson Nogueira.
O objetivo é demonstrar ao Legislativo e ao Executivo estaduais o quanto o incentivo fiscal pode ser benéfico para a economia das duas cidades.

DANÇA SOLIDÁRIA (1)
Está marcada para o próximo sábado, dia 2 de maio, a 1ª edição do projeto “Vem Dançar”.
Idealizado com o propósito de possibilitar a apresentação de trabalhos produzidos por grupos ou bailarinos independentes e, de quebra, ainda colaborar com a campanha do agasalho, o evento será realizado no Clube de Xadrez, a partir das 14h.

DANÇA SOLIDÁRIA (2)
Entre os participantes confirmados estão os grupos Dance Ballance; Old is Cool; André da Lambaeróbica; Lambashow; Lambamix; Gamel; Coreto; Paulo Zumba; Iane Rocha e Edu Cigano.
Para assistir às apresentações basta doar um agasalho, na entrada do evento.

HOMENAGEM
Na coluna de ontem o Massimo abriu espaço para divulgar o tradicional encontro anual da família Raibert.
Pois bem, cabe acrescentar que Cesar Raibert, dono de um dos blogues de genealogia mais acessados em todo o mundo, continua lutando para conseguir dar o nome de João Carlos Reibert — escrito assim, com “e” mesmo — à estrada onde se localiza seu sítio, em Lumiar.

ASPAS
“Continuamos esperançosos de que em breve o projeto seja aprovado pela Prefeitura. Ele foi elaborado no dia 3 maio de 2013, em comum acordo com o Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, e depois seguiu, com a ajuda do Professor Pierre, para a Câmara de Vereadores, onde foi aprovado em abril de 2014.”

SEGUE
“Antes de obter a aprovação final do prefeito, o projeto passou pela Divisão de Logradouros, que solicitou informações complementares e o devolveu para a Câmara no dia 16 de abril. No dia seguinte já encaminhei para o Legislativo todos os detalhes com as respostas solicitadas. Familiares e moradores da Estrada João Carlos Reibert aguardam que essa nomeação seja aprovada o mais rapidamente possível, pois além de homenagearmos o nosso herói, também, como cidadãos, necessitamos possuir um endereço e um CEP.”

AGRADECIMENTOS
“Aproveito para agradecer a todos que têm colaborado com esse projeto, desde o seu início. Ao Consul Geral da Alemanha, Sr. Harald Klein; ao vereador Professor Pierre e particularmente seu assessor Jorge, que agilizaram os trâmites na Câmara de Vereadores; aos vereadores que aprovaram o projeto em abril de 2014; e mais recentemente ao gabinete do prefeito Rogério Cabral, que e vem monitorando as ações junto à Divisão de Logradouros”, concluiu.

APELO
O ano de 2015 está sendo marcado por muito sofrimento ligado ao trânsito, em Nova Friburgo.
Anteontem, tragicamente, essa história ganhou mais um triste capítulo.
A todos, fica o apelo por mais paciência, respeito e prudência, especialmente na difícil convivência de nossas ruas e estradas.

 

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.